• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Censo Valinor Literatura 2022

Status
Fechado para novas mensagens.
Pelo que ouvi da minha própria mãe (ela mesma leitora voraz de Agatha Christie na juventude), é sempre isso aí. Eu diria pra não continuar insistindo, mas se alguma força cósmica te impele ao sacrifício, continue, continue. :timido:
 
Janeiro
01. A Grande Caçada - Série A Roda do Tempo – Vol. 2 - Robert Jordan (704 páginas) - Pausado
02. A Sociedade do Anel - O Senhor dos Anéis - J.R.R. Tolkien (576 páginas)
03. As Duas Torres - O Senhor dos Anéis - J.R.R. Tolkien (464 páginas)

Fevereiro
04. O Retorno do Rei - O Senhor dos Anéis - J.R.R. Tolkien (528 páginas)
05. Torto Arado - Itamar Vieira Junior (264 páginas)
06. Janis Joplin – Sua Vida, Sua Música - Holly George-Warren (432 páginas) - Lendo

Como eu vi que engatei melhor as leituras lendo em livro físico, continuo mantendo o kindle guardado na bolsa e dando preferência pros livros que eu tenho em casa ou empréstimos pra tentar continuar nesse ritmo e, por isso, aparentemente deixei o Robert Jordan largado como um cão sarnento.
 
Janeiro:

01) O Mez da Grippe - Valêncio Xavier (p. 76).
02) O Dono do Mar - José Sarney (p. 271).

Fevereiro:

03) Quarto de Despejo - Carolina Maria de Jesus (p. 192).
04) Hamlet - William Shakespeare (p. 160).

_____

Até hoje, de Shakespeare, só havia lido Romeu e Julieta, empolgado após ter visto a peça encenada pelo Grupo Galpão, em Belo Horizonte. Meu nome de usuário no fórum veio daí. Demorei muito pra voltar a ler Shakespeare. Até que, uns dias atrás, na fila pra tomar a 3a dose da vacina contra Covid-19, iniciei a leitura, aproveitando que estava disponível no Prime Reading e depois de ter pedido ao @Béla van Tesma uma referência sobre a tradução do Millôr. Cara, adorei! É bom pra caralho! E já baixei Macbeth no Kindle, aproveitando que também está disponível no Prime Reading. Vou ler em breve...
 
1. Priest - Sierra Simone
2. World After - Susan Ee
3. End of Days - Susan Ee

______
A meta é terminar tudo o que comecei a ler entre 2019 e 2021, nem que seja na força do ódio.
 
Como assim "direciona a trama de forma muito artificial"?
Não sei se é bem isso que o @Jacques Austerlitz quis dizer, mas tudo nos livros é muito "costuradinho", não tem pista que não dá em nada, suspeitas mal-direcionadas etc. Eu gosto dos livros dela, mas encaro mais como um quebra-cabeça romanceado do que uma narrativa de investigação verossímil.

Aliás, eu acho que era a @Clara que tava falando de romances policiais, eu tô gostando bastante das histórias do Strike que a assassina de travestis J.K. Rowling tá escrevendo. Eu recomendo ler na ordem, pra acompanhar a história dos protagonistas por trás.

JANEIRO
1 - A Filha das Profundezas - Rick Riordan. 328 pp.
2 -Comentário ao Evangelho segundo João, vol 1: O Livro dos Sinais - Raymond E. Brown. 848 pp.
3 - Os Reis do Wyld - Nicholas Eames. 541 pp.
4 - The World of Robert Jordan's The Wheel of Time - Robert Jordan & Teresa Patterson. 294 pp.
5 - As Desolações do Recanto do Demônio - Ransom Riggs. 476 pp.
6 - Uma Coroa de Espadas - Robert Jordan. 749 pp. (releitura)
7 - Duna - Frank Herbert. 646 pp. (releitura)
8 - Comentário ao Evangelho segundo João, vol 2: O Livro da Glória - Raymond E. Brown. 760 pp.
9 - A Quinta Estação - N.K. Jemisin. 556 pp.

FEVEREIRO
10 - Messias de Duna - Frank Herbert. 254 pp. (releitura)
11 - Grandes Esperanças - Charles DIckens. 702 pp. (releitura)
12 - O Portão do Obelisco - N.K. Jemisin. 484 pp.
 
Não sei se é bem isso que o @Jacques Austerlitz quis dizer, mas tudo nos livros é muito "costuradinho", não tem pista que não dá em nada, suspeitas mal-direcionadas etc. Eu gosto dos livros dela, mas encaro mais como um quebra-cabeça romanceado do que uma narrativa de investigação verossímil.

Aliás, eu acho que era a @Clara que tava falando de romances policiais, eu tô gostando bastante das histórias do Strike que a assassina de travestis J.K. Rowling tá escrevendo. Eu recomendo ler na ordem, pra acompanhar a história dos protagonistas por trás.
Isso, a história parece carecer de naturalidade, tudo é montado para explicar a revelação e a falta de sutileza deixa muito evidente que os personagens não passam de peões.
 
E Meneldur citou a menina Joana com propriedade. Ela é mestra nessa arte de sair jogando várias informações com total naturalidade, o leitor não tem vida fácil para perceber quais são os detalhes realmente cruciais para o desenrolar da história.
 
JANEIRO
FEVEREIRO
1. Crônicas da Surdez - Paula Pfeifer


Finalmente desde o ínicio da pandemia em 2020 eu coloquei um livro aqui....
isola13 francesca GIF by Isola dei Famosi
 
eu tô gostando bastante das histórias do Strike que a assassina de travestis J.K. Rowling tá escrevendo. Eu recomendo ler na ordem, pra acompanhar a história dos protagonistas por trás.

Bacana.
Tenho "O Chamado do Cuco" no kindle, logo darei uma conferida. =]
 
1. Ciência e pseudociência: por que acreditamos apenas naquilo em que queremos acreditar - Ronaldo Pilati
2. A primeira história do mundo - Alberto Mussa
3. O cortiço - Aluísio Azevedo
4. Admirável mundo novo - Aldous Huxley
5. Grandes esperanças - Charles Dickens
6. O pequeno príncipe - Antoine de Saint-Exupéry
7. Adeus às armas - Ernest Hemingway
8. Mensagem - Fernando Pessoa
9. Hamlet - William Shakespeare
10. The Great Gatsby - F. Scott Fitzgerald
11. Dogbert's Clues for the Clueless - Scott Adams
12. Harry Potter and the Order of the Phoenix - J.K. Rowling

Essa coisa das iniciais dos termos do título em maiúsculo ou minúsculo às vezes chacoalha meu TOC... Tô obedecendo a sugestão do próprio livro, em como o título aparece naquela folha de rosto com as informações. Mas ainda não consigo enxergar um padrão. TIpo, não entendo por que é "O pequeno príncipe" mas é "The Great Gatsby". Em inglês as regras são diferentes?
 
Última edição:
JANEIRO
1 - A Filha das Profundezas - Rick Riordan. 328 pp.
2 -Comentário ao Evangelho segundo João, vol 1: O Livro dos Sinais - Raymond E. Brown. 848 pp.
3 - Os Reis do Wyld - Nicholas Eames. 541 pp.
4 - The World of Robert Jordan's The Wheel of Time - Robert Jordan & Teresa Patterson. 294 pp.
5 - As Desolações do Recanto do Demônio - Ransom Riggs. 476 pp.
6 - Uma Coroa de Espadas - Robert Jordan. 749 pp. (releitura)
7 - Duna - Frank Herbert. 646 pp. (releitura)
8 - Comentário ao Evangelho segundo João, vol 2: O Livro da Glória - Raymond E. Brown. 760 pp.
9 - A Quinta Estação - N.K. Jemisin. 556 pp.

FEVEREIRO
10 - Messias de Duna - Frank Herbert. 254 pp. (releitura)
11 - Grandes Esperanças - Charles DIckens. 702 pp. (releitura)
12 - O Portão do Obelisco - N.K. Jemisin. 484 pp.
13 - A Ilha Misteriosa - Jules Verne. 537 pp. (releitura)
 
@Eriadan já falei um pouco sobre isso aqui na Valinor, para você mesmo rs. [1]

Basicamente:
Você pode optar por só usar a primeira maiúscula e outras maiúsculas só em nomes próprios ou pode usar iniciais maiúsculas como padrão, mas neste caso vão diferir as regrinhas sobre quais classes de palavras entram nisso aí conforme o manual.

A impressão que eu tenho é de que em inglês há uma tradição muito forte ainda de manter as iniciais maiúsculas ao longo do título, mas veja que o artigo definido (the) e a conjunção aditiva (and) são duas que não entram nessa regra. Decerto há outras.
 
JANEIRO.

1- Homo Ferox: As Origens da Violência Humana e o que Fazer para Derrotá-la. Reinaldo José Lopes, pp. 316, Harper Collins.

FEVEREIRO.

1- How We Learn: Why Brains Learn Better Than Any Machine...for Now. Stanislas Dehaene, pp. 319, Penguin.
 
Ainda sobre essa questão dos títulos, uma historinha pessoal curiosa. Fiz curso de inglês na Wizard durante um bom tempo, e em uma das turmas das quais fiz parte a professora era americana.

Tínhamos que fazer "essays", redações sobre determinado assunto. E todo mundo colocava os títulos dos essays com letras minúsculas (obviamente a primeira em maiúscula). A professora americana sempre corrigia os títulos de todo mundo, falava que em inglês o padrão é Ter Todas As Palavras Do Título Com Letra Maiúscula (menos termos como "and", "of", "with", "the" que são opcionais), que deveríamos aprender a separar os títulos em português dos títulos em inglês.
 
JANEIRO
1 - A Filha das Profundezas - Rick Riordan. 328 pp.
2 -Comentário ao Evangelho segundo João, vol 1: O Livro dos Sinais - Raymond E. Brown. 848 pp.
3 - Os Reis do Wyld - Nicholas Eames. 541 pp.
4 - The World of Robert Jordan's The Wheel of Time - Robert Jordan & Teresa Patterson. 294 pp.
5 - As Desolações do Recanto do Demônio - Ransom Riggs. 476 pp.
6 - Uma Coroa de Espadas - Robert Jordan. 749 pp. (releitura)
7 - Duna - Frank Herbert. 646 pp. (releitura)
8 - Comentário ao Evangelho segundo João, vol 2: O Livro da Glória - Raymond E. Brown. 760 pp.
9 - A Quinta Estação - N.K. Jemisin. 556 pp.

FEVEREIRO
10 - Messias de Duna - Frank Herbert. 254 pp. (releitura)
11 - Grandes Esperanças - Charles DIckens. 702 pp. (releitura)
12 - O Portão do Obelisco - N.K. Jemisin. 484 pp.
13 - A Ilha Misteriosa - Jules Verne. 537 pp. (releitura)
14 - Jesus de Nazaré - Bento XVI. 558 pp.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo