• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Atlântida

• Criador do tópico Criador do tópico Eriadan
  • Data de Criação Data de Criação
Obrigado Aracáno pela indicação destes autores. Eu não sou historiador e por isso não tenho base sólida para entender assuntos que vão além do que eu sei, não tive orientação certa e o que digo é suposição sobre descobertas confusas. Mas sei que posso confiar minhas teorias aos historiadores deste fórum :cerva:

Pelo que você disse do rumo das pesquisas sobre história podemos citar a ciência forense que nos tem minunciosamente ajudado nestes novos tempos á corrigir fatos que antigamente se colocava como verdade absoluta.

Bom me parece que estamos entrando em campo off-topic, se possível podemos discutir mais "história por trás da história" na seção atualidades e generalidades.

Grato :amem:

Última edição:
Mesmo aparentemente off-topic, a menção de Atlântida remonta a uma noção historiográfica mínima, por mais que seja indutiva, e creio que os fóruns nos são úteis por fornecerem esse tipo de debate livre. Mas ainda assim, como historiador, e alguém engajado com a historiografia, acho válido ressaltar a menção do trato ingênuo das fontes, que como um conselho de amigo, e não é de forma alguma seu caso, já presenciei aqui.

Abraços, e espero podermos discutir muitas outras questões, em muitos outros posts. =]

Obrigado Aracáno pela indicação do livro.

Quanto á exploração naval gostaria de indicar minha suposição, baseada no que eu suponho uma forma de pensamento da época.
É sabido que o conhecimento de navegação dos Fenícios, pode-se até dizer, avançada demasiadamente em relação á idade média por alguns fatores, e dentro do âmbito de que até o momento do fim do auge fenício nenhuma nação se lançou abruptamente ao mar além do comércio. Os fenícios com o tempo passaram a ser, digamos "senhores dos mares" por causa dos fatores explicados anteriormente, esse avanço naval e comercial não parou em nenhum momento até a queda. Baseando-se nisto os Fenícios com toda sua grandeza não paravam de se expandir, para eles a expansão representaria mais poder e lucro, e se possível mais conhecimento sobre o mundo em que viviam, isto somaria aos interesses não só deles mesmos, mas de outras nações que se interessariam. Chega-se á questão do medo de ir além, mas pelos estudos, será que todos os Fenícios teriam medo de ir além? Nem um mínimo capitão se atreveria á enfrentar o desconhecido? A resposta seria não, pois a nação chegou ao auge por causa da exploração e da aventura em outras terras, não há concordância em dizer que eles teriam medo de atravessar o oceano atlântico. Porém uns diriam que não existem provas, poderiam ser que eles mesmos manteriam suas descobertas incríveis exclusos de outros olhares. Já pensou os outros impérios (mais poderosos que eles claro) se lançando ao mar em direção á estas terras desconhecidas, e podendo até mesmo ter riquezas icomensuráveis. Com isto os Fenícios perderiam importância e se subjulgariam aos outros, tanto que até mesmo o decreto de Cartago assusta. Com a ruína da fenícia e de suas colônias, os possíveis entrepostos de outras terras seriam deixados á própia sorte. Se vocês procurarem sobre o assunto "Fenícios no Brasil" poderão ficar espantados com a boa quantidade de provas alegando esta teoria.
Aracáno seria bom ouvir sua opinião sobre isto. :mrgreen:

Nota: Foi comprovado pela comunidade científica vestígios de fenícios em Açores, talvez seja o primeiro passo para uma pesquisa séria

Muito interessante. De fato, inscrições fenícias em pedra foram encontradas na Bahia (Nordeste do Brasil), mas incompletas, isto a alguns anos atrás. Uma coisa interessante é que os fenícios e cários teríam uma tecnologia naval mais apropriada para longas viagens oceânicas do que mesmo as famosas caravelas portuguesas. Os "carpássios", éram grandes barcos de transporte, que escoltados por navios de guerra, destinavam-se a levar imigrantes e colonos para terras distantes onde os fenícios quiséssem estabelecer bases estratégicas, para expandir assim suas rotas comerciais. Os cretensses também assim procediam, bem como os cários, e etruscos, tirrênios, etc, todos povos aliados entre sí, e ameaçados na éra do bronze pela súbita expansão guerreira dos micênicos. Dá muito o que pensar... :think:

Muito interessante. De fato, inscrições fenícias em pedra foram encontradas na Bahia (Nordeste do Brasil)

Bahia, Rio de Janeiro, Piauí, Maranhão e se não em engano ainda tem mais estados que contém tais inscrições, Lobo posso afirmar que elas passam de dois mil, sem contar que deve haver muitas mais escondidas no meio de matagais e da Amazônia.

Bahia, Rio de Janeiro, Piauí, Maranhão e se não em engano ainda tem mais estados que contém tais inscrições, Lobo posso afirmar que elas passam de dois mil, sem contar que deve haver muitas mais escondidas no meio de matagais e da Amazônia.

Eu tenho uma grande curiosidade sobre os fenícios, sempre achei, desde que comecei a investigar mais profundamente sobre eles, que realizaram muito mais do que a historiografia oficial admite... :yep:

Eu tenho uma grande curiosidade sobre os fenícios, sempre achei, desde que comecei a investigar mais profundamente sobre eles, que realizaram muito mais do que a historiografia oficial admite... :yep:

Depois de estudar o básico, começe analisando a sua habilidade comercial, creio que sendo os melhores comerciantes (e cambistas) da idade antiga, sua "inteligência externa" e esperteza para lidar com riquezas fizeram com que escondesse os tais "paraísos além mar".

A colonização fenícia foi muito mais além até do que o Mediterrâneo oriental e ocidental, eles retiravam cobre e compravam âmbar na Inglaterra... Assim constata-se que eles tinham habilidades para navegar em diferentes ambientes, como o Mediterrâneo, e o Mar do Norte, e o Oceano Atlãntico. Suas técnicas navais foram aprimoradas até um certo nível, donde repentinamente estagnaram. Mas o importante é que eles cruzavam os "Pilares de Héracles", (Estreito de Gibraltar), com frequência, o comércio é sempre a fundamental inspiração prática não ideológica, a força motriz para a condução de novas descobertas, pelo desejo do lucro. E se os fenícios atravessavam a barreira atlântica, porque não outros povos navegantes... Ou ainda utilizando mais profusamente a imaginação: porque não alguma civilização anterior aos fenícios?...

Bom, reanimando o tópico...

Existem evidências geológicas de um arquipélago de ilhas, afundado no Oceano Atlântico, próximo as Ilhas Canárias, Madeira e Açores, e Costa Ibérica. Pondera-se q um dia tal formava um subcontinente a mais. Alguns pesquisadores audaciosamente denominaram tal evidência de "Archéohellenis", se não equivoco-me... Alguém sabe mais a respeito?

Bom, reanimando o tópico...

Existem evidências geológicas de um arquipélago de ilhas, afundado no Oceano Atlântico, próximo as Ilhas Canárias, Madeira e Açores, e Costa Ibérica. Pondera-se q um dia tal formava um subcontinente a mais. Alguns pesquisadores audaciosamente denominaram tal evidência de "Archéohellenis", se não equivoco-me... Alguém sabe mais a respeito?

Tenho algo para se adicionar muito interessante Lobo. Nestes dias eu comprei o livro "História secreta do Brasil" do português Vitor Manuel Adrião (Logo se percebe a carência de um campo arqueológico vasto e bem pesquisado, ditos pelo própio autor) em uma passagem o autor diz que até o século XV existia uma estátua de cavaleiro no pico mais alto de uma das ilhas de Açores, e que em uma mão o cavaleiro segurava uma espada e na outra apontava para o ocidente, o própio rei português da época mandou retirarem a estátua para levá-lo a Portugal, porém a estátua se despedaçou no caminho. Inclusive incrustado junto á estátua estava uma frase escrito em uma língua diferente, que infelizmente se perdeu. Quem sabe o que poderíamos ter encontrado nesta frase?

Esta estátua poderia mudar as concepções históricas sobre a interação entre os os povos de continentes distantes em épocas remotas... Super legal! Pena q ela se perdeu pra sempre... Seus fragmentos devem estar, (se ainda existirem), em algum lugar obscuro do fundo do Oceano, como a nossa sonhada (mas nem tão surreal assim) Atlântida, hihi...

Esta estátua poderia mudar as concepções históricas sobre a interação entre os os povos de continentes distantes em épocas remotas... Super legal! Pena q ela se perdeu pra sempre... Seus fragmentos devem estar, (se ainda existirem), em algum lugar obscuro do fundo do Oceano, como a nossa sonhada (mas nem tão surreal assim) Atlântida, hihi...

Lobo estou lendo o livro "História secreta do Brasil". Depois que terminar de ler direi um resumo de fatos que podem mudar a concepçãom de Fenícia no Brasil, que infelizmente para nós brasileiros é um campo esquecido e obscuro! :disgusti:

Valinor 2025

Total arrecadado
R$30,00
Termina em:
Back