• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"EUA têm telhado de vidro, diz embaixador chinês no Brasil

CAROLINA MONTENEGRO
Folha Online

O presidente chinês, Hu Jintao, não foi o único a rebater as críticas feitas pelo presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, quanto à restrição de direitos no país. Em entrevista concedida à Folha Online, o embaixador da China no Brasil, Chen Duqing, também condenou a postura americana.

"Primeiro ninguém deve se intrometer nos assuntos internos de outro país, porque quem tem telhado de vidro não pode falar nada", afirmou, em um português quase sem sotaque, após discursar no lançamento da Casa Beijing, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

O local, a exemplo da Casa Brasil, aberta em Pequim pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta semana, aproveita a Olimpíada para promover um intercâmbio cultural entre os dois países. Telões apresentam as competições olímpicas ao vivo, além de shows, cinema e música chinesa. A Casa Beijing funciona 24 horas, de sexta a domingo, com entrada franca.

"Quando um país tenta impor seu modelo, não funciona", acrescentou Duqing. Alguns minutos depois, o embaixador colocou um ponto final na entrevista sorrindo: "Quando o assunto é esportes, melhor deixar a política de lado, você não acha?".

No palco, o discurso oficial do embaixador foi mais reservado. Bem-humorado, Duqing brincou com a platéia, dizendo que falar chinês é mais fácil do que português, e agradeceu o apoio do Brasil à China.

"Estamos caminhando de mãos dadas. Torço para que o Brasil traga muitas medalhas. A Olimpíada é o maior momento do mundo, cria a esperança de que é possível um mundo sem guerra, fome e desigualdade", afirmou o embaixador, que vive há quase 12 anos no Brasil.

Ao final, Duqing pediu "a construção de um mundo mais harmonioso e feliz" e deu um viva para o Brasil, sob uma salva de palmas. Entre os convidados presentes estavam representantes da comunidade chinesa no país, o secretário municipal do Esporte, Walter Feldman, a ex-jogadora de basquete "Magic" Paula e os cônsules de países como Coréia, Itália, Rússia, Alemanha e Grécia.
 
E ninguém melhor do que a China que, aliás, é a única com cacife para isso sem medo de represálias. :lol:
 
Os EUA adoram apontar o dedo e crucificar os outros, isso sempre foi assim, e sempre será por causa daquela política externa agressiva deles...agora o que esse embaixador chinês disse, merece ser aplaudido isso sim! Nada mais que a verdade sobre eles, e é também como o amigo aí de cima disse: "A China tem cacife", pra ostentar suas palavras, sejam quais elas forem...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo