Indu
cynthia

Dungeon Meshi (ダンジョン飯, Danjon Meshi, lit. "Dungeon Meal") é uma série de mangá Seinen japonesa de comédia de fantasia escrita e ilustrada por Ryōko Kui
O mangá de Dungeon Meshi foi finalizado no dia 15 de setembro de 2023, no capítulo 97, da 107º edição da revista Harta.
A adaptação em anime de Dungeon Meshi está atualmente sendo produzida pelo estúdio Trigger e estreou no dia 4 de janeiro de 2024.
Dungeon Meshi é um mangá e anime ambientado em um mundo de fantasia medieval, onde grupos de aventureiros partem em expedições para explorar masmorras. Eles precisam caçar monstros e cozinhá-los para sobreviver, com ajuda do anão guerreiro Senshi, que possui experiência de sobrevivência e é um ótimo cozinheiro.
Em um mundo de fantasia, guildas de aventureiros saem em expedições para adentrar masmorras. Acredita-se que em uma dessas masmorras, localizada em uma ilha, abriga em seus níveis mais profundos o misterioso Reino Dourado, muito cobiçado por exploradores. A história começa com uma missão fracassada, onde seis membros de uma equipe tentam enfrentar um dragão vermelho, mas acabam escapando ao custo de deixar para trás Falin, uma feiticeira humana, que teletransporta os outros membros do grupo para fora da masmorra antes de ser devorada pelo dragão. Após dois membros abandonarem o grupo, os membros restantes — Laios (um espadachim humano e irmão de Falin), Chilchuck (um ladino halfling) e Marcille (uma feiticeira élfica) — planejam em como voltar ao nível da masmorra onde enfrentaram o dragão a tempo de salvar Falin da digestão. Com a maioria de seus suprimentos deixados para trás, sua missão parece impossível - até que Laios, que possui uma forte obsessão por monstros, sugerir que eles se sustentem caçando criaturas e encontrando comida dentro da masmorra. Chilchuck e Marcille relutantemente concordam com o plano. No primeiro andar, o grupo se encontra com Senshi, um anão com anos de experiência de sobrevivência em meio aos monstros do calabouço. A história detalha suas viagens pelos diferentes níveis da masmorra, os ambientes, as armadilhas e monstros que encontram, e as refeições que preparam.







Gastronomia é algo que sempre me encantou, e esse anime juntou o melhor dos dois mundos:
RPG e comida.
Algo bem interligado, mas pouco explorado.
A história é relativamente genérica, com o diferencial da abordagem que segue com o foco em cozinha.
As comidas são bem convidativas, mas com esse tema um tanto mórbido de cozinhar monstros, mostrando que aparencia dentro da gastronomia é tudo.
Tem alguns sites que mostram a adaptação das comidinhas, e achei bem interessante:

Delicious in Dungeon’s delectable dishes, ranked
From Man-Eating Plant Tarts to Exorcism Sorbet, we break down every dish from Delicious in Dungeon.

