• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fim do papel-filme? Spray natural consegue conservar alimentos

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
papel-filme-plastico-filme-envolvendo-um-brocolis-1550081834530_v2_900x506.jpg

O spray é natural e pode ajudar a diminuir o uso do plástico na conservação dos alimentos Imagem: Getty Images/iStockphoto

Eliminar o uso do plástico é um passo decisivo no caminho para conservar o planeta, e a partir disso surgiram alternativas biodegradáveis como sacos de silicone e tecidos encerados, porém, um último avanço promete ser revolucionário: um spray protetor natural.

A iniciativa surgiu após vários anos de pesquisa e de testes desenvolvidos por cientistas portugueses do Centro de Pesquisa de Montanha do Instituto Politécnico de Bragança (norte de Portugal), segundo explicou à Agência Efe a coordenadora, Isabel Ferreira.

A solução está no extrato de uma planta comum e um polímero de algas a partir dos quais foi criado este spray para espirrar nos alimentos sólidos e protegê-los durante um período de tempo.
"Por enquanto, não podemos revelar a fórmula alcançada e nem a planta da qual obtivemos o extrato", afirmou Isabel, já que o processo para o registro da patente ainda não está concluído.

O novo produto foi batizado de "Spraysafe" e é um tipo de tecnologia atingida a partir de uma série de experimentos com extratos de plantas com capacidade antioxidante, conservante e antimicrobiana.
Todos seus componentes têm base natural, por isso que é sustentável.

"Como nos extratos de plantas há antioxidantes, o spray reduz a oxidação dos alimentos", segundo a coordenadora.

Um segundo benefício é "sua capacidade antimicrobiana, já que reduz o crescimento de fungos, fermentos e bactérias".

Além disso, impermeabiliza os alimentos, o que reduz a desidratação e, dessa maneira, permite manter melhor os sabores e aromas.

Isabel também destacou outro benefício de sua aplicação, sobretudo para as grandes superfícies comerciais.

O spray permite ganhar tempo sobre a embalagem de plástico, o que resultará em lucro econômico e, sobretudo, reportará progressos no cumprimento das políticas conservacionistas do planeta, argumentou a pesquisadora.

Entre as limitações do "Spraysafe", até o momento, figura que só pode ser usado com alimentos sólidos.

"Neste momento, é aplicado principalmente em alimentos sólidos, tais como frutas cortadas e cogumelos, entre outros", explicou Isabel, que se mostrou esperançosa em poder usar este spray em outro tipo de produto, uma vez que, mais adiante, possam adaptar a tecnologia desenvolvida com outros polímeros naturais.

Embora "ainda seja prematuro", desde o Instituto Politécnico de Bragança esperam que em um futuro bastante próximo possam usar e comercializar o "Spraysafe".

Por enquanto, o spray tem que passar pelo processo de aprovação tanto dos órgãos oficiais de Portugal como das autoridades europeias, concretamente da Autoridade Europeia de Segurança Alimentar, que será a que, em uma última avaliação, dará validade para que possa ser comercializado.

A modo de teste, os pesquisadores lusos comprovaram que alimentos como os cogumelos e os frios se conservam muito bem se forem protegidos com o "Spraysafe". EFE

https://noticias.uol.com.br/ciencia...rvar-alimentos-solucao-para-o-papel-filme.htm

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Se o produto for biodegradável, tomara que dê certo. Já existe um excesso de plástico muito grande nos alimentos e a natureza não é capaz de dar conta do descarte.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.494,79
Termina em:
Back
Topo