Thor
ἀλήθεια

Há algum tempo tive essa idéia, e cheguei a comentar com o Fëanor em dezembro. Mas só agora tive tempo de poder dar início para um projeto ambicioso como esse.
A proposta é a de postar fichas de personagens das obras de Tolkien, e abrir discussões individualizadas de cada personagem, para que os usuários possam discutir sobre os valores atribuídos a cada personagem. Dependendo dos debates, cada ficha poderia ser atualizada, afim de aperfeiçoarmos pouco a pouco as fichas que originalmente são postadas.
Cada ficha terá o seu próprio tópico, para que os usuários possam discutir e explanar de forma minuciosa sobre cada personagem. As fichas são criadas para o sistema Advanced Dungeons & Dragons - 2ª Edição. Ainda assim, leigos no sistema, ou até mesmo em RPG, são muito bem vindos para as discussões. Temos conhecedores magistrais do universo de Senhor dos Anéis, em especial aqueles que frequentam mais a área Tolkien - irei até fazer um convite especial para que participem. Eles podem contribuir em muito para com os tópicos. Mesmo que o usuário não entenda perfeitamente o sistema, ele pode comparar os valores atribuídos a dois personagens diferentes (Por exemplo, pode dizer que o Fingolfin deveria ter o atributo "Força" superior ao do Fëanor). Ainda assim, ao final deste post deixarei uma breve e didática explicação sobre o que representa cada atributo e característica presente nas fichas.
Os tópicos ficarão abertos indefinidamente. A idéia é de que sempre que alguém tenha um novo argumento, ou tenha uma nova interpretação das obras, possa vir e reascender a discussão. A princípio, eu é quem iniciarei e atualizarei cada uma das fichas. Cada argumento levantado nas discussões serão valiosíssimos, mas algum juízo de valor sempre será necessário ao transformar um personagem literário em uma ficha definida por números.
Espero que vocês gostem e comprem a idéia, pois acredito que podemos ter discussões muito interessantes nessa proposta.
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Manual - AD&D 2E
Atributos: Em D&D, os atributos são uma forma de descrever os personagens dentro do jogo, e quais são as suas principais aptidões. Força, Destreza e Constituição representam as características físicas, enquanto Inteligência, Sabedoria e Carisma representam as características mentais.
Dentre os humanos, os valores em cada um destes atributos pode variar de 3 a 18. A média para uma pessoa comum é de 9 a 11 em cada atributo. De 12 a 14, temos aqueles que são acima da média em determinada característica. Qualquer valor de 15 para cima são os excelentes. O 18 é o gênio incomparável, o melhor, o limite da raça.
Força: É a capacidade muscular e a força física.
Destreza: É a coordenação motora, agilidade, velocidade de reação, reflexos e equilíbrio físico.
Constituição: É o vigor, bom condicionamento físico, saúde e resistência física.
Inteligência: Representa o raciocínio, engenhosidade, capacidade de memorização e a capacidade de aprender e estudar novos conhecimentos.
Sabedoria: Representa a sensatez, razoabilidade, discernimento, capacidade de juízo, perspicácia e intuição.
Carisma: É o poder de persuasão, magnetismo pessoal e capacidade de liderança. Não é uma reflexão da mera atratividade física.
Dentre os humanos, os valores em cada um destes atributos pode variar de 3 a 18. A média para uma pessoa comum é de 9 a 11 em cada atributo. De 12 a 14, temos aqueles que são acima da média em determinada característica. Qualquer valor de 15 para cima são os excelentes. O 18 é o gênio incomparável, o melhor, o limite da raça.
Força: É a capacidade muscular e a força física.
Destreza: É a coordenação motora, agilidade, velocidade de reação, reflexos e equilíbrio físico.
Constituição: É o vigor, bom condicionamento físico, saúde e resistência física.
Inteligência: Representa o raciocínio, engenhosidade, capacidade de memorização e a capacidade de aprender e estudar novos conhecimentos.
Sabedoria: Representa a sensatez, razoabilidade, discernimento, capacidade de juízo, perspicácia e intuição.
Carisma: É o poder de persuasão, magnetismo pessoal e capacidade de liderança. Não é uma reflexão da mera atratividade física.
Eu separei os valores de atributos de acordo por cores, para ficar mais didático. A escala é a seguinte:
3 a 6 - Debilitado
7 a 10 - Medíocre
11 a 14 - Acima da Média
15 a 17 - Excelente
18 a 20 - Extraordinário
21 a 25 - Sobrenatural
3 a 6 - Debilitado
7 a 10 - Medíocre
11 a 14 - Acima da Média
15 a 17 - Excelente
18 a 20 - Extraordinário
21 a 25 - Sobrenatural
Guerreiro: O Gurreiro é um campeão, mestre das armas, soldado e lutador. Ele vive ou morre pelo seu treinamento com armas e táticas de combate. Guerreiros podem ser encontrados frente a qualquer batalha, combatendo um por um monstros e inimigos. Um bom guerreiro precisa ser forte e vigoroso, se espera sobreviver.
Ranger: O Ranger é um homem tanto das armas quanto das florestas. Além disso, é um perito na habilidade de rastrear. Ele frequentemente protege e guia viajantes e camponeses que se veêm perdidos na floresta. Um Ranger precisa ser forte e sábio para ter uma vida completa.
Clerigo: O Clérigo enxerga as necessidades espirituais de uma comunidade ou localidade. Ele é um sábio, um protetor e um curador. No entanto, quando há uma ameaça das forças do mal, o clérigo está preparado para perseguí-lo e destruí-lo.
Mago: O Mago ambiciona ser um mestre das energias arcanas, transformando-as para conjurá-las em feitiços. Para atingir esse objetivo, ele estuda línguas estranhas, fatos obscuros e devota muito de seu tempo a pesquisas mágicas. Um mago precisa confiar no conhecimento e na inteligência para atingir os seus objetivos. Magos raramente são vistos se aventurando desprotegidos da companhia de guerreiros e outros homens de armas.
Mago Especialista: Por haver nove diferentes escolas de magia (Ilusão, Encantamento, Conjuração, Abjuração, Necromancia, Invocação, Divinação e Alteração), há diferentes tipos de magos. O Mago estuda todos os tipos de magia e aprende uma garante variedade de feitiços. O Ilusionista, no entanto, é um exemplo de um mago que se especializou em uma particular escola de magia - Ilusão, no caso.
Ladrão: Para atingir os seus objetivos, para o bem ou para o mal, o Ladrão deve ser um astuto gatuno. Esperto, rápido e furtivo são as suas principais características.
Bardo: O Bardo é um viajante, que traça o seu caminho pelo mundo através de sua astúcia e fascinante personalidade. O bardo é um talentoso músico, trovador ou contador de histórias. É um celeiro ambulante de lendas e fofocas, bem como de conhecimentos preciosos. Ele aprende um pouco de tudo que cruza o seu caminho, variando os seus talentos do arcano ao marcial.
Ranger: O Ranger é um homem tanto das armas quanto das florestas. Além disso, é um perito na habilidade de rastrear. Ele frequentemente protege e guia viajantes e camponeses que se veêm perdidos na floresta. Um Ranger precisa ser forte e sábio para ter uma vida completa.
Clerigo: O Clérigo enxerga as necessidades espirituais de uma comunidade ou localidade. Ele é um sábio, um protetor e um curador. No entanto, quando há uma ameaça das forças do mal, o clérigo está preparado para perseguí-lo e destruí-lo.
Mago: O Mago ambiciona ser um mestre das energias arcanas, transformando-as para conjurá-las em feitiços. Para atingir esse objetivo, ele estuda línguas estranhas, fatos obscuros e devota muito de seu tempo a pesquisas mágicas. Um mago precisa confiar no conhecimento e na inteligência para atingir os seus objetivos. Magos raramente são vistos se aventurando desprotegidos da companhia de guerreiros e outros homens de armas.
Mago Especialista: Por haver nove diferentes escolas de magia (Ilusão, Encantamento, Conjuração, Abjuração, Necromancia, Invocação, Divinação e Alteração), há diferentes tipos de magos. O Mago estuda todos os tipos de magia e aprende uma garante variedade de feitiços. O Ilusionista, no entanto, é um exemplo de um mago que se especializou em uma particular escola de magia - Ilusão, no caso.
Ladrão: Para atingir os seus objetivos, para o bem ou para o mal, o Ladrão deve ser um astuto gatuno. Esperto, rápido e furtivo são as suas principais características.
Bardo: O Bardo é um viajante, que traça o seu caminho pelo mundo através de sua astúcia e fascinante personalidade. O bardo é um talentoso músico, trovador ou contador de histórias. É um celeiro ambulante de lendas e fofocas, bem como de conhecimentos preciosos. Ele aprende um pouco de tudo que cruza o seu caminho, variando os seus talentos do arcano ao marcial.
Fichas:
Bilbo Baggins
Fëanor
Gandalf
Sauron
Aragorn
Fingolfin
Thorin Oakenshield
Gollum
Legolas
Elrond
Maedhros
Thingol
Túrin
Veja aqui para ver uma tabela com todos os personagens, que pose ser classificada por cada atributo.
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