Parthadan
Pirata Autista Bebado e não um
(...)
Agora estavam parados, e Sam, ainda segurando a mão do mestre, a acariciava. Suspirou. - Fizemos parte de uma grande história, Sr. Frodo, não foi mesmo? - disse ele. - Gostaria de poder ouvir alguém contando! O senhor acha que eles vão dizer: Agora vem a história de Frodo-dos-Nove-Dedos e o Anel da Perdição? E então todo mundo fará silêncio, como fizemos quando em Valfenda nos contaram a história de Beren-Maneta e a Grande-Jóia. Gostaria de poder escutar! E fico imaginando cómo a história continua, depois da nossa parte. (...)
(J.R.R.Tolkien, O Senhor dos Anéis, O Retorno do Rei, Livro VI, Cap.IV, O Campo de Cormallen, p.228)
Lendo (de novo) o SdA passei por esse ponto e essa comparação, que não tinha dado muita atenção antes e julguei como simples desejo de Sam de ser objetos de grandes histórias futuras, me supreendeu e me pareceu adequada.
Sei que outros tópicos já distutiram como Frodo e Sauron ficaram com apenas nove dedos depois que o Anel foi tomado de cada um (de Sauron por Isildur e de Frodo por Gollum) mas nenhum deles discutiu as semelhanças entre Frodo e Beren (e se sim, não os encontrei ao procurar).
Ambos partiram em grandes jornadas para fortalezas impenetráveis, com poucos companheiros em missões desesperadas contra o Senhor do Escuro de sua época. Ambos surgindo como os primeiros de seu povo a realizarem grandes feitos.
Claro que partiram por motivos diferentes, Beren por seu amor, e Frodo por um estranho senso de dever, obra "cruel" do destino.
Beren entrou em Angband com a ajuda de Luthien e Huan, para tirar uma Silmaril da coroa de Morgoth e desafiar seu poder. Frodo, por sua vez, entrou em Mordor com a ajuda de Sam e Gollum para destruir o Um Anel, na esperança de derrotar Sauron.
Beren acordou Thingol para a força dos homens. Gandalf diz no SdA que quando os fortes falham, os fracos assumem a responsabilidade. Os homens eram considerados fracos por Thingol e muitos dos elfos. Mesmo assim Beren desafiou o poder de Morgoth como nenhum elfo, excluindo Fëanor e Fingolfin, tiveram coragem de fazer até então. e Frodo despertou os olhos dos grandes do mundo para a força e resistência dos hobbits.
Ambos foram "ajudados" em suas tarefas pelo mal. Carcharoth carregou a Silmaril na mão de Beren até os limites de Doriath. Gaollum carregou o Anel com o dedo de Frodo até o fogo da Montanha da Perdição.
A Demanada de Frodo e Sam teve um valor para mim tão grande quanto a de Beren, já que a demanda de Frodo causou o fim de Sauron, enquanto a de Beren, mesmo que muito mais perigosa, foi só um golpe para Morgoth.
E ambos "sacrificaram" uma parte de seu corpo por suas demandas. Beren perdeu sua mão "para Morgoth" e Frodo seu dedo para o servo mais poderoso de Melkor, Sauron.
Sei que esse tópico pode ser (e provavelmente será) cansativo, mas imagino quais pontos de vista podem surgir daqui.
EDIT: Frodo entrou em Mordor não Morgoth (isso que dá postar do trabalho)
Última edição: