• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Censo Valinor Literatura 2022

Status
Fechado para novas mensagens.
Ôxi... negócios são negócios. O vendedor de chapéus pode bater à sua porta pra oferecer o produto dele, sem que ele queira ser seu amigo no Feice. :dente:
De qualquer forma, esse método de ir atrás dos leitores parece ter dado bastante certo pra ela, né?
É spam que chama, esse método. Spam inbox. Existe uma razão por que ninguém gosta de vendedor ambulante que bate à nossa porta. Falta de educação. Na segunda tentativa, bloqueei-a. O que deu certo pra ela foi cair nas graças da Companhia das Letras. Agora vive a dar palestras e fazer lives como se fosse autoridade em escrita criativa ou sei lá o quê. (Claro que ser gata e gostosa não teve nada a ver com isso... :hxhx: ) Quero distância.
 
É spam que chama, esse método. Spam inbox. Existe uma razão por que ninguém gosta de vendedor ambulante que bate à nossa porta. Falta de educação. Na segunda tentativa, bloqueei-a. O que deu certo pra ela foi cair nas graças da Companhia das Letras. Agora vive a dar palestras e fazer lives como se fosse autoridade em escrita criativa ou sei lá o quê. (Claro que ser gata e gostosa não teve nada a ver com isso... :hxhx: ) Quero distância.

Cair nas graças da Cia das Letras sempre ajuda, né? Mas ela iniciou esse trajeto vendendo o livro pelo Instagram, não foi não? Pelo menos foi o que li por aí.


Aí veio o Prêmio São Paulo em 2017 e o contrato com a Cia das Letras...
 
Janeiro
01. A Grande Caçada - Série A Roda do Tempo – Vol. 2 - Robert Jordan (704 páginas) - Pausado
02. A Sociedade do Anel - O Senhor dos Anéis - J.R.R. Tolkien (576 páginas)
03. As Duas Torres - O Senhor dos Anéis - J.R.R. Tolkien (464 páginas)

Fevereiro
04. O Retorno do Rei - O Senhor dos Anéis - J.R.R. Tolkien (528 páginas)
05. Torto Arado - Itamar Vieira Junior (264 páginas)
06. Janis Joplin – Sua Vida, Sua Música - Holly George-Warren (432 páginas) - Pausado

Novembro

07. O Silmarillion - J.R.R. Tolkien (480 páginas)
08. Contos Inacabados - J.R.R. Tolkien (624 páginas) - Aos trancos e barrancos

Dezembro

09. A Hora das Bruxas - Anne Rice (992 páginas)
10. Lasher - Anne Rice (576 páginas)
11. Taltos - Anne Rice (448 páginas)

Só pra registrar que terminei de ler os da Anne Rice ainda em 2022.
 
Esse é bom? Eu vi na Amazon e fiquei curioso, e tenho um fetiche nos grossos (ui!).
Eu adoro esse livro, ele tem vários mistérios e acho muito superior aos dos vampiros que são "o forte" da Anne Rice né. Mas é um livro pesado, tem desde doença mental, incesto, estupro e por aí afora. Confesso que, nessa releitura, eu me decepcionei um pouco foi com a continuação, esse primeiro livro te prende demais e deixa muito mistério, daí parece que as continuações decaem bastante, sendo que eu não lembrava que o final em Taltos é tão fuén. Mas mesmo com o final fuén, eu recomendaria.
 
Mais uma vez, este foi um ano fraco em clássicos, mas com bastante diversidade. Boa parte do ano foi ocupada pela pós-graduação e alguns dos livros lidos para tal também constam na lista. Já os clássicos, foram apenas 3: dois do século XIX e um do século XVI. Primeira vez que li Balzac e Poe e posso dizer que são excelentes (apesar do terro de Poe não me causar efeito).
Pelo terceiro ano consecutivo, eu alimentei este recente vício: Fernando Sabino. E fiquei com aquele gostinho de quero mais que será alimentado novamente em 2023. hehe
Mas o destaque principal, com toda a certeza, vai para Suassuna. Sou um grande fã do autor/dramaturgo, mas nunca havia lido nada dele. Conheço apenas suas palestras (que já vi repetidas vezes) e as adaptações de suas obras para o audiovisual. Mas ler O Auto da Compadecida me mostrou o que eu já sabia: Suassuna é um gênio que merece ser lido por todos os brasileiros para que a verdadeira cultura nacional seja reconhecida!!!
A lista dos anos anteriores está o link do primeiro comentário.
Segue a lista 2022:
Cães de Guerra (Frederick Forsyth)
Deus e o Diabo no Buteco Eternidade (Serginho T. Vaca)
Estação das Crônicas: O Santuário do Lenheiro (Ulisses Passarelli)
Escritos Políticos / A Arte da Guerra (Maquiavel)
O Grande Mentecápto (Fernando Sabino)
Um Corpo na Biblioteca (Agatha Christie)
Mácula (Mariana Basílio)
A Nudez da Verdade (Fernando Sabino)
Comunicação e Expressão (Daysi Batista Pail e Letícia Sangaletti)
Edgar Alan Poe: Medo Clássico - Vol. 1 (Edgar Alan Poe)
Raízes Genealógicas - Seu Guia de Pesquisa (C. S. Rosa)
50 Poemas Escolhidos pelo Autor (Erick Ponty)
Inferno (Dan Brown)
Linguística Avançada (Debbie Mello Nobre e outros)
Eugênia Grandet (Honoré de Balzac)
introdução à Linguística (Debbie Mello Nobre e outros)
Semiótica (Cláudia R. P. Campos e outros)
Análise do Discurso (Laís V. A. Medeiros)
O Mistério dos Sete Relógios (Agatha Christie)
As Melhores Histórias de Fernando Sabino (Fernando Sabino)
Auto da Compadecida (Ariano Suassuna)
Olhares Bem Guardados (Heloisa Domingues)
Santos Dummont (Alcy Cheuiche)
 
Mas o destaque principal, com toda a certeza, vai para Suassuna. Sou um grande fã do autor/dramaturgo, mas nunca havia lido nada dele. Conheço apenas suas palestras (que já vi repetidas vezes) e as adaptações de suas obras para o audiovisual. Mas ler O Auto da Compadecida me mostrou o que eu já sabia: Suassuna é um gênio que merece ser lido por todos os brasileiros para que a verdadeira cultura nacional seja reconhecida!!!
É disso que eu tô falanu! O que eu comentei no Fb sobre as listas (e os comentários, principalmente) inspirarem as leituras dos demais. Já botei na minha lista. Foi uma boa lembrança, já há algum tempo queria ler Suassuna.
 
Janeiro:
1. The Picture of Dorian Gray. Oscar Wilde. Amazon Classics. 171 pg. ★★★★★

2. Notas do Subsolo. Fiódor Dostoévski. L&PM. 160 pg. ★★★★★

Fevereiro:
3. Flores Matinais Colhidas ao Entardecer/朝花夕拾 (Edição Bilíngue). Lu Xun/鲁迅. 240 pg. ★★★★
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo