1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Desde que li essa parte do Contos Inacabados fiquei com essa dúvida, pode parecer doideira mas...na página 215-216 do livro (Aldarion e Erendis) fala o seguinte:

    " A Erendis deram um casal de aves, cinzentas com bicos e pés dourados.Cantavam docemente uma para a outra, com muitas cadências que nunca se repetiam por todo um longo gorjeio melódico, mas, se fossem apartadas , imediatamentevoavam uma para junto da outra, e não cantavam separadas."


    Bom, além de terem cores "anormais" para um animal elas agiam de um modo diferente assim como é falado na página 216:

    "[...] Pois falamos com elas e mencionamos seu nome, e ficarão onde quer que você more.[...]"

    Podemos ver então que elas não eram simplismente "adestradas".

    Ai, na página 220 fala o seguinte:

    " Certa manhã, logo depois que Erendis chegou a Emerië, despertou com o canto de pássaros, e lá, no peitoril de sua janela estavam as aves élficas que por muito tempo haviam morado em seu jardim em Armenelos, mas que deixara pra trás, esquecidas."

    Ok, agora chegamos aonde eu queria...existiam animais de duas espécies, os élficos e os outros? Como se fossem para cada raça diferente? Ou aí no caso "aves élficas" só porque elas foram dadas pelos Eldar? ( eu acho difícil de ser isso)

    Então, o que vocês acham? :think:
     
  2. Tilion

    Tilion Administrador

    "Aves élficas" provavelmente porque foram aves dadas de presente a eles pelos Eldar, sim, que volta e meia viajavam de Eressëa até Númenor e se relacionavam com os Númenoreanos, trocando tanto conhecimento quanto bens, antes que a Sombra caísse sobre a ilha.

    O máximo que poderia haver de diferente nas aves seria elas possuírem uma longevidade maior que suas similares por terem vivido em Eressëa (embora não se diga em lugar nenhum que isso fosse uma regra). Ainda assim, essa longevidade, ainda que pudesse existir, seria gradativamente menor com o passar das gerações. Vide o caso dos Mearas, que teriam sua origem na raça de cavalos criados por Oromë em Valinor (ou assim dizia a lenda): eram mais impressionantes do que seus parentes naturais da Terra-média, mas nem por isso viviam centenas de anos ou mesmo eram imortais (como o era o próprio cavalo de Oromë, Nahar).

    Enfim, na própria pág. 220 diz que elas acabaram voltando para Eressëa, de onde haviam vindo.
     
    Última edição: 7 Jun 2008
  3. Excluído014

    Excluído014 Excluído a pedido

    Huummmm..bem..pode ser que seja pq foi dada por ele..ou elas são imortais.(?)
    Ou foi só um modo de falar...?Pq..os unicos élficos que conheço são os élfos mesmo..e nem sabia que tinham animais élficos..

    Ah to confusa...

    EDIT:Ah ta obrigada...:mrgreen:
     
    Última edição: 7 Jun 2008
  4. Fimbrethil

    Fimbrethil Esse chato é um

    Eu acredito que sejam aves de Valinor...
     
  5. Morgomir

    Morgomir Ou não.

    Muito interessante essa comparação com os Mearas, era exatamente o que eu tinha pensado. Mas será que haviam mais animais desse tipo (Huan e etc)? E também podemos citar as Águias na Terceira Era (o líder tem um nome com G), e analisar como é interessante a sintonia entre Gandalf e Scadufax, levando em consideração que o fato de Gandalf ter passado bastante tempo em Valinor (e, logicamente, ser um Maia) pode, ao meu ver, ter sido o fator chave.
     
  6. Tilion

    Tilion Administrador

    Na verdade, em teoria qualquer animal de Aman (e Eressëa faz parte de Aman) seria "imortal", dada a natureza do continente. Mas isso antes da mácula da morte surgiur por lá, tanto pela renúncia à vida de Míriel como pelo derramamento do sangue de Finwë. A partir daí, creio que pelo menos a vida dos animais poderia ter sido afetada - mas é apenas especulação, já que Tolkien nunca elaborou muito essas questões e, o que elabarou, geralmente está cheio de contradições, que pouco ajudam na solução de algo.

    Huan é um caso à parte, assim como as águias da linhagem de Thorondor. Esse tipo de animal pensante e falante faz justamente parte de um desses textos que mencionei acima que mais confundem que ajudam, no qual Tolkien meio que tenta que explicar se eles possuem fëa ou não. Faz parte do "Myths Transformed", do HoME X, Morgoth's Ring, e pode ser encontrado traduzido aqui na Valinor.
     
  7. Na página 216 diz : "[...]Formam um par por toda a vida, e têm vida longa.Talvez haja muitas dessas aves a cantar nos jardins dos seus filhos."
     
  8. Tilion

    Tilion Administrador

    Sim, o mais lógico é supor que pelo menos essas duas viviam muito, já que realmente vieram de Aman. Mas o tamanho dessa longevidade entra naquilo que falei no último post. E como diz "vida longa", significa que uma hora de fato morrem.
     
  9. Então como poderíamos rotular Nahar?Não era cavalo dos elfos e sim de um Vala...E como seria com os cavalos de Rohan? Cavalos humanos?

    Acho que não...
     
  10. Edu

    Edu Draper Inc.

    Aliás, talvez essas aves tenham desaparecido da Terra-média após as desfigurações causadas por Melkor e tenham passado a existir apenas em Aman, e esse fato as tenha tornado "élficas" por sua proximidade com os eldar que ali viviam, em oposição às da mesma classe que existiam apenas na Terra-média (ou na Terra-média e em Aman, não sendo exclusivas de nenhum desses lugares).
     
  11. Tilion

    Tilion Administrador

    Não "cavalos humanos", mas "cavalos dos homens", isto é, pertencentes aos Homens. O mesmo é o caso dos cavalos dos Elfos da Terra-média: esses viviam tanto quanto qualquer cavalo de homens, com exceção dos Mearas, provalmente.

    Nahar nem pode ser enquadrado entre os cavalos normais, nem mesmo os de Aman. Ele é claramente "algo mais", já no Silma dá a entender que Oromë ia cavalgando nele de Aman até a Terra-Média (!!!) várias vezes, numa das quais encontrous os Elfos.

    O mais provável é que fosse um tipo de espírito que entrou com Ainur em Arda e assumiu essa forma de cavalo.
     
  12. Pois então, os Mearas poderiam se encaixar no "cavalos élficos" pelo fato de viverem mais...Já os outros cavalos....o mesmo acontece com as aves, veja as águias de Manwë.

    Outra coisa, se esses animais eram diferentes então como poderíamos classificá-los? Não como animais normais claro...essa é a intenção do tópico, existem aniamis diferentes?...
     
  13. Professor de Português...:lol:
     
  14. Tilion

    Tilion Administrador

    Não, pois não eram cavalos dos Elfos de fato. A história diz que o próprio Oromë entregou o primeiro cavalo dessa raça, criada por ele, vindo de Valinor, para os antepassados dos Rohirrim. Não passou pela mão de Elfo algum. Não é porque vive muito que algo é "élfico".

    Continuam sendo animais, que podem cruzar com os de vida mais curta da Terra-média (como sem dúvida foi o caso dos Mearas). São as mesmas raças, apenas com uma ou outra peculiaridade que as diferenciam.

    É, tem gente que precisa. =]

    "Cavalos humanos" é uma expressão ambígua, pois dá a entender que os cavalos tinham características dos Homens, tal como "cavalos élficos" dá a entender que os cavalos viviam tanto quanto os Elfos.

    E não faça um post para cada citação. Coloque mais de uma citação no mesmo post. Do contrário, também é flood.
     
  15. Tá, então os cavalos não eram criação de Yavanna e não eram élficos..nesse caso como poderíamos chamá-los? Pq cavalos normais eles não eram...

    Adoro frases ambíguas, não é todo mundo que entende...:yep:


    Deixa eu postar do jeito que eu quero, pelo amor de Eru!
     
  16. Duilin

    Duilin Eruhín Alcarohtar

    Er... devagar com o andor pessoal!

    Sobre os animais, essa coisa de dizer animais élficos, ou dos homens ou sei lá o quê, se dá mais para explicar (ou complicar) um pouco sobre sua origem e poder justificar algumas características herdadas.

    Por exemplos, os super-cavalos de Rohan, que segundo a lenda são descendentes do próprio Nahar, um cavalo super especial (que não sei por quem foi criado, Yavanna, Oromë, a música ou o próprio Eru diretamente) usado por Oromë.

    Com uma origem diferenciada, qualquer que tenha sido, mais velho que a existência dos primogênitos, assim como a dos demais "animais élficos" tiverem descendentes de alguma forma, e apesar do enfraquecimento dessa linhagem, muitas características podem ser notadas em seus posteriores.
     

Compartilhar