• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cancer

Primula

Moda, mediana, média...
Estudo desvenda plano de fuga do câncer pelo corpo
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u12329.shtml

chamo a atenção no seguinte fato:

Normalmente, as células do corpo morrem ao deixar seu tecido de origem, em um processo chamado "anoikis" (em grego, palavra que significa "falta de lar"). No entanto, as versões cancerígenas possuem uma proteína que as mantém vivas enquanto se espalham pelo corpo.

Acho isso interessante, pois uma vez discutindo com um amigo, passamos pela aterradora idéia que a imortalidade estava nas células de cancer (que conseguem manter-se vivas mesmo depois que o paciente morreu por dias)

Ontem vendo uma palestra sobre determinação de estruturas proteicas (em vez de genoma fazer protenoma? :mrgreen:) lembrei do problema da vaca louca. A doença não era através de vírus ou bactérias, mas através de uma simples proteína. Ingerindo-se a proteina, tornamo-nos também infectados pela moléstia.

O fato é que as estruturas complexas da vida são fascinantes. Os virus saem de sua capa proteica e misturam seu RNA ao nosso infectando nossas células através de encaixes específicos proteicos de nossas membranas plasmáticas. Construindo "iscas" proteicas satisfatórias, pode-se enganar os vírus a se encaixar no lugar errado.

Mas se um vírus que se encaixava somente em células de frango começa a encaixar em células humanas? Temos a Gripe Asiática.

Ao mesmo tempo em que descobrimos coisas novas a respeito do funcionamento da vida, a vida nos prega peças e faz um novo quebra-cabeças, com novas peças.
 
pra mim, a mortalidade está ligada à necessidade do oxigênio. ELE (e mais umas poucas substancias) nos fazem envelhecer. plantas por ex não evelhecem (humm.. algumas apodrecem, mas axo q isso é outra coisa. me baseio na palavra da minha professora de biologia, então posso facilmente estar errado), enquanto animais que respiram de forma lenta vivem mais.

assim que descobrirmos algo que substitua o oxigenio e não libere radicais livres, vamos ficar potencialmente imortais 8-) (teoria recém-formulada; alguem me corrija se eu falei besteira)
 
O fato é que as estruturas complexas da vida são fascinantes. Os virus saem de sua capa proteica e misturam seu RNA ao nosso infectando nossas células através de encaixes específicos proteicos de nossas membranas plasmáticas. Construindo "iscas" proteicas satisfatórias, pode-se enganar os vírus a se encaixar no lugar errado.

Não só RNA mas tb pode ser DNA

Ao mesmo tempo em que descobrimos coisas novas a respeito do funcionamento da vida, a vida nos prega peças e faz um novo quebra-cabeças, com novas peças.

Isso é verdade... essa semana estava eu assistindo uma aula de genética e de repente a professora comentou sobre os ativadores. O material genético é o mesmo em todas as células não é? Pois então, pq a insulina é secretada apenas no pâncreas? Resposta ativadores... os ativadores presentes nas células do pâncreas que ativam enzima para fazer a transcrição do gene e depois a tradução.... no final resultando em insulina. Até ai tudo bem.... mas se o ativador tb é proteina então ele teve que ser sintetizado.... mas para ele ser sintetizado teria que ter um ativador 8O . A resposta para isso é complicada e eu ainda não entendi direito.... [/quote][/b]
 
Dark Light disse:
pra mim, a mortalidade está ligada à necessidade do oxigênio. ELE (e mais umas poucas substancias) nos fazem envelhecer. plantas por ex não evelhecem (humm.. algumas apodrecem, mas axo q isso é outra coisa. me baseio na palavra da minha professora de biologia, então posso facilmente estar errado), enquanto animais que respiram de forma lenta vivem mais.
Mas plantas tb precisam do ar atmosférico pra respirar... (pq oxigênio puro tb faz mal).

E "animais q respiram mais rápido => morrem mais rápido", isso se dá por eles terem TODO um metabolismo mais acelerado :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo