• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Início da Guerra do Anel.

Ressuscitando o tópico só para uma última observação que não havia sido feito na época.

[após ser dito que Frodo atingira a Encruzilhada e tomaram o caminho rumo a Minas Morgul, o que ocorre em março de 3019] "Então Sauron enviou seu primeiro exército, liderado pelo Rei Negro dos espectros do anel: a Guerra do Anel começara".​

Vendo esse trecho, vemos que uma data apropriada para o ínicio da Guerra do Anel pode ser considerada como o Dia sem Aurora:

10 de Março de 3019 - O Dia sem Aurora. A Concentração das Tropas de Rohan: os rohirrim partem do Templo da Colina. Faramir resgatado por Gandalf do lado de fora dos portões da Cidade. Aragorn atravessa o Ringló. Um exército do Morannon toma Cair Andros e invade Anórien. Frodo atravessa a Encruzilhada e assiste à partida do Exército de Morgul.​

Outra evidência nesse sentido é o fato do livro V de O Senhor dos Anéis ter sido originalmente chamado "A Guerra do Anel", indicando que a Guerra ocorre principalmente nos eventos relatados nesse livro.

E o conto dos anos, nos apêndices de o Retorno do Rei, também define o fim da Guerra:

3 de novembro de 3019 - Batalha do Beirágua, e desaparecimento de Saruman. Fim da Guerra do Anel.​

Então parece que os limites são esses, embora eu ache essas definições bem estranhas - se a Guerra só se inicia em 10 de março, no ataque maciço de Sauron aos povos livres, não haveria motivo para se estender a Guerra até a batalha do Condado, se estenderia no máximo até o dia 27 de março, quando o cerco a Erebor é quebrado. Pois caso se inclua a batalha do Beirágua, não haveria motivo para excluir as batalhas dos vaus de Isen ou a batalha do abismo de Helm...

Para incluir essas batalhas, uma possibilidade é descartar o texto da sinopse como não confiável e procurar uma outra data de início (que teria que ser posterior a 3007, por causa do trecho da morte de Gilraen que citei ali em cima) . Mas isso só se a sinopse não tivesse sido escrita por Tolkien (ou pelo menos revisada por ele), o que não me parece ser o caso.
 
Interessante essa discussão. Porém, acabei encontrando mais uma data, na Wikipédia inglesa e citando os Contos Inacabados.
Seriam 25 de fevereiro e 2 de março, datas das duas Batalhas dos Vaus do Isen, entre os uruk-hai de Isengard e os rohirrim de Rohan. Na cronologia utilizada, elas são citadas como já sendo parte da Guerra do Anel, mas não sei se elas poderiam ser consideradas o tal marco. Apesar que elas marcam o aparecimento dos uruk-hai em combate.
 
Uma vez eu tinha lido mas não lembro onde que diz que a Guerra do Anel tinha começado logo após a derrota de Sauron e a queda de Isildur.
 
Mas a própria Wiki inglesa, apesar de incluir os vaus de Isen no artigo, coloca que "em sentido estrito" a Guerra do Anel se inicia como o sinal de Morgul.

Curioso que, além dessas datas dos vaus de Isen, a batalha do abismo de Helm se dá em 3 de março e a batalha de Pelennor em 13-15 de março. Na minha memória, talvez confundida pelos filmes, todas essas batalhas eram bem espaçadas temporalmente. Então no fim a discussão acaba sendo meramente questão de convenção, afinal a diferença entre os vaus de Isen, dia 25 de fevereiro, e o dia de 10 de março, o dia sem aurora, é pouquíssima.

Tolkien deve ter escolhido o dia sem aurora só porque deve ter achado mais poética a imagem dos sinais de Barad-dûr e de Morgul sendo avistados por Frodo e pelos demais. Talvez a maior importância dos sinais seja esse, para marcar o início da Guerra, uma função simbólica, pois Sauron decerto não necessita de sinais tão grandiosos de Morgul para ter informação... Sem falar das outras coisas importantes que acontecem no mesmo dia: a partida dos cavaleiros de Rohan, Aragorn atravessando o Ringló (seria uma espécie de analogia com César atravessando o Rubicão?), e o próprio fato do dia começar sem aurora, devido a influência de Mordor.

Quanto ao fim da Guerra, curioso que em O Retorno do Rei há essa fala, após a morte de Saruman:

— E este é o fim dessa criatura — disse Sam — Um fim terrível, que eu gostaria de não precisar ter assistido, mas foi melhor termo-nos livrado dele.
— E esse é o fim do fim da Guerra, eu espero — disse Merry.
— Espero que sim — disse Frodo suspirando — O último golpe. E pensar que esse golpe deveria ser desferido aqui, bem na porta de Bolsão! Entre todas as minhas esperanças e medos, nunca imaginei isso.​

Então decerto a data um pouco contra-intuitiva do fim da Guerra seja escolhida também para estar de acordo com essa fala do Merry e pela 'poesia' e 'ironia' da Guerra acabar "bem na porta de Bolsão".
 
Mas a Guerra da Ultima Aliança não foi devido ao Anel de Poder?

Pensava que o contexto dessa guerra teve inicio nesse período e seu ápice no final da terceira era.
 
A Guerra da Segunda Era foi sim uma Guerra do Anel, mas não a mesma, afinal não dá para dizer que uma guerra que recomece 3 mil anos depois é a mesma guerra, ainda que vários elementos sejam semelhantes (alguns, inclusive, em comum).
Não é a que foi narrada n'O Senhor dos Anéis, e sim a do fim da Terceira Era.
Aliás, poderíamos chamar, para enfatizar a diferença, de Primeira e Segunda Guerras do Anel.
 
A Guerra da Segunda Era foi sim uma Guerra do Anel, mas não a mesma, afinal não dá para dizer que uma guerra que recomece 3 mil anos depois é a mesma guerra, ainda que vários elementos sejam semelhantes (alguns, inclusive, em comum).
Não é a que foi narrada n'O Senhor dos Anéis, e sim a do fim da Terceira Era.
Aliás, poderíamos chamar, para enfatizar a diferença, de Primeira e Segunda Guerras do Anel.

Porque não? Muito bem colocado Olorin. De certa forma tivemos a Primeira e Segunda Guerra do Anel. A primeira onde o Anel está nas mãos de Sauron e a segunda guerra o Anel nas mãos dos hobbits.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo