1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Jato de matéria tem 2 trilhões de vezes mais energia que o Sol

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 28 Nov 2012.

  1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Concepção artística mostra o material ejetado da região em torno do buraco negro de elevada massa no quasar​

    Astrônomos descobriram um jato de matéria disparado por um quasar com o equivalente a 2 trilhões de vezes a energia liberada pelo Sol. Essa erupção espacial, a mais poderosa já observada, teve cinco vezes mais energia do que qualquer outra observada. O estudo foi divulgado nesta quarta-feira pelo Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês).

    Os quasares são centros de galáxias distantes muito luminosos e alimentados por enormes buracos negros. Os astrônomos utilizaram o telescópio VLT, do ESO, para observar um desses objetos, chamado de SDSS J1106+1939. Apesar de serem conhecidos por absorver material, os buracos negros também aceleram alguma matéria ao redor deles e as ejeta depois a altas velocidades.

    diz o chefe da equipe Nahum Arav, do Instituto Politécnico da Virgínia (Virginia Tech, EUA).
    Simulações teóricas indicam que esses jatos podem resolver vários enigmas cosmológicos: como a massa de uma galáxia é afetada pelo buraco negro central, porque existem tão poucas galáxias muito grandes no universo, entre outros.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. Anna De Courcey

    Anna De Courcey Usuário

    incrivel como o universo parece estar mais acessível nestes últimos tempos. O engraçado é que são coisas incrivelmente interessantes, mas como utilizar tudo isso em favor da humanidade?
     
  3. Indu

    Indu MANDALORIAN

    Isso foi tipo o que, a esporrada do universo?
     
    • LOL LOL x 3

Compartilhar