• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Alinhamento Politico

Qual seu alinhamento politico?


  • Total de votantes
    28
O nacionalismo progressista do PTB era uma continuação do varguismo, desse modo, não sei se pode-se chama-los de socialista em essência. Todos os direitos trabalhistas que Vargas implantou, destaque para o CLT, tinham uma segunda intenção, o controle do operariado e funcionamento harmônico com a elite, para o desenvolvimento da pátria. E isso é corporativismo característico do fascismo! E depois me dizem que fascismo é ruim... Só se for nazista. Apesar de que era apenas uma fração do pensamento e imagem complexa do Vargas, que analisado psicologicamente poderia ser um personagem de um romance psicológico, estilo Rodion Raskolnikov, do Crime e Castigo :lol:

Já sobre o anti-imperialismo e e anti-hegemônico, creio que seja relacionado mais à nacionalismo do que ao socialismo, propriamente dito. Relembrando que regimes socialistas usam muito o nacionalismo, assim como regimes da extrema direita para proteger e governar com ordem, o país.
 
Há uma herança mais à direita (PSD) e uma herança mais à esquerda (PTB) do Varguismo. Concordo que o PTB não era socialista. Sua base está mais ligada a um desenvolvimentismo nacionalista e ao trabalhismo - lembrando aqui que Jango tinha grande influência junto às forças sindicais. Elenquei o nacionalismo progressista pela apropriação que dele foi feita pela esquerda reformista posterior - entendendo as reformas de base como um avanço no sentido de enfrentar as condições estruturais e estruturantes de nossa dependência nos quadros da divisão internacional do trabalho, tendo por horizonte a construção de um projeto de nação mais soberano.

Edit:

Há traços de fascismo na ditadura do Estado Novo. Mas não consigo ver o segundo governo Vargas como fascista. E aqui entra a discussão entre os teóricos e os críticos do conceito de "populismo". Vale uma passada de olhos no trabalho do Francisco Weffort.
Você poderia argumentar, por exemplo, que os programas sociais do PT têm o objetivo de pacificar os trabalhadores, conciliando capital e trabalho. E acho difícil taxar o PT de fascista.
 
Última edição:
Social-democrata é centro-direita? Talvez, se você tiver a média do Brasil como centro. Questão metodológica.

Coloquei, em todo caso, "socialista moderado".
 
Eu concordo. Vargas era um politico que não se limitava a politica tradicional, ele se apropriava do que fosse mais vantajoso no momento. O que é certo é que gostava de poder ajudar os trabalhadores e o desenvolvimento econômico ao mesmo tempo, e tinha fé absoluta que sabia oque estava fazendo, está aí ele não gostar de oposição. Definitivamente, não era fascista, pois simplesmente se recusava a cumprir varias medidas características dos regimes nazifascistas. Exemplos são a marginalização da AIB e o assistencialismo aos trabalhadores que copiava a Carta del Lavoro, mas ultrapassava muito ela.

Já ao falar do PT, creio que na atualidade a ideologia brasileira é conturbada e praticamente esquecida na politica. Vejo boa parte da nossa politica como "gangues" disputando o poder. E passou a ser assim desde a Redemocratização. Muito triste. No passado, o PT poderia ter uma ideologia atraente à mim, mas hoje, mais que sua ideologia, seus feitos e seus principais membros, me causam ojeriza. E sou extremamente desconfiado de todos os partidos atuais.
 
Nacionalismo de direita. Ou fascista mesmo.

Mas com mais do que um pé no comunismo marxista/leninista.
 
Não sou o único aqui! :mrgreen:

Não mesmo, rs.

Sobre essa relação do trabalhismo com o fascismo ela não existe senão genealogicamente. Formalmente, o trabalhismo é uma ideologia nacionalista de esquerda, um socialismo não-marxista, como eram socialistas o nacional-socialismo hitlerista, o fascismo, o peronismo, o falangismo e toda uma miríade de ideologias e movimentos da chamada Terceira Via, ou Terceira Posição. Socialismo sim, mas não marxista nem internacionalista, socialismos nacionalistas. Nem de esquerda nem de direita, mas tentando superá-los em uma unidade nacional política e pragmática de enfrentamento das questões sociais e em desafio às alternativas marxistas e ao domínio do capital internacional.

O varguismo é herdeiro do castilhismo, uma filosofia política de cunho positivista, onde se postula o decisionismo político na figura de uma autoridade centralizadora e unitária que distribui racionalmente as unidades federativas e estaduais para o governo racional de técnicos, onde a própria ideia de política se mistura à de um racionalismo positivista e técnico-normativo de distribuição de competências organicamente integradas em torno de um plano de governo. É um tipo estranho, social, de liberalismo, que não elimina as liberdades individuais e econômicas mas as subordina aos interesses da nação.

Como se vê, o castilhismo não é um fascismo, mas pode ser elencado como um antecessor da versão brasileira do integralismo, ou mesmo um irmão mais novo do nacional-sindicalismo de um Georges Sorel, o avô dos nacionalismos de esquerda, proletários, anti-burgueses. Foi essa ideologia que inspirou Getúlio Vargas na sua cruzada contra as oligarquias agrárias brasileiras e o reacionarismo liberal paulistocêntrico e através de décadas de experimentação prática e ideológica, foi refinado pelo próprio Vargas no trabalhismo, herdado por Jango e finalmente por Brizola. A história do PTB e do PDT ilustram essa genealogia positivista do trabalhismo e sua purificação pelo fogo revolucionário dos nacionalismos leninistas com que este se ligou tantas vezes e tão profundamente.

Leiam mais aqui:

http://ressurreicaonacionalista.blogspot.com.br/2013/05/o-que-e-o-castilhismo-trabalhista_7572.html

Vale lembrar que a obra maior de Castilho era livro de cabeceira de Brizola desde seu apadrinhamento por Vargas até sua morte.

Não vejo o trabalhismo como marxista, nem como fascista. É uma ideologia autenticamente brasileira de Terceira Via, diferente do integralismo, mera adaptação chauvinista do integralismo lusitano, é um nacionalismo de esquerda, de matizes positivistas mas estritamente ligado ao sindicalismo.

Em certo sentido, Vargas foi o nosso Georges Sorel, uma figura, na nossa realidade, muito maior que a de Mussolini, Hitler, Codreanu, até mesmo que a dos comunistas nacionalistas, como Stalin, Fidel Castro, Mao etc.

Quero postar aqui alguns textos interessantes sobre o fascismo pra ilustrar isso melhor.


Só pra descontrair:

Que lindo! Suei virilmente pelos olhos.
 
Última edição por um moderador:
Ah, não sei se consigo me classificar, como disse o Mercúcio. Sou de esquerda. Acho que o Estado tem de intervir sim e sou de plena defesa das liberdades individuais (a não ser quando a liberdade de alguém interfere na liberdade de outrem).

Many tribes refer to themselves with their language's word for "people," while referring to other, neighboring tribes with various epithets. For example, the term "Inuit" translates as "people," but they were known to the Ojibwe by a name 'Eskimo' translating roughly as "eaters of raw meat."[7]

http://en.wikipedia.org/wiki/Tribalism
Ah, então é do ojibwe? Eu sabia que esquimó significava isso mas não sabia em que língua.
 
Porra, cadê os comunistas desse fórum?

Olha que delícia:

You are a: Communist Pro-Government Total-Isolationist Cosmopolitan Fundamentalist
Collectivism score: 100%
Authoritarianism score: 33%
Internationalism score: -83%
Tribalism score: -33%
Liberalism score: -100%

Nacional-comunismo, ou nacional-bolchevismo puro.

Totalmente anti-liberal, coletivista, mas o que chama mais a atenção é um leve anti-tribalismo, um pequeno autoritarismo. O que isso significa? Deslocamento do nacionalismo puro e simples para uma integração étnica localizada com diversos graus de representação e auto-governo tribal.

É o ideal do Império, e do corporativismo. Corporativismo de Estados étnicos e tribais que não tem suas liberdades völkisch negadas, mas assumidas e integradas à unidade do Império.

E qual a natureza desse Império? O fundamentalista responde, um Império sacral, obvio. Lembra as teocracias antigas ou a teologia política islâmica, particularmente como representada pelo Irã e sua Revolução.

Teste simples, mas muito interessante.
 
Última edição por um moderador:
Não sei muito bem essas definições mas coloquei liberal/neoliberal, posso estar falando bobagem então, mas escolhi essa opção pois sou a favor do estado mínimo e de privatizações de todos os serviços.
 
pcgraphpng.php


OMG Eu estou próximo de Gandhi, e sou esquerdista. Minha mãe vai me matar...
 
Pohan, agora que eu vi que tinha a opção nazbol (nacional-bolchevique). Pena, teria escolhido ela...

E o Felagund é o único comunista do fórum? Decepção...
 
Social-democrata é centro-direita? Talvez, se você tiver a média do Brasil como centro. Questão metodológica.

Coloquei, em todo caso, "socialista moderado".

É... Foi erro da produção. Algo mais próximo do correto seria:

nazi.png
Facista (Extrema Direita)
Nacionalismo de Direita (Direita)
Neoliberal (Centro-Direita)
onu.png
Social-democrata (Centro-Esquerda)
Socialista Moderado (Esquerda)
Comunista (Extrema Esquerda)
commu.png

O interessante é que o desejável não seja "Esquerda" ou "Direita". Quanto mais pro extremo está, pior fica. Quanto mais equilibrado, quanto mais pro centro, mais aceitável se torna pro mundo atual.
 
Última edição:
O interessante é que o desejável não seja "Esquerda" ou "Direita". Quanto mais pro extremo está, pior fica. Quanto mais equilibrado, quanto mais pro centro, mais aceitável se torna pro mundo atual.

Por isso que o mundo atual é uma merda.

Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.

Apocalipse 3:15-16
 
Por isso que o mundo atual é uma merda.

Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.

Apocalipse 3:15-16

Muito bom. Com essa você quase me convenceu de que não aprendemos nada no século passado, e que o ideal é ou Facismo ou Comunismo. Mas aí eu me lembrei de uma sabedoria muito maior do a de qualquer texto sagrado:

“A perfeição é o meio-termo entre dois vícios: um por excesso, e o outro por falta.”
―Aristóteles
 
  • Curtir
Reactions: Pim
Muito bom. Com essa você quase me convenceu de que não aprendemos nada no século passado, e que o ideal é ou Facismo ou Comunismo. Mas aí eu lembrei de uma sabedoria muito maior do a de qualquer texto sagrado:

“A perfeição é o meio-termo entre dois vícios: um por excesso, e o outro por falta.”
―Aristóteles
Bom, eu falei de zoa, apesar que eu realmente creio nisso.

Agora a meia-medida de Aristóteles é a adequação formal à Justiça, nada tem a ver com ficar em cima do muro, prudência burguesa, covardia. O Estagirita não falava de outra coisa que não da perfeição ideal da justa medida.

E para mim o ideal é mesmo a confluência do fascismo com o comunismo bolchevique sim, principalmente por causa das lições do século passado e dos primeiros anos do século XXI.

E, bom, se você opõe um texto sagrado a um texto de Aristóteles, o ônus é todo seu. Aristóteles detestaria ser elencado como alguém hostil, mesmo indiferente à religião, pelo contrário, sua busca pela verdade sempre foi, como a de todos os filósofos antigos, totalmente metafísica.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo