1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Ciência da Terra-média: o laboratório de Fëanor

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Imrahil, 2 Set 2009.

  1. Imrahil

    Imrahil Kyknos kyknón

    <p>
    Qual a primeira coisa que voc&ecirc; bisbilhotaria se tivesse um palant&iacute;r &agrave; sua inteira disposi&ccedil;&atilde;o? N&atilde;o sei se voc&ecirc; se lembra, mas Gandalf respondeu a essa pergunta em uma conversa com Pippin. O que ele tentaria ver? &quot;A mente e a m&atilde;o inimagin&aacute;veis de F&euml;anor a trabalhar.&quot; N&atilde;o se pode negar, gentil leitor: F&euml;anor pode ter sido um escroto, mas tinha uma inventividade de deixar Thomas Edison e Steve Jobs no chinelo.
    </p>
    <p>
    &nbsp;
    </p>
    </ br>
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     
  2. Vilya

    Vilya Pai curuja, marido apaixonado

    Desta vez Henry Gee acabou por desviar minha atenção da Terra-média e fazer-me pensar a respeito de probabilidades. O emaranhamento quântico pode ocorrer em escalas macroscópicas, é fato, mas com o que a ciência humana dispõe hoje, se repetíssemos o experimento uma vez a cada segundo com duas esferas (do tamanho dos palantíri), levaríamos mais tempo do que a idade estimada de nosso universo para observá-lo apenas uma vez.

    O que me leva a imaginar que nosso amigo Fëanor (caso tenha se valido desse fenômeno) inventou algo ainda mais fantásico e assustador que os palantíri. Aliás, não consigo nem teorizar a respeito do que poderia ter sido.

    Fiquei com medo (sério!).
     
  3. Como o Vilya disse, Física Quântica é algo realmente assombroso.
    Feänor seria um gênio acima de toda a genialidade da humanidade então!

    Acredito que se os Elfos realmente existissem, e houvessem desenvolvido todo esse poderio bélico e tecnológico em nosso mundo, acho que seriam virtualmente invencíveis.

    Quanto aos efeitos do emaranhamento quântico, o mais estranho não é seu acontecimento, mas sim a sua atemporalidade, pois pensem comigo, fótons que tocaram em um palantír à milênios atrás, sãp capazes de se reproduzir com um simples comando verbal, e ainda entrar na mente do Istari ou do humano que estivesse consultando.
    É assunto pra deixar um nerd sem sono!
     
    Última edição: 2 Set 2009
  4. JPHanke

    JPHanke Usuário

    Essas ideias sobre as Palantiri serem um reprodução controlada desses fenômenos quânticos me deixaram bem surpresos aqui! Ainda mais depois do que o Vilya disse sobre o tempo médio que demoraríamos para conseguir reproduzir este efeito uma única vez!! 8-O

    Pensando agora sobre este assunto, parece que os elfos então (ou pelo menos Fëanor) teria um conhecimento físico muito mais avançado que o nosso, em especial quando se tratam das propriedades e fenômenos em alguns materiais. E, curiosamente, a Física é uma das ciências que eu vejo como a mais ausente na Terra-média.
     
  5. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Que trem complexo...
    Vamos voltar às teorias biológicas e deixar a física quântica pra lá? :lol:
     
  6. Dúnadan Thorongil

    Dúnadan Thorongil Mensageiro de Gondor

    Muito interessante. Nunca imaginei Física Quântica na Terra-média, muito menos nos palantíri. Nunca imaginei que poderiam funcionar assim. Fëanor era "o elfo" pra dominar coisas assim...

    Também prefiro. :lol:
    Mesmo achando essa área da Física muito interessante, ainda prefiro a boa e velha Biologia. hehehe
     
    Última edição: 2 Set 2009
  7. Elmarien

    Elmarien Mighty Mane Thorin

    O.O

    Agora, sim, admiro elfos geniais e tenho vontade de estudar Física.
     
  8. Meglin Celebrandir

    Meglin Celebrandir Hansi Ilúvatar

    Gostei.... Foi exatamente isso o que eu pensei quando vi que iam falar dos Palantíri! Entrelaçamento quântico...

    Genial!
     
  9. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Sem dúvidas foi um presente muito especial os Palantiri. As habilidades de Feanor estavam acima do nível humano e élfico. Feanor devia ter pelo menos um "nível Maiar" de habilidades manuais para conseguir manipular tão bem as substâncias do mundo. Os truques tecnológicos chamados de magia, mudavam as propriedades dos átomos dando a eles caracteristicas específicas, concedendo as estruturas atributos não encontradas em ambiente natural.

    Enquanto os homens precisavam combinar coisas para obter resultados os elfos podiam simplesmente pegar essas coisas e concedê-las novas permissões, agindo mais diretamente.

    Ele mesmo ficava junto de um dos ferreiros de Aulë aprendendo tudo o que podia. E a oficina e forja de Feanor deviam ter um pouco das mesmas "tecnologias" usadas para forjar coisas celestes que os Valar faziam, numa escala mais rústica. Feanor deve ter estudado a luz para poder colocá-la nas Silmarils. Para isso ele não deve ter estudado apenas sob a tutela do povo de Aulë e muitos segredos devem ter sido transmitidos de outros Valar. No Silma diz que até Melkor em seu período "calmo" ensinou os elfos e seu conhecimento era vasto e enorme e Feanor deve ter aproveitado a proximidade da sabedoria dos poderes até o limite.
     
  10. Anwel

    Anwel Nazgûl Cavaleiro

    Muito bom o tópico como sempre, mas, na minha ignorância, quando lí o título achei que a matéria ia ser sobre os aparatos usados por Fëanor para a realização dos palantirí e silmarilli.

    Mas aprender sobre algo distante da sua realidade (a minha no caso) é sempre bom!

    Valeu Cisne!
     
  11. Eów Dernhelm

    Eów Dernhelm Amigável mesmo sendo um...

    É realmente muitissimo interessante este tópico. Mas eu prefiro deixar as questões da Física com pessoas que tem "tata" para essa área, o que definitivamente não é o meu caso xD
     
  12. Lew Morias

    Lew Morias Luck is highly overrated

    Taí duas coisas que despertam muito o meu interesse: Tolkien e Física Quântica. Há alguns meses saiu na Scientific American um artigo sobre o entrelaçamento quântico. Eu até li, mas não entendi muita coisa. O que eu nunca poderia imaginar é que um fenômeno tão estranho, intrigante até mesmo para quem entende do assunto [o que não é o meu caso...] pudesse ser relacionado com o universo de Tolkien.

    E quanto a Fëanor? Além de um artesão excelente até mesmo para os padrões élficos, ele ainda entendia de física quântica? 8-O

    Se não tivesse feito tanta merda depois, seria meu ídolo.
     

Compartilhar