• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

De Beren e Frodo

É... quando ele chegou em Valfenda ficou sabendo, e antes, quando Gandalf contou a história a ele, ele deve ter tido uma idéa. Mas ainda quando saia do Condado, acho que ali pelo menos metade da ficha caiu...

Sim, mas até aí, ele ainda não sabia que teria que ir até Mordor.
Sabia que ia passar por muitos perigos até Valfenda, principalmente sem Gandalf. Obteve alguma ajuda no caminho: Tom Bombadill, Aragorn... Mas teve que enfrentar o terror dos Cavaleiros Negros, e se controlar para conseguir fugir. Mas isso com o pensamento de "Depois de Valfenda, volto para Cricôncavo e fico em paz. Ou talvez fique por lá mesmo, com Bilbo e os elfos." Ainda não imaginava que andaria por caminhos terríveis até o Portão Negro, e depois até Cirith Ungol, e finalmente até as Fendas da Perdição, onde fraquejou e o destino mostrou o papel de Smeágol.

Acho que Frodo só foi perceber onde se meteu com o rompimento da Sociedade.
 
Última edição:
.

Acho que Frodo só foi perceber onde se meteu com o rompimento da Sociedade.

Acho que esse é um ponto chave. Frodo talvez tivesse sim alguma noção dos riscos que correria, mas acreditava que teria os amigos por perto pra lhe dar apoio e ajudar no que fosse possível. Mas aí ele se viu sozinho... Isso deve ter sido muito penoso! Saber não apenas que o fardo era seu, mas que teria que continuar a jornada contando unicamente consigo mesmo...
 
Acho que esse é um ponto chave. Frodo talvez tivesse sim alguma noção dos riscos que correria, mas acreditava que teria os amigos por perto pra lhe dar apoio e ajudar no que fosse possível. Mas aí ele se viu sozinho... Isso deve ter sido muito penoso! Saber não apenas que o fardo era seu, mas que teria que continuar a jornada contando unicamente consigo mesmo...

Primeiramente quero parabenizar meu Nolyon pelo post!


Acho que bastante já foi dito e deixado claro sobre semelhanças e diferenças entre os dois. Só acho legal ressaltar que o Frodo não se viu sozinho, ele optou por ficar "sozinho" quando ficou ciente de sua jornada do perigo e magnitude desta, ele não foi abandonado, mas percebeu qual era o seu fardo e papel na história, deixando os outros que tanto lhe ajudaram seguir seus próprios caminhos!
 
Primeiramente quero parabenizar meu Nolyon pelo post!


Acho que bastante já foi dito e deixado claro sobre semelhanças e diferenças entre os dois. Só acho legal ressaltar que o Frodo não se viu sozinho, ele optou por ficar "sozinho" quando ficou ciente de sua jornada do perigo e magnitude desta, ele não foi abandonado, mas percebeu qual era o seu fardo e papel na história, deixando os outros que tanto lhe ajudaram seguir seus próprios caminhos!


No entanto, o realce não está em se ele foi abandonado, se se deixou abandonar ou se decidiu continuar por si mesmo, mas no fato de que ele estava sozinho. E querendo, ou não, no inicio da demanda ele julgou que teria sempre os amigos pra lhe ajudar e defender. Todos lhe ofereceram suas armas e habilidades, mas nenhum juramento os prendia àquela missão, cada um deveria seguir até quando seu coração mandasse.

Eu não disse que ele foi abandonado, mas que ele não sabia exatamente o tamanho do projeto em que tava se metendo. Talvez seu coração só entendeu a situação quando se viu sozinho. Na verdade, o questionamento foi muito pertinente, pois eu parei pra analisar que tipo de solidão era essa... cheguei à conclusão que a dor não era nem tanto pela falta dos amigos e a incerteza da vida deles, mas a solidão era interna. Algo que estava dentro de Frodo e não fora dele. O fardo do anél se tornou muito pesado e está sozinho não significava a falta da companhia dos amigos, mas está "nu no vazio" levando um peso que somente ele poderia carregar e compreender.
 
Muito bom seu post Pityë,

Você entendeu bem o drama de Frodo.

Como você, penso que Frodo percebeu o que era mesmo sua demanda depois do rompimento da Sociedade. Até lá, ele tinha seus amigos e os melhores guerreiros do mundo do seu lado, e Gandalf, claro.

E depois? Por mais que ele tenha "escolhido" seguir sozinho, ele na verdade nã teve muita escolha, eles estavam sendo atacados por uruk-hais guerreiros. Mesmo que ele não tenha participado do ataque, o Anel certamente deia estar pesando forte e a correntinha queimando seu pescoço. Com orcs e uruks tão perto, mais uma vez, ele e o Anel quase caiu nas mãos do Inimigo. Frodo teve que fugir até o valoroso Boromir, imagina como não estava a cabeça dele?

O Anel deixou claro pra ele que ele não tinha mais amigos e aliados, que mesmo seus nobres amigos, poderiam sucumbir a ficar tanto tempo próximo do Anel. Frodo estava sozinho em direção a Mordor, com um fardo que só ele poderia carregar.

No fim da história, anos após o Anel ser destruído, Frodo percebeu mais uma coisa. Ele ainda sentia o peso e o fardo de sua grande aventura com o Anel. Todos os anos seus ferimentos da aventura doíam novamente sem nunca cicatrizar. Frodo percebeu que o Anel não lhe tirou apenas Boromir e seus amigos, lhe tirou o Condado, pois o Condado não era mais o mesmo para ele. Não por causa do expurgo de Saruman, porque Sam, com seus jardins deu um jeito nisso rápido. Mas por causa que na verdade, o Anel tirou de Frodo ele mesmo. Frodo destruiu o Anel, mas o Anel destruiu Frodo também.

Antes de ser destruído, o Anel corrompeu Frodo 100% a ponto de Frodo reclamar o Anel para si. Corrompeu Frodo no último instante, o restinho de humanidade que Frodo tinha o Anel devorou ali, na Montanha da Perdição. Quando o Anel é destruído, é destruída também a alma de Frodo, pois ele havia se tornado o novo Gollum ao reclamar para si o Anel.

Por isso o Condado não era o mesmo para nosso herói, porque ele próprio não era o mesmo. Tinha sido roubado de si mesmo, como Boromir. Ficou desalmado, insosso, sem descanso, só lhe restavam as feridas e a dor eterna. Por isso Frodo deixa o Condado. Ele estava sozinho, "nú na escuridão", ninguém mais havia sido um portado do Anel que sucumbiu, ele era o último, todos os outros estavam mortos. Nenhum homem vivo podia sentir o que Frodo sentiu. e por um momento, o Anel mostrou a Frodo que ele não podia contar nem com ele mesmo, por um instante, que poderia ter se tornado toda uma eternidade, se a eterna alma corrompida de Gollum não lhe tivesse salvo desse destino cruel.

Como você disse Pityë, a solidão de Frodo era interna, pois ele não podia contar nem com ele próprio, estava então sozinho, dentro de si.
 
Caro Anão, vc falou exatamente o que eu penso só que de uma forma muito mais histórica e poética! :obiggraz:

É, Frodo estava só... isolado do mundo e de si mesmo!
 
E depois? Por mais que ele tenha "escolhido" seguir sozinho, ele na verdade nã teve muita escolha, eles estavam sendo atacados por uruk-hais guerreiros. Mesmo que ele não tenha participado do ataque, o Anel certamente deia estar pesando forte e a correntinha queimando seu pescoço. Com orcs e uruks tão perto, mais uma vez, ele e o Anel quase caiu nas mãos do Inimigo. Frodo teve que fugir até o valoroso Boromir, imagina como não estava a cabeça dele?


Nesse ponto você falou de algo interessante, Gerbur.
Por mais que Frodo tenha escolhido ficar sozinho, essa escolha foi meio forçada.

Não pelo ataque dos uruks, pois Sam mesmo disse, quando estavam todos reunidos, que Frodo já tinha decidido o que fazer, só não sabia como fazê-lo. Para mim o que forçou a separação foram as mudanças que Frodo percebia em Boromir, concretizadas pelo ataque.

Também acho que Frodo preferiu deixar cada membro com as suas tarefas. Ele sabia que Aragorn queria ir para Minas Tirith, mas que, depois da queda de Gandalf em Moria, Aragorn iria com ele. Frodo preferiu libertar a todos de suas "obrigações" com ele e a Demanda do Anel, partindo sozinho, e depois sendo acompanhado por Sam.
 
Por mais que Frodo tenha escolhido ficar sozinho, essa escolha foi meio forçada.

Não pelo ataque dos uruks, pois Sam mesmo disse, quando estavam todos reunidos, que Frodo já tinha decidido o que fazer, só não sabia como fazê-lo. Para mim o que forçou a separação foram as mudanças que Frodo percebia em Boromir, concretizadas pelo ataque.

Também acho que Frodo preferiu deixar cada membro com as suas tarefas. Ele sabia que Aragorn queria ir para Minas Tirith, mas que, depois da queda de Gandalf em Moria, Aragorn iria com ele. Frodo preferiu libertar a todos de suas "obrigações" com ele e a Demanda do Anel, partindo sozinho, e depois sendo acompanhado por Sam.

Certamente foi uma escolha dificil pra Frodo. Não apenas pq ele estava se separando dos amigos, mas também de seus protetores. Afinal, o destemido Aragorn, o arco preciso do Legolas e o machado inclemente do Gimli davam sim a ele mais uma sensação de segurança.

Mas a missão era dele e não desses guerreiros. Não acho que a decisão tenha sido tomada de forma leviana. Frodo pensou muito pra tomá-la... Ele já conhecia a dor (Topo do Vento) e a perda (Moria)... o que um hobbit meio nerd faria contra uruks e coisas piores? Mas, ele não suportaria var a morte de seus amigos em troca da sua proteção, como foi com Gandalf (o que seria coisa certa se eles continuassem). Quem tinha que decidir isso era ele, pq, se dependesse dos outros, em honra a proteção oferecida na casa de Elrond, eles teriam seguido Frodo até o fogo da Montanha da Perdição.

Mas, tudo não passa de hipótese. Pois, cada personagem é insubistituível na estrutura do drama para alcançar o desfecho que o autor queria. O Sda é um grande quebra cabeça onde cada peça se encaixa com perfeição... se Frodo não tivesse tomado a decisão de seguir sozinho, toda a história seria alterada de forma inevitável e a remota vitória sobre o Senhor do Escuro talvez tivesse se tornado impossível.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo