• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Horas

Eu tava lendo essa semana um texto, num sei onde foi...mas bom o importante é que nele falava sobre a travessia dos noldor pelo helcaraxë, e que essa travessia tinha levado 20 anos. Pergunta:

Como eles sabiam que tinha levado 20 anos, já que não existia, sol, nem lua, nem mesmo as árvores? :o?:
 
Peregrino disse:
Claro, mas..e as pilhas?

Relógio de molas não precisa de pilhas... só precisava dar corda.
Mas o problema é que eles foram inventados só no segundo milênio da era cristã. Essa passagem sempre me soou muito estranha. :lol:
 
Acho que no início d'O Senhor dos Anéis Tolkien ainda estava no "ritmo" de Hobbit, por isso acho que não pode ser considerado tanto...
 
Tipo, os elfos sobre a travessia do helcaraxë, eles tinham grande conhecimento e tals, tinham visato a luz das árvores, tinham cabelos compridos e tals, inventaram os Palantir, As Silmarilli, e tantas outras coisas, deviam ter um método perfeito de contagem do tempo (até se aprendido com os Valar, é indeferente), mas um hobbit do condado andar com um relógio de pulso é meio complicado de se explicar, e invento dos anões é um tanto invencionisse demais.
 
Bom, O Hobbit não pode ser considerado "guia" pois muitos dos elementos presentes no livro são desconectados de muitas formas com o contexto de Arda, por isso surgem dúvidas a respeito de Beorn, Gigantes de Pedra, etc... Tudo isso se deve ao fato de que simplesmente essas raças só existem n'O Hobbit, não tendo necessariamente que existir em Arda.
 
Elrond Meio-Elfo disse:
Peregrino disse:
Claro, mas..e as pilhas?

Relógio de molas não precisa de pilhas... só precisava dar corda.
Mas o problema é que eles foram inventados só no segundo milênio da era cristã. Essa passagem sempre me soou muito estranha. :lol:

Pilhas, Peregrino? 8O huahuahua olha o que dá mexer com guris saídos das fraldas, que nunca escutaram a expressão " esqueci de dar corda no relógio"... :rofl:

E, Elrond... o relógio pode ser uma invenção recente em NOSSA história. Mas na história da TM , o estranho seria os mais habilidosos artíficies do mundo nào terem ainda inventado uma coisa tão simples como um relógio... ( a corda, viu peregrino! :lol: ).

E, pessoal ... onde vcs viram relógio de pulso? O relógio de Bilbo ficava em cima da lareira... devia ser daqueles carrilhões lindos de outrora... (essa foi jurássica!). E ele é claramente citado no SDA. Não vejo nada de incoerente nisso, nem argumento algum prá relevar essa citação do próprio autor. ..
 
Lasgalen disse:
Pilhas, Peregrino? huahuahua olha o que dá mexer com guris saídos das fraldas, que nunca escutaram a expressão " esqueci de dar corda no relógio"...

Só pq vc foi vizinha dos Flintstones, Las? :lol:

Mas mesmo assim prefiro encarar o relógio sobre a lareira de Bilbo como mais uma discrepância, e só!
 
Bah. Quando os Flinststones chegaram, eu já habitava essas terras há muito tempo... e ainda movi um processo contra eles por usocapião... :lol:

Sim, poderia ser uma discrepância, não fosse o fato deles mencionarem horas exatas uma infinidade de vezes. E sinceramente: ainda não vi incoerência alguma em existirem relógios na TM ! Como eu falei antes- no meio de tantos objetos maravilhosos e mágicos, como pedrinhas e anéis... um simples relógio seria a coisa mais básica... :roll:
 
Sem falar que se a Terra mergulhou em outras "idades das Trevas", volta e meia, máquinas e invenções são perdidas e tem de ser reinventadas. Pensem no relógio como sendo uma invenção antiga, que em meio às guerras e aflições do mundo depois de Aragorn acabou se perdendo sendo reinventado somente eras depois. :mrgreen:
 
Eu me lembrava desse relogio. :D
Qual o problema de existirem relógios? Tolkien não tinha uma obrigação de seguir a ordem exata do nosso mundo. Se seguisse os elfos já teriam armas nucleares.
 
"- Tragam vinho, comida e cadeiras para os convidados - disse Denethor - e cuidem para que ninguém nos incomode pelo período de uma hora."
Denethor para seus servos, em RdR.

As horas eram precisas.

A bíblia menciona várias passagens em que as pessoas estavam a tantas horas, quer de dia, quer de noite (veja, eles sabiam que horas eram, mesmo à noite), mesmo sem precisar de relógios.


O ponto, porém, é outro ... A terra-média tinha relógio ou não?

"Algumas horas depois do nascer do dia - disse Sam - e perto de oito e
meia nos relógios do Condado, talvez."
Pg 268, As duas Torres.
Relógio não é só coisa de "O Hobbit"


Fingon disse:
Em alguns trechos dos livros, há menções sobre as horas, mas nunca se diz como eles a veêm. Alguém aqui sabe algumas coisa sobre isso?
Outra coisa: cada povo tem sua maneira de ver as horas?


- "Nove horas nós diríamos no Condado" - disse Pippin em voz alta para si mesmo.
P.S. Para Gondor, a 3ª Hora. Um povo contava a partir da meia noite, e outro, a partir da alvorada.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo