• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Combustíveis - Qual será o futuro?

O futuro que o horizonte apresenta é:

A curto prazo, veículos híbridos para países que não conseguem fazer a transição mais severa para elétricos.
A médio prazo, eletrificação como padrão para os países desenvolvidos.
A longo prazo, permanência da eletrificação, acrescida dos veículos movidos à hidrogênio para os mais puristas que desejam a continuidade dos predicados dos antigos modelos à combustão, isso sobretudo, em certas faixas de veículos premium.
Veículos à combustão não deverão desaparecer completamente, pelo menos não tão cedo, mas, ficarão restritos a países subdesenvolvidos sem infraestruturas e a seguimentos tradicionalistas como off-road e esportivos. Mas, é provável que a natureza do combustível migre do fóssil para outras matérias-primas, dado a escassez de petróleo, há aí, a possibilidade tanto do ressurgimento do biodiesel, quanto a ascensão dos combustíveis sintéticos.
 
Última edição:

O combustível sintético é o grande sonho dourado das categorias de automobilismo de ter um combustível mais agradável ao meio ambiente e que ao mesmo tempo mantenha vivo "o barulho" dos motores. Ainda é uma alternativa cara, mas quem sabe um dia a situação melhore.
 
O problema disso é que eletrólise gasta mais energia do que pode produzir.
Energia eólica é bem pouco eficiente pra dar conta disso. No fim das contas, precisa de uma usina por trás pra dar suporte, o que em grande parte do mundo vai continuar sendo queima de carvão por um bom tempo. Isso pra não falar em toda a atividade de mineração e industrial que é necessária pra fazer isso acontecer em larga escala.
É bonitinho, mas esse "free" é beeeem entre aspas.
 
Pior é quem cai fácil no conto de comprar kit hidrogênio baratinho no Mercado Livre, achando que seu carro virou uma baita usina de eletrólise e vai economizar horrores.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo