• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Buraco no Atacama já tem tamanho de prédio de 20 andares; o que se sabe

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
buraco-atacama-chile.png


As autoridades do Chile ainda buscam os motivos para o surgimento de um buraco gigante na comuna de Tierra Amarilla, na região do Atacama. Moradores encontraram o orifício no sábado (30), então com um diâmetro aproximado de 25 metros – mas há relatos de que está crescendo.

Técnicos do Serviço Nacional de Geologia e Mineração do Chile confirmaram nesta terça-feira (2) que o buraco possui 32 metros de diâmetro e pelo menos 64 metros de profundidade – equivalente a um prédio de até 20 andares.

O buraco fica próximo à mina Alcaparros, área que pertence à Candelária, grande mina de cobre ao norte do país. “Estamos preocupados”, disse o autarca da comuna, Cristóbal Zúñiga. “É um medo que sempre tivemos, o fato de estarmos rodeados por jazidas de mineração e obras subterrâneas”.

O que mais preocupa são os possíveis motivos para o surgimento do buraco. “Solicitamos o esclarecimento do porque ocorreu este evento”, afirmou Zúñiga. “Queremos saber se o colapso é produto da atividade mineira ou outra coisa”.

O que se sabe até agora​

Pouca coisa – mas existem algumas pistas. Havia uma obra vertical na mina Alcaparros, onde está o buraco do Atacama. Essa é uma das minas subterrâneas que compõem Ojos de Salgado – parte do complexo Candelaria.

Indiretamente, a mina Candelaria pertence às mineradoras Lundin (80%) e Sumitomo (20%). Só em 2021, a Candelaria produziu 118,6 mil toneladas de cobre. O buraco também vem na esteira do lobby da indústria de mineração contra o aumento de impostos a projetos relacionados ao meio ambiente e comunidades locais, previsto na nova constituição chilena.

Na segunda-feira (1), o Serviço Nacional de Geologia e Mineração determinou o fechamento dos acessos da mina e suspensão da obra nas proximidades do buraco. “Funcionários irão ao local para avaliar a situação e fazer novas recomendações”, afirmou o órgão no Twitter.

Outra definição é que ninguém se aproxime a menos de 100 metros de distância do local até que se saiba exatamente o que causou o sumidouro. Em análise, a Secretaria da Região Ministerial (Seremi) de Mineração do Atacama disse que não há risco de danos à população e que continuará monitorando a situação.

 
Estranho este "surgiu do nada". De certo essas mineradoras sabem o que aconteceu, mas não foram a público.
 
Estranho este "surgiu do nada". De certo essas mineradoras sabem o que aconteceu, mas não foram a público.

O Atacama é uma região muito rica em recursos no seu subsolo. É altamente provável que o excesso de atividade da mineração um dia poderia causar algum dano. Menos mal que a região ainda é pouco habitada.
 
Reza a lenda que o buraco é paga de boliviano que tá torcendo pro buraco aumentar o suficiente pra eles voltarem a ter o Litoral que fora perdido numa guerra contra os chilenos :hxhx:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo