1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Canopus in Argos: Arquivos (Doris Lessing)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Bruno Masei, 27 Jul 2010.

1. Bruno Masei

Bruno Masei Usuário

Galera, ALGUÉM já leu essa pentalogia?

Vou colocar uma breve descrição que achei na Wikipédia:

Na série Canopus em Argos: Arquivos, Doris Lessing conduz o leitor ao mundo dos Impérios de Canopus e Sirius, num universo que aborda a colonização de planetas em esferas muito além do mundo físico das naves espaciais. Por isso mesmo a literatura de Doris Lessing tem sido denominada de ficção espacial.

Com a série Canopus em Argos: Arquivos, Doris Lessing transcendeu o realismo completamente, contudo restabelecendo-o dentro de um ajuste do espaço-tempo. Criou o que chama um mundo novo para mim mesma, autoconsistente e com possibilidades infinitas, um reino onde os mitos e lendas dos planetas deixaram de ser apenas manifestações de indivíduos sozinhos, onde sobrevêm os aspectos das rivalidades e das interacções do Império de Canopus com os outros impérios galácticos, Sirius, e seu inimigo, o império Puttoria, com seu planeta criminoso, Shammat.

Assim. Em poucas palavras, eu li essa pentalogia 3 vezes e pra mim é o que de melhor existe no gênero (ficção científica, espacial, ponham como quiser, hehe).

Até hoje fico fascinado com Doris por causa desse livro. Além de ser narrativamente falando extremamente criativo e diferente, os detalhes da história são incríveis. E conversam a todo momento com a realidade.

Recomendo FORTEMENTE, pra quem puder encontrar (por que é um trabalhão encontrar os cinco volumes pra vender, viu).

Aqui, um link para uma resenha que fiz para o primeiro dos cinco (Shikasta).

http://sandubadequeijo.com.br/2009/02/17/livro-shikasta/

2. Lucas_Deschain

Lucas_Deschain Biblionauta

[align=justify]Doris Lessing inclusive ganhou o Nobel há alguns anos atrás, não é mesmo? Os cinco títulos da série Canopus in Argos são:

01 - Shikasta
    02 - Casamentos entre as Zonas 3, 4 e 5
    03 - As Experiências de Sirius
    04 - O Planeta 8: Operação Salvamento
    05 - Os Agentes Sentimentais do Império Volyen

Certo? Já tinha ouvido falar dessa saga há algum tempo, depois de tu falar me deu mais vontade ainda. Haja verba!
    [/align]

3. Clara

Clara Antifa Usuário Premium

Nunca soube (nem imaginei) que Doris Lessing havia escrito livros desse tipo!

4. Bruno Masei

Bruno Masei Usuário

Sim, ganhou em 2007. Olha a reação dela ao ficar sabendo, que coisa fofa!

http://www.youtube.com/watch?v=vuBODHFBZ8k

Sim, exatamente Lucas, esses são os cinco volumes. O problema não é nem valor, cara. É você achar essas pragas pra comprar. Se conseguir, vale MUITO a pena comprar, por que é simplesmente maravilhoso.

Não é uma história comum, que vai terminar no quinto livro. Cada livro tem sua própria história, mas que evidencia bastante toda a questão interplanetária e PRINCIPALMENTE comportamental que a Doris lessing propõe.

O primeiro, Shikasta, é sobre a colonização da Terra por Canopus (Shikasta é o nome que a Terra passa a ser chamada depois que cai em desgraça).

O Casamento das Zonas 3, 4 e 5 é uma fábula MARAVILHOSA do governante de dois reinos precisarem se unir por forças maiores. Mas é tão fantástico o conflito constante nesse livro. Não dá pra explicar direito. Tem que ser lido. É um dos que mais gosto na pentalogia.

O terceiro, As Experiências de Sirius, é sobre a colonização de Sirius em Shikasta (a Terra foi dividida entre os dois impérios) e é bem legal ver como as coisas são diferentes.

Planeta 8, é uma história distinta de um planeta fadado à destruição por causa de clima, que Canopus tenta salvar, é muito bacana.

Os Agentes Sentimentais é sobre os agentes sentimentais, haha. Confesso que esse último é o que eu menos me lembro.

Mas quem puder ler. Leia, por que é uma SAGA achar alguém pra debater, conversar sobre isso. Sou meio frustrado por causa disso, hehe.

Compartilhar