• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Canopus in Argos: Arquivos (Doris Lessing)

Bruno Masei

Usuário
Galera, ALGUÉM já leu essa pentalogia?

Vou colocar uma breve descrição que achei na Wikipédia:

Na série Canopus em Argos: Arquivos, Doris Lessing conduz o leitor ao mundo dos Impérios de Canopus e Sirius, num universo que aborda a colonização de planetas em esferas muito além do mundo físico das naves espaciais. Por isso mesmo a literatura de Doris Lessing tem sido denominada de ficção espacial.

Com a série Canopus em Argos: Arquivos, Doris Lessing transcendeu o realismo completamente, contudo restabelecendo-o dentro de um ajuste do espaço-tempo. Criou o que chama um mundo novo para mim mesma, autoconsistente e com possibilidades infinitas, um reino onde os mitos e lendas dos planetas deixaram de ser apenas manifestações de indivíduos sozinhos, onde sobrevêm os aspectos das rivalidades e das interacções do Império de Canopus com os outros impérios galácticos, Sirius, e seu inimigo, o império Puttoria, com seu planeta criminoso, Shammat.

_____________

Assim. Em poucas palavras, eu li essa pentalogia 3 vezes e pra mim é o que de melhor existe no gênero (ficção científica, espacial, ponham como quiser, hehe).

Até hoje fico fascinado com Doris por causa desse livro. Além de ser narrativamente falando extremamente criativo e diferente, os detalhes da história são incríveis. E conversam a todo momento com a realidade.

Recomendo FORTEMENTE, pra quem puder encontrar (por que é um trabalhão encontrar os cinco volumes pra vender, viu).

Aqui, um link para uma resenha que fiz para o primeiro dos cinco (Shikasta).

http://sandubadequeijo.com.br/2009/02/17/livro-shikasta/
 
[align=justify]Doris Lessing inclusive ganhou o Nobel há alguns anos atrás, não é mesmo? Os cinco títulos da série Canopus in Argos são:

01 - Shikasta
02 - Casamentos entre as Zonas 3, 4 e 5
03 - As Experiências de Sirius
04 - O Planeta 8: Operação Salvamento
05 - Os Agentes Sentimentais do Império Volyen

Certo? Já tinha ouvido falar dessa saga há algum tempo, depois de tu falar me deu mais vontade ainda. Haja verba!
[/align]
 
Nunca soube (nem imaginei) que Doris Lessing havia escrito livros desse tipo!
 
Sim, ganhou em 2007. Olha a reação dela ao ficar sabendo, que coisa fofa!

http://www.youtube.com/watch?v=vuBODHFBZ8k

Sim, exatamente Lucas, esses são os cinco volumes. O problema não é nem valor, cara. É você achar essas pragas pra comprar. Se conseguir, vale MUITO a pena comprar, por que é simplesmente maravilhoso.

Não é uma história comum, que vai terminar no quinto livro. Cada livro tem sua própria história, mas que evidencia bastante toda a questão interplanetária e PRINCIPALMENTE comportamental que a Doris lessing propõe.

O primeiro, Shikasta, é sobre a colonização da Terra por Canopus (Shikasta é o nome que a Terra passa a ser chamada depois que cai em desgraça).

O Casamento das Zonas 3, 4 e 5 é uma fábula MARAVILHOSA do governante de dois reinos precisarem se unir por forças maiores. Mas é tão fantástico o conflito constante nesse livro. Não dá pra explicar direito. Tem que ser lido. É um dos que mais gosto na pentalogia.

O terceiro, As Experiências de Sirius, é sobre a colonização de Sirius em Shikasta (a Terra foi dividida entre os dois impérios) e é bem legal ver como as coisas são diferentes.

Planeta 8, é uma história distinta de um planeta fadado à destruição por causa de clima, que Canopus tenta salvar, é muito bacana.

Os Agentes Sentimentais é sobre os agentes sentimentais, haha. Confesso que esse último é o que eu menos me lembro.

Mas quem puder ler. Leia, por que é uma SAGA achar alguém pra debater, conversar sobre isso. Sou meio frustrado por causa disso, hehe.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo