• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Astrônomos capturam imagem rara de planeta em formação

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Astrônomos capturaram pela primeira vez a imagem diretamente obtida de um jovem planeta em formação.
http://www1.folha.uol.com.br/cienci...minam-o-planeta-terra-a-noite-veja-foto.shtml
O objeto em questão, o LkCA 15b, começou a se formar entre 50 mil a cem mil anos atrás --pouco tempo para os padrões do Universo.

11293173.jpeg

Ilustração artística de como seria a formação de um novo planeta que se encontra a 450 anos-luz da Terra

A 450 anos-luz da Terra, o planeta está concentrando poeira e gás estelar que circula uma antiga estrela com 2 milhões de anos.

Os parceiros na descoberta --Adam Kraus, do Instituto para Astronomia da Universidade do Havaí, e Michael Ireland, da Universidade Macquarie, que também trabalha no Observatório de Astronomia Australiano-- disseram que a estrela jovem está bem no centro de um disco de material estelar que a circunda.

Os cientistas anteriores não puderam observar a formação de um planeta antes porque ela acaba sendo ofuscada pelas luzes de outras estrelas das redondezas.

Para contornar esse problema, a dupla combinou dois métodos que deram resultado alterando como usavam os espelhos do observatório.

Fonte
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo