• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Decisão sobre Plutão cria racha entre astrônomos

RSS

Usuário
PAUL RINCONda BBC Brasil

A decisão da União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês) de retirar o status de planeta de Plutão causou descontentamento entre alguns cientistas. Leia mais (25/08/2006 - 15h33)

More...
 
E a eterna discussão sobre a qualificação de Plutão não parece ter fim

NASA afirma que Plutão deve ser considerado um planeta e resgata discussões
plutao-1566833322926_v2_900x506.jpg

Imagem: Getty Images/iStockphoto
Jim Bridenstine, o mais recente administrador da NASA, nomeado pelo presidente Donald Trump, levantou discussões ao declarar que Plutão ainda deve ser considerado um planeta. A afirmação foi feita durante uma visita ao Edifício de Ciências de Engenharia Aeroespacial da Universidade do Colorado, nos EUA.

A declaração bate de frente com a constatação feita pela União Astronômica Internacional, há 13 anos, de que o objeto não cumpria todos os critérios para ser considerado um planeta.

"Na minha opinião, Plutão ainda é um planeta. Vocês podem escrever que o administrador da NASA fez essa declaração. Esse foi o jeito que aprendi e estou comprometido a manter esse pensamento", afirmou ele aos jornalistas presentes no local.

A declaração, por mais informal que tenha sido feita, levantou polêmica entre grupos de cientistas. Isso porque, em 2006, a mudança sobre a designação de Plutão criou um novo parâmetro para definir o que são planetas, de fato, e planetas anões.

A remoção de Plutão aconteceu depois que o astrônomo Mike Brown, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, encontrou um objeto na galáxia que parecia ser maior do que esse em questão.

Posteriormente, o objeto foi considerado um planeta anão e nomeado como Eris, em homenagem à deusa grega da discórdia -- o que, consequentemente, fez com que Plutão não fosse mais considerado parte do Sistema Solar por sua proporção não ser "grande o suficiente para se tornar uma esfera".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo