• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se Gollum nao tivesse pulado atráz do anel ?

Mas Sauron não é um mero Portador do Anel. Ele é o Forjador, quem o fez da forma que era, com os poderes que tinha, e nele depositou grande parte de sua essência. Não é o mesmo caso dos Portadores (Gollum, Bilbo, Frodo e Sam).
 
@Neoghoster Akira , você acha que Gollum não teria o direito de ir para Aman justamente pq ele matou para conseguir o Um Anel? Essa seria uma diferença essencial, já que Bilbo e Frodo foram meros portadores. Quer dizer, estou perguntando mesmo se isso faz diferença. Será que Gollum não matou Déagol justamente pela influência do Um Anel? Seria então o caso desse pecado original ser perdoado e ele também receber o convite para Aman? De qualquer forma, eu acho que ele não gostaria de ir para lá, preferindo fugir e morrer em agonia. Pensando assim, ele morreu da melhor forma possível.

@Olórin of Lórien, muito interessante essa questão. Quando Bilbo pegou o Um Anel, Gollum tinha mais de 500 anos! Eu não sei se o filme exagerou, mas Bilbo envelheceu durante um ano todos os seus 60 anos de Portador do Anel. Quando ele vai para os Portos Cinzentos, realmente foi retratado como um velhinho de quase 130 anos. Se pensarmos dessa forma, considerando apenas a lógica interna do filme. Durante esse 1 ano Gollum deveria morrer sem o Um Anel. A questão aqui, no entanto, é que não sei se nos livros é dito que Bilbo envelheceu rapidamente depois que abdicou do Um Anel. Se não houve evidência textual sobre esse rápido envelhecimento, então não tem problema Gollum viver de boa com 500 anos, mas sem o anel.
 
@Neoghoster Akira , você acha que Gollum não teria o direito de ir para Aman justamente pq ele matou para conseguir o Um Anel? Essa seria uma diferença essencial, já que Bilbo e Frodo foram meros portadores. Quer dizer, estou perguntando mesmo se isso faz diferença. Será que Gollum não matou Déagol justamente pela influência do Um Anel? Seria então o caso desse pecado original ser perdoado e ele também receber o convite para Aman? De qualquer forma, eu acho que ele não gostaria de ir para lá, preferindo fugir e morrer em agonia. Pensando assim, ele morreu da melhor forma possível.

"Pecado original"?

PQP, Sméagol e Déagol é uma analogia de Caim e Abel! :uau:

@Olórin of Lórien, muito interessante essa questão. Quando Bilbo pegou o Um Anel, Gollum tinha mais de 500 anos! Eu não sei se o filme exagerou, mas Bilbo envelheceu durante um ano todos os seus 60 anos de Portador do Anel. Quando ele vai para os Portos Cinzentos, realmente foi retratado como um velhinho de quase 130 anos. Se pensarmos dessa forma, considerando apenas a lógica interna do filme. Durante esse 1 ano Gollum deveria morrer sem o Um Anel. A questão aqui, no entanto, é que não sei se nos livros é dito que Bilbo envelheceu rapidamente depois que abdicou do Um Anel. Se não houve evidência textual sobre esse rápido envelhecimento, então não tem problema Gollum viver de boa com 500 anos, mas sem o anel.

Fazem muitos anos que li SdA, mas até onde lembro Bilbo é sim retratado no final do livro como bastante envelhecido e cansado.
 
@Neoghoster Akira , você acha que Gollum não teria o direito de ir para Aman justamente pq ele matou para conseguir o Um Anel? Essa seria uma diferença essencial, já que Bilbo e Frodo foram meros portadores. Quer dizer, estou perguntando mesmo se isso faz diferença. Será que Gollum não matou Déagol justamente pela influência do Um Anel? Seria então o caso desse pecado original ser perdoado e ele também receber o convite para Aman? De qualquer forma, eu acho que ele não gostaria de ir para lá, preferindo fugir e morrer em agonia. Pensando assim, ele morreu da melhor forma possível.

Penso que Gollum pudesse ter várias coisas mas que dentre receber o direito ou a justiça (que é direito + dever para consigo e com os outros) esta última era sempre decisiva nos momentos marcantes de Valinor nos livros. No que ir para Aman era um ponto limitado pelos Poderes e pelos dons dos homens em que mesmo homens bons não deveriam desejar ir até lá objetivando uma perspectiva humana simples.

De acordo com Gandalf Gollum tinha um papel a cumprir que dependia do perfil para o crime (Gandalf ouvira os inúmeros males que recaíam sobre Gollum independente da influência do anel). Que apesar de o Um ser sedutor se a jóia não fosse tocado nem desejada com olhos maldosos a pessoa daria mostra de bom caráter e o poder de sedução não afetaria igual ocorreu nas vezes em que o conselho de Elrond, os membros da comitiva ou Faramir tiveram a chance de roubar e assassinar para obter o anel de Frodo mas não o fizeram. O que significa que Gollum começa a história com um coração destinado a ser o ninho perfeito para a instalação da maldade do anel e poderia até existir mesmo em algum lugar uma história que contasse da verdadeira primeira queda do caráter de Gollum na sombra (antes do Um). Que é quando saímos novamente do âmbito humano material para o terreno do mérito espiritual de Gollum o qual nunca fora grande o bastante para merecer que o precipício entre homens e elfos fosse cruzado. Ele não fizera as coisas no início por amor igual Beren mas por egoísmo e cobiça e não havia arriscado a vida pelas pessoas igual Earendil mas sua alma desejava tirar a vida de Frodo e Bilbo por um objeto cuja posse era de um ser imortal.

Tudo indica que apesar de Eru ter feito Gollum para a bondade o hobbit decidira fazer uso da livre escolha para o oposto desde o começo. De maneira que se houvesse menos corrupção nele a ponto de não se jogar com o anel então lhe caberia provavelmente um julgamento de Gandalf (se conseguissem capturá-lo) com uma possível libertação parcial igual a de Língua de Cobra ou de Saruman podendo vir a vagar perdido nos ermos até morrer e cumprir por completo a sina dos homens.

No caso da analogia de Caim e Abel penso que seja representativa na parte da morte entre irmãos para obter uma benção. Agora vejo que seja importante destacar que os filhos de Adão eram melhores que Déagol e Smeagol porque na bíblia o sacrifício de Abel era acompanhado de oração ao poder que governava o mundo (pensamento positivo a Deus equivalente a Eru até mesmo numa situação difícil\sacrifício) enquanto Caim sabia que precisava sacrificar a Deus mas não dava o significado correto do sacrifício e ambos desejavam a benção verdadeira (comunicação direta e aprovação de Deus) mas que a diferença estava no caminho escolhido por um para o objetivo final ser justo enquanto o de Caim ser injusto. De modo que o anel estimulava uma disputa para obter o oposto daquilo que Caim e Abel disputava que era o justo favor de Deus e de seus pais (o anel era uma maldição que afastava da aprovação de Eru).

Quer dizer, podemos encaixar o Um Anel num papel de poderes parecidos com o da serpente sedutora que participou na queda de Adão e Eva e fazendo com que ambos caíssem por razões distintas um do outro (homem e mulher cairiam também por razões diferentes).
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo