Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Nós sabemos que a continuada preservação de Bilbo e Gollum era um efeito continuado do Anel, e não alguma mudança que ele fez em seus corpos, porque aquele efeito terminou com o fim do Anel. O próprio Gollum predisse isso: “quando o Precioso se for vamos morrer, é sim, morrer na poeira ssuja” [SdA VI 3]; em outras palavras, com o fim do Anel ele se tornou um hobbit de 500 anos de idade, o que, claro, significa um hobbit morto. Gollum não era um mestre do conhecimento, claro; mas sua dedução parece razoável.
No evento da destruição do Anel nós não vimos isto acontecer porque o Anel e o corpo de Gollum foram destruídos simultaneamente nos fogos da Montanha da Perdição [SdA VI 3]. Mas nós vimos o efeito em Bilbo: em menos de um ano ele se tornou positivamente mais velho, parecendo e agindo como se tivesse de fato 129 anos [SdA VI 6]. O efeito pode ter sido instantâneo ou, mais provavelmente, quando o Anel foi destruído Bilbo rapidamente começou a envelhecer até onde deveria ter envelhecido se nunca tivesse o Anel. Seria fascinante saber se Bilbo em Valfenda ficou ciente do momento em que o Anel foi destruído.
Nós temos uma pista. Arwen chega a Minas Tirith no final de Junho, três meses após o Anel ter sido destruído. Portanto ela deve ter deixado Valfenda poucas semanas depois da destruição do Anel e mesmo naquele curto tempo Bilbo tornou-se visivelmente mais velho e enfraquecido. Quando Frodo perguntou a Arwen sobre a ausência de Bilbo na festa de casamento, ela respondeu, “Surpreende-se com isso, Portador do Anel? Pois você conhece o poder da coisa que agora foi destruída, e sabe que tudo que foi realizado por aquele poder agora está morrendo. Mas o seu parente ... agora está avançado em anos, de acordo com a sua espécie; e ... não deverá mais fazer qualquer viagem longa, exceto uma” [SdA VI 6]. A preservação de Bilbo foi “realizada por aquele poder” do Um Anel, e, portanto seu vigor “agora está morrendo” tão rapidamente que dentro de poucas semanas ele já estava fraco demais para viajar.
- É verdade que desejo retornar ao Condado - disse Frodo. - Mas primeiro preciso ir a Valfenda. Pois se alguma coisa pois se alguma coisa está faltando em dias tão abençoados, essa coisa é justamente a presença de Bilbo; fiquei triste quando vi que entre todos os da casa de Elrond ele não viera.
- Supreende-se com isso, Portador do Anel? - disse Arwen. - Pois você conhece o poder da coisa que agora foi destruída, e sabe que tudo o que foi realizado por aquele poder agora está morrendo. Mas o seu parente a possuiu por mais tempo que você. Agora está avançado em anos, de acordo com sua espécie, e ele o aguarda, pois não deverá fazer mais qualquer viagem longa, exceto uma.
Bem, se o anel caísse no fogo sem cobrar o preço da vida de Gollum algumas coisas seriam diferentes.
Gollum morreria. Na minha opinião, instantaneamente após a destruição do Anel; viraria pó. Ele já tinha vivido centenas de anos e a preservação com a longevidade que o Anel lhe proporcionou não ocorria num ciclo normal de sua espécie (um Hobbit vivia mais ou menos o tempo de um homem comum, atualmente). Bilbo envelheceu rapidamente após a destruição do Anel, coisa que não tinha acontecido (se não me engano Frodo vê mudança mínima ou nenhuma em Bilbo) quando Frodo foi para Valfenda, antes de a Sociedade ser constituída.
Há um texto interessantíssimo na Valinor (está no topo do meu top 10 de artigos prediletos), aqui, que trata basicamente de esmiuçar muitos questionamentos a respeito dos Anéis de Poder em geral. O artigo é um pouco comprido, mas vale muito a pena ser lido. Veja o trecho dele que trata dessa parte: