1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Maceió aumenta número de vereadores de 21 para 31

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 1 Set 2011.

  1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    A partir da próxima legislatura, em 2013, a Câmara Municipal de Maceió (AL) terá 31 vereadores --dez a mais do que o número atual. O orçamento do Legislativo, no entanto, não terá aumento proporcional.

    O aumento do número de vagas vinha sendo discutido desde o mês passado e chegou a ser aprovado pelos vereadores, em votação secreta, na semana passada. A votação, porém, foi anulada pelo presidente da Casa, Galba Novaes (PRB). A proposta seria novamente votada, mas com voto aberto.

    No entanto, não foi preciso nova votação.

    A Procuradoria-Geral da Câmara apresentou um parecer no qual afirma que o aumento do número vereadores de 21 para 31 já havia sido aprovado em 2009, por meio de uma emenda constitucional aparentemente esquecida.

    Nesta quinta-feira (1º), os vereadores reunidos à portas fechadas discutiram o parecer e concluíram que a emenda era válida. Segundo o presidente da Casa, fazer nova votação seria "repetir o que já se encontra em vigor, em plena vigência".

    A vereadora Heloísa Helena (PSOL), contrária ao aumento, não participou da sessão, pois estava hospitalizada.

    O aumento das vagas na Câmara Municipal teve como base a aprovação da chamada PEC dos Vereadores, pelo Congresso Nacional, em setembro de 2009. A emenda aumentou o número de vereadores no país, mas reduziu os percentuais máximos das receitas dos municípios que podem ser destinadas aos Legislativos.

    A emenda aprovada pelo Congresso estabeleceu um número máximo de vereadores a partir do número de habitantes das cidades. Pela nova regra, Maceió, com 932 mil habitantes, poderá ter, no máximo, 31 vereadores.

    Em 2009, quando a emenda foi aprovada, o então presidente da Câmara, o atual deputado estadual Dudu Hollanda (PMN), disse que não havia espaço físico nem orçamento na Casa para mais dez vereadores.

    O atual presidente propôs aos vereadores congelarem seus salários ou reduzir o número de cargos comissionados à disposição de cada vereadores de 17 para 10.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     
  2. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Como se 10 vereadores a mais fossem realmente indispensáveis para ajudar a resolver todos os prolemas da cidade.
     
  3. Fernanda

    Fernanda Andarilho de Eriador e

    Contra a vontade popular aumentaram de 14 para 21 o número de vereadores da minha cidade. Existe uma ação tentando reverter isso, com m número enorme de assinaturas, mas eu duvido que consigamos.
     
  4. Lyvio

    Lyvio Usuário

    Bem, está na constituição a quantidade proporcionalmente ao numero de habitantes, o congresso aprovou, mesmo assim é impressionante a demora de muitas cidade ainda para aumentar seus vereadores. Com toda essa corrupção...
     
  5. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Essa divisão de vereadores por número de habitantes ainda não está bem equacionada no Brasil. Existem algumas cidades pequenas (e não são poucas) com mais de 10 vereadores contrariando totalmente qualquer lógica de matemática proporcional que seria 1 vereador pra um determinado número "X" de habitantes

    São Caetano do onde morei até bem pouco tempo com aprox. 150 mil hab. era uma delas que chegou a ter 15 (1 pra cada 10.000 habitantes) e só recentemente fez uma redução e agora está em 12 (1 pra cada 12.500 habitantes).

    Imagine se Sampa aplicasse 1 veredador pra cada 12.500 hab como em S. Caetano? Teria que ter aproximadamente 100 e a maior cidade do país tem pouco mais de 50.
     
    Última edição: 2 Set 2011
  6. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Como se já não tivesse políticos em demasia. Bem que poderiam reduzir aqui na minha cidade, os que tem não fazem nada, então está sobrando político.
     
  7. madalena

    madalena Uma Rosa Para

    aumento dos impostos do povo, só pra contratar mais safados, sem ofensa pra quem gosta de política, mas eu me revolto vendo tantos safados com cargos que não merecem. :disgusti:
     
  8. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    E Goiânia? que tem o Túlio Maravilha que só pensa em 1000° gol e provavelmente só deve ir uma vez ao ano numa sessão da Câmara.
     
  9. Jhulha

    Jhulha Lurker

    Que vergonha, mais uma vez vejo os políticos da minha querida capital fazer outra ridicularidade, ja faz tempo que fazem esse tipo de caso na calada e o povo so descobre no dia seguinte. Se ao menos passassem o tempo a resolver os problemas existentes. :no:
     
  10. Gin

    Gin Usuário

    É um desperdício de dinheiro público, mesmo sabendo que...

    Pagamos caro por um "serviço" muito ineficiente. O salário dos políticos, em geral, é absurdo!
     
  11. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Em geral não, o salário dos políticos é, sem exceção, absurdo.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  12. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    É foda! Isso demonstra nos bastidores acordos e arranjos políticos com mais 10 vereadores. Uma vergonha!

    Qual a população de Maceió? Acho que não tem 1 milhão de habitantes ainda pra tanto vereador.

    Bh tem uma população de 2,5 milhões de pessoas e são 41 vereadores. Eita discrepância essa.
     
  13. McLucz

    McLucz Usuário

    Heloisa Helena foi voz vencida nesta decisão.

    Eu me surpreendo com a cara de pau, existem vereadores aqui em maceió que apos eleitos simplesmente desaparecem, não resolvem nem meio problema das regiões que os elegeram.

    Mas trocar do carrinho antes de completar o primeiro ano de mandato é quase uma unanimidade.

    Como bem dizem alguns outdoors espalhados pela cidade:


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Seguindo o exemplo da cidade de Jaraguá do Sul.
     
    Última edição: 16 Set 2011
    • Gostei! Gostei! x 1
  14. Jhulha

    Jhulha Lurker

    Essa Placa esta em maceió?
     
  15. Henrique MP

    Henrique MP Usuário

    Mais vereadores... O povo brasileiro olha, reclama e logo vai para o bar ver um futebol! O dia que o povo sair nas ruas, jogando pedra em policiais por vários dias como faziam as gerações antigas, esse país muda!
     
    • Gostei! Gostei! x 2

Compartilhar