• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Interlagos completa 80 Anos

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Usuário Premium
Interlagos 80 anos: de cidade satélite a morte de piloto antes da inauguração, conheça a história do autódromo

Interlagos 80 anos: de cidade satélite a morte de piloto antes da inauguração, conheça a história do autódromo


Pista mais importante do automobilismo brasileiro, Interlagos teve sua inauguração em 12 de maio de 1940; relembre história

Neste dia 12 de maio, o principal templo do automobilismo brasileiro completa 80 anos. Em 1940, o Autódromo de Interlagos era oficialmente inaugurado, com a realização do Grande Prêmio Cidade de São Paulo.

Desde então, o autódromo foi se aprimorando e conquistando seu espaço no automobilismo brasileiro e internacional. Relembre abaixo a história da pista mais importante da América do Sul neste especial.


Os primórdios de Interlagos

O projeto do autódromo começou muito antes daquele 12 de maio de 1940. A ideia inicial, na década de 1920, era de transformar a região que receberia o empreendimento em uma cidade satélite, com residências, lojas, igreja e hotel construídos nas proximidades da pista. A mente por trás disso foi do engenheiro britânico Louis Romero Sanson.

O local escolhido foi uma região localizada entre as represas de Guarapiranga e Billings e nisso mora a origem do nome Interlagos.

O projeto porém, ficou engavetado por diversos anos, devido aos impactos da crise de 1929 no mundo e a revolução de 1932 em São Paulo e começou a ganhar força apenas na segunda metade da década de 1930.

Neste período, a cidade de São Paulo começou a realizar suas primeiras provas internacionais de automobilismo, que era realizadas nas ruas da capital. Em 1936, aconteceu a primeira edição do Grande Prêmio Cidade de São Paulo, que ficou marcado por uma tragédia, que terminou com cinco mortos e 30 feridos.

Como consequência, o projeto de Interlagos voltou a ganhar força.

An aerial view of the Autodromo Carlos Pace at Interlagos

An aerial view of the Autodromo Carlos Pace at Interlagos

Photo by: Sutton Images

As primeiras voltas e a inauguração oficial

Em abril de 1939, um grupo de pilotos, liderado por Manuel de Teffé, foi convidado a dar as primeiras voltas na pista. E em novembro do mesmo ano, Interlagos foi aberto para os primeiros treinos.

A edição de 25 de novembro de 1939 do Diário da Noite, um dos jornais mais importantes da época, trazia na capa a seguinte manchete: "Batismo de sangue para a pista de Interlagos!". A frase se referia à primeira morte ocorrida dentro do autódromo, antes mesmo de sua inauguração oficial: a do piloto Joaquim Simões de Souza, após se perder em uma curva, em uma queda de mais de 20 metros de altura.

Uma das grandes críticas feitas à Interlagos naquele momento é que os pilotos estavam correndo em uma pista que ainda não estava asfaltada. Ao Diário da Noite, Teffé chegou inclusive a falar que Interlagos tinha potencial para ser uma das melhores pistas do mundo, desde que fosse colocado asfalto.

Após diversos atrasos, a inauguração oficial aconteceu em 12 de maio de 1940. A casa estava cheia, com mais de 15 mil pessoas presentes na abertura do primeiro autódromo do país, que chegaram no local já nas primeiras horas da manhã. No dia, foi realizada uma festividade e, em seguida, as duas primeiras provas do Autódromo.

Houve grande tumulto e os poucos policiais deslocados para o evento não conseguiram dar conta de conter os torcedores, que insistiam em se aproximar da pista e dos boxes, além dos que entraram sem pagar, pulando a cerca simples de arame farpado que contornava o circuito.

Após uma prova preliminar de motos, veio o evento principal: o Grande Prêmio Cidade de São Paulo. Os pilotos correram 25 voltas, totalizando 200 quilômetros de percurso. O vencedor da primeira corrida de carros em Interlagos foi Artur Nascimento Júnior, com Chico Landi e Geraldo Avellar completando o pódio.

Um grande problema da inauguração, e que infelizmente se repete no Brasil até os dias atuais, é que Interlagos foi entregue ao povo inacabado, sem arquibancadas, boxes, guard-rails, lanchonetes, banheiros, torre de cronometragem e de transmissão.

Interlagos no cenário internacional

Pensando em trazer provas internacionais, Interlagos começou a passar por uma série de reformas a partir dos anos 60. A primeira delas foi em 1967, para trazer a Fórmula Ford Internacional, que correu três anos depois, em 01 de março de 1970. Interlagos ficou pouco tempo aberto antes de sua reforma seguinte, já pensando na Fórmula 1.

Em 1971, o autódromo foi fechado e reabriu em 1972, para a realização do primeiro Grande Prêmio do Brasil de F1. Ainda sem valer pontos para o mundial, a vitória ficou com o argentino Carlos Reutemann. Porém, nos três anos seguintes, já como parte do calendário oficial, só deu Brasil, com vitórias de Emerson Fittipaldi em 1973 e 1974 e José Carlos Pace em 1975.

Interlagos continuou no calendário da F1 até 1980. Após perder a prova para o Rio de Janeiro em 1981, a prefeitura de São Paulo buscava modos de trazer o GP de volta para a cidade, o que levou a uma grande reforma no final da década de 1980, que modificou profundamente o traçado da velha Interlagos, que foi reduzido de 7.873 m para 4.325 m.

Com isso, Interlagos voltou a integrar o calendário da F1 em 1990 e, desde então, fez parte de todas as temporadas do mundial.

Em 1996, o traçado passou por mais uma reforma e teve seu tamanho reduzido novamente, agora para 4.309 m, seu formato atual. Após 96, o autódromo passou por outras reformas, mas estruturais, como a realizada recentemente, para melhorar o espaço de boxes de áreas de hospitalidade e a arquibancada, além do recapeamento da pista.

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10 leads Max Verstappen, Red Bull Racing RB15, Sebastian Vettel, Ferrari SF90, Alexander Albon, Red Bull RB15 and Charles Leclerc, Ferrari SF90 at the restart

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10 leads Max Verstappen, Red Bull Racing RB15, Sebastian Vettel, Ferrari SF90, Alexander Albon, Red Bull RB15 and Charles Leclerc, Ferrari SF90 at the restart

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

A importância de Interlagos para o automobilismo brasileiro e mundial


Para o Brasil, Interlagos é a grande sede do automobilismo nacional. As principais categorias do país têm o autódromo paulistano como sua base. Stock Car, Porsche Cup, Copa Truck, Superbike Brasil e mais realizam diversas etapas no local anualmente. A nível internacional, a pista já recebeu provas de diversos campeonatos, como o Mundial de Endurance (WEC), uma edição da MotoGP em 1992 e mais.

Ao longo de seus 80 anos, Interlagos deixou diversas vezes sua marca na história do automobilismo, propiciando provas épicas, como as vitórias de Ayrton Senna em 1991 e 1993, a vitória de Felipe Massa em 2008, mas que terminou com o título de Lewis Hamilton e a disputa entre Sebastian Vettel e Fernando Alonso pelo mundial de 2012. Isso falando apenas da F1, mas são provas que atestam a importância da pista no cenário internacional do automobilismo, sendo frequentemente citado como uma das mais importantes dentro do cenário da F1.


 
  • Curtir
Reactions: fcm

Valinor 2020

Total arrecadado
R$2.120,00
Meta
R$4.800,00
Termina em:
Topo