• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se Gollum se tivesse "curado"?...

É uma idéia do proprio Tolkien que Smeagol bonzinho se sacrificasse junto com o anel para que esse fosse destruido. Mas eu acredito que não havia mais lugar na Terra Média para Smeagol, todo os seus parentes já haviam morrido, se não me engano ele morava perto dos Campos de Lis, esse lugar já estava vazio a muito tempo então seu modo de vida, tudo já havia sido extinto há muito tempo como ele poderia sobreviver?
 
Engraçado que eu compartilho fortemente esta opinião com Tolkien: quanto ao momento mais trágico do livro - se é que reconheci corretamente o citado por ele. Seria aquele em que Gollum retorna e encontra Frodo deitado no colo de Sam, e sua expressão muda etc.? Foi o momento que determinou que Gollum (como já disse várias vezes, meu personagem favorito) jamais voltaria, dentro da história de O Senhor dos Anéis, ao que era antes.

Partindo da primeira conseqüência da cura de Gollum, ou seja, a não-ida dos hobbits à Toca de Laracna, as diferenças históricas seriam tremendas. Primeiramente, Frodo não teria sido ferido, e Sam não precisaria seguir a viagem sozinho através de Mordor à procura de seu mestre. Isso já economizaria um tempo absurdo e, levando em conta essa mudança de percurso, é provável que eles se chocassem com grupos de orcs mais desagradáveis do que aquele que encontraram, já no final, pelo qual foram escravizados; OU que eles não encontrassem ninguém. A primeira hipótese que devemos levantar seria essa: a de que eles fossem (ou não) capturados.

Mas, em segundo, devemos pensar em outra coisa importante: o Gollum curado iria se predispor a ajudar os hobbits ou ia se picar deixando-os lá sozinhos? Acredito que se ele continuasse a guiá-los a história tomaria um rumo totalmente diferente, pois eles atingiriam mais rapidamente seu objetivo, economizando tempo e empecilhos, e a Guerra chegaria ao fim mais cedo. Será que, sendo assim, teria havido aquela batalha nos portões de Mordor, ou, ainda, a dos Campos de Pelennor?

Mas e se Gollum fugisse e ELE fosse capturado por servos de Sauron? Resistiria às torturas? Acredito que não. Em suas conversas de dupla personalidade ele admite a si mesmo que a parte má dele o salvou: mais forte mentalmente, astuta. Gollum iria denunciar os hobbits, acredito: não por crueldade, mas por realmente não ser apto a resistir.

Enfim, as hipóteses são muitas.
 
Última edição:
Se ele tivesse se curado ninguém faria Frodo jogar o anel nas Sammath Naur, e gollum teria uma participação medíocremente má na obra pois não passaria de uma figurinha difícil e encrenqueira.
 
Mas, em segundo, devemos pensar em outra coisa importante: o Gollum curado iria se predispor a ajudar os hobbits ou ia se picar deixando-os lá sozinhos? Acredito que se ele continuasse a guiá-los a história tomaria um rumo totalmente diferente, pois eles atingiriam mais rapidamente seu objetivo, economizando tempo e empecilhos, e a Guerra chegaria ao fim mais cedo. Será que, sendo assim, teria havido aquela batalha nos portões de Mordor, ou, ainda, a dos Campos de Pelennor?


Enfim, as hipóteses são muitas.

mas não podemos esquecer que Frodo e Sam conseguiram infiltrar em mordor por que Sauron estava ocupado com sua a batalha nos campos de Pelennor e por que os nove estavam em Minas Tirith e depois a guerra no portão negrofoi justamente uma tentativa de destrair Sauron e seus 10000 orcs dando uma chance para Frodo e sam chagar até a montanha de perdição então se o fato de Gollum se curar ecomizava tempo para eles talvez se tornaria uma disvantagem para eles e assim teria mais chances deles serem capturados por Sauron antes de chegar na montanha.
 
Acho q se Gollum encontrasse a redençaõ nada mais na vida dele faria senitdo se não a Frodo, ele provavelmente teria se sacrificado para permitir que os hobbits atravesassem a toca da Laracnaou para que Frodo destruisse o anel.
 
Acho que ai seria heroímo demais.

Gollum apenas voltaria a ter compaixão. ACho que ele não perderia seu desejo pelo anel.
 
Com certeza perder o desejo pelo anel não, mas poderia talvez ajudar a carregar Frodo nas horas mais dificeis, Sam não precisasse ficar acordado vigiando um ataque surpresa do Fedegoso, Frodo ainda teria dedo (o que é muito importante). Pode ser que Gollum quando pressentisse a destruição do anel se oferecesse para ir até lá e se jogar no fogo com o anel para poupar Frodo do fardo e da loucura de ver o anel sendo destruido.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo