1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Kurumin - Nova Distribuição Linux Regional

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Isildur, 18 Mar 2004.

  1. Isildur

    Isildur Oh, no... More Porcelaine!

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Pra quem sempre teve vontade de ter/usar/conhecer Linux, chegou o que vocês sempre esperavam. O Kurumin, baseado no Debian, é uma distribuição regional criada por Carlos Morimoto do Guia do Hardware, que roda direto do cd! Isso mesmo, não precisa instalar. A principal vantagem dele em cima de outras distribuições é o fato dele ser regionalizado, então podem ter certeza que aquele seu modem onboard bizarro, aquela placa de vídeo ou de rede Xing-Ling que você comprou no Info Norte vai funcionar. Eu rodei em casa, bootando pelo cd (existe uma opção para instalar no HD também) e não precisei configurar nada, ele ficou redondo sozinho! A distribuição depois de bootado, o sistema ocupa somente 35-45 Mbs de RAM, isso rodando do cd, se instalar, ocupa menos ainda... Se você queria reaproveitar aquele seu Pentium 100, chegou a hora! Bom, chega de falar, eu peguei o ISO (192 Mbs) no site da UFRJ, e conferi por mim mesmo, recomendo a vocês fazer o mesmo, até para aqueles que não conhecem nada de Linux, a distribuição vem com manual e está bem intuitiva (boota abrindo direto o KDE 3.1, nem precisa usar linha de comando)
     
  2. Omykron

    Omykron far above

    Kurumin? :puke:

    sabendo mexer, slackware, ou qq outra distribuição roda perfeitamente em p100 ou qq outro...
     
  3. Gloin moicano

    Gloin moicano Usuário

    :disgusti:
    a intenção dele não foi falar que o kurumin é o melhor do mundo ou que o único pra p100, mas uma opção que não precisa ser instalada, perfeito pra iniciante ou pra quem quer um "mobile linux"
     
  4. Isildur

    Isildur Oh, no... More Porcelaine!

    :clap:
    Tem uma galera que precisa voltar as aulas de português, mais precisamente, interpretação de texto... Ou será que eu fui pouco claro?

    O Kurumin é perfeito pra quem está querendo "entrar" no mundo Linux. Qualquer Linux roda perfeitamente bem num Pentium 100 se a pessoa souber configurar, o Kurumin roda em qualquer Pentium 100 sem a pessoa saber configurar nada, e de quebra, foi o único Linux que eu usei até hoje que não precisei configurar NADA, nem meu Winmodem, só isso, a meu ver já conta muitos pontos, pela praticidade.
     
  5. Cildraemoth

    Cildraemoth Usuário

    O Kurumin é muito bom. Primeiro por poder rodar direto do CD, servindo para quem quer experimentar o linux, ou, para os que já se convenceram, para testar se todo o hardware daquela super máquina que você quer comprar vai ser reconhecido pelo linux, ou ainda como um sistema para recuperação em caso de crashes, paus, e problemas similares.

    Além disso, tem a vantagem de que são apenas 192Mb para ser baixados, o que singifica que mesmo com uma linha discada e um gerenciador de downloads é algo baixável, com um pouco de paciência. Ainda que ele não venha com tudo o que se poderia querer num linux completo, para 192Mb as principais coisas estão lá. E o resto é só baixar da internet conforme a necessidade.
     
  6. Omykron

    Omykron far above

    eu rodo o fedora na casa do meu amigo com um iso de 300mb com todas as bibliotecas importantes... p 166
     
  7. Gund-Búrz

    Gund-Búrz Usuário

    Esse kurumim é muito fácil de mexer mesmo, eu instalei ele numa partição que eu criei no hd.... mas eu to com uma dúvida. Alguém aqui conseguiu botar os drivers 3d da nvida que tem lá pra instalar?

    Falando nisso não podemos esquecer também dos Ícones Mágicos... foi uma boa idéia essa parada da instalação, ruim que tem que fazer o download de tudo...
     
  8. Isildur

    Isildur Oh, no... More Porcelaine!

    Ocupando quanto de RAM? O ISO pode ser 192, 300 ou 700 Mbs, pentium 166 ou 486DX66, isso não faz diferença, o importante é saber com quanto de RAM ele tá rodando. Consegui rodar o Kurumin ocupando somente 46 Mbs de RAM, rodando do CD. Instalado no HD ele ocupa míseros 36 Mbs...

    Eu consegui instalar o driver 3d da GF2 MX400, sem problemas... Você teve algum problema?

    É... Mas pra quem tem cable acho que nem faz muuuuuita diferença, os servers do Debian são bons. Mas você pode contornar isso comprando o Kokar, um Cd complementar do Kurumin, só com softwares pra instalar, mas pra usar só instalando o Kurumin no HD.
     
  9. Gund-Búrz

    Gund-Búrz Usuário

    Tive sim... o kurumim não rodou mais... eu tenho uma GeForce 4 MX 440
     
  10. Ash Nazg

    Ash Nazg Usuário

    eu tenho ele...rodei ele mas a internet nao funcionou :osigh:

    alguem pode me ajudar?

    nao acho o bendito do cd agora.. :x
     
  11. Mentor

    Mentor Usuário

    Hum... eu não estou com o Kurumin por perto, mas lembro que o problema era a opção de "Frame Buffer" no prompt do boot.

    No help tem o comando correto, mas acho que era "FB800x600" ou "FB1024x768". É bom conferir antes de usar.


    Na GeForce2 eu tive o problema oposto, nela tinha que desligar o Frame buffer pro tréco rodar... :lol:


    Coisas do Linux...
     
  12. Gund-Búrz

    Gund-Búrz Usuário

    mas depois que bota o kurumim no HD tem como mudar o frame buffer?
     
  13. Mentor

    Mentor Usuário

    Peraí, o Kurumin rodava no cd, mas não roda no hd???
     
  14. Isildur

    Isildur Oh, no... More Porcelaine!

    Qual a marca do seu modem?

    Sobre o vídeo:
    Eu seleciono o fb a 1024x768 e ele vai tranquilo... Se eu deixar ele bootar direto, sem escolher, ele entra a 1024x768, mas a tela fica fora da matrix, eu tenho que "puxar" ela um pouco pra esquerda, ou meu desktop fica cortado. A minha placa é uma GeForce 2 MX400.
     
  15. Gund-Búrz

    Gund-Búrz Usuário

    Eu usava o kurumim no cd mas agora eu estou usando no hd, mas antigamente na versão 2.13 (agora eu to com a 2.20) uma vez eu tentei colcocar o drive 3d para placas da nvidia, mas aí deu um problema no kurumim... entendeu?
     
  16. Ash Nazg

    Ash Nazg Usuário

    É Virtua
     
  17. Ash Nazg

    Ash Nazg Usuário

    Funcinou dessa vez...e o engraçado é que comecou a funcionar por que parou de funcionar a internet no Windows.. hehehe
    Vou ver se consigo me acostumar ao Linux
     
  18. Dark Light

    Dark Light Eu mato quem for um

    O Kurumin é uma ótima opção para quem está começando, mesmo. Tenho um amigo que não conhecia nada de linux, viu o Kurumin e gostou tanto que até instalou no HD :mrgreen:

    E, para a função originalmente dada a ele (ser um cd bootavel para os artigos do guia do hardware) eu diria q ele atingiu 100% de exito :lol:
     

Compartilhar