1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A Índole do Mensageiro Branco

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Sauron, 18 Set 2008.

  1. Sauron

    Sauron Dark Lord

    Esse tópico é relacionado a um texto que estou escrevendo. Se trata do início da corrupção de Saruman aliada ao seus ressentimentos com Gandalf. Saruman alimentou esses ressentimentos bem antes de Gandalf receber Narya de Círdan, ao chegar com os demais istari ao norte da Terra-Média.

    "E o Mensageiro Cinzento tomou o Anel, e sempre o manteve em segredo. No entanto o Mensageiro Branco (que tinha habilidade para descobrir todos os segredos) após certo tempo se deu conta desse presente, e teve inveja. Foi esse o começo da malevolência oculta que tinha em relação ao Cinzento, e que mais tarde se tornou manifesta." Contos Inacabados.

    Sem dúvidas, esse conflito emocional interferiu e muito nos atos de Saruman, mas mesmo assim, veremos que sua magoa já era alimentada muito antes e ainda posso afirmar que sua auto exclamação de superioridade perante aos demais era remanescente desde que se apresentou como voluntário a ser um dos, inicialmente, 3 emissários enviados para a Terra-Média. Vejamos a seguir:

    Era certo de que os Valar decidiram que os enviados deveriam ser poderosos o suficiente para confrontar Sauron, mesmo tendo que adotar corpos físicos como os de homens, e sendo proíbidos de mostrar sua majestade abertamente para assim ganhar a confiança dos povos livres.

    "Quem haveria de ir? Pois teriam de ser poderosos, pares de Sauron..."

    Sim, deveriam, e vejam bem a continuidade.

    "Mas só dois se apresentaram, Curumo que foi escolhido por Aulë, e Alatar, que foi enviado por Oromë." Contos Inacabados.

    Bingo! Se analizarmos bem esse ponto podemos afirmar que Curumo já era grande desde sua forma Ainur, ou ao menos assim se achava, pois aceitou prontamente e se propôs a uma missão extremamente complicada, enquanto Olórin, temia Sauron e não desejava seguir adiante, mesmo apreciando muito os Eldar remanescentes.

    Nos seguintes trechos Olórin é nomeado por Manwë para seguir como um dos emissários, óbviamente ele seria o terceiro e a partir daqui e há uma certa confusão e poucas coisas podem ser citadas em meio às palavras embaralhadas, como esclarecimento em nota por Cristopher que seguem algumas linhas abaixo.

    "... (seguem-se palavras ilegíveis que parecem conter a palavra "terceiro") Mas a essas palavras Varda ergueu o olhar e disse: - Não como Terceiro -; e Curumo lembrou-se disso." Contos Inacabados.

    Talvez temos aqui uma indicação do desejo de Varda que Olórin fosse o líder dos istari, e isso prontamente ficou armazenado na memória de Curumo, provavelmente o início de todo o trauma que o mesmo tinha em relação a Olórin. Mas inicialmente não seriam três enviados? Sim, seriam, mas acabaram sendo enviados cinco. Alatar que apresentou-se junto de Curumo levou Pallando como amigo a medida que uma mesma situação é apresentada de duas formas diferentes, uma onde Yavanna solicita a Curumo que leve Aiwendil (Radagast) consigo e outra em que ele é ordenado a leva-lo. Mais tarde, temos a certeza de que Curumo tinha Aiwendil como inútil e desnecessário como dito pela sua própria boca:

    " - "Radagast, O Castanho" riu Saruman, não mais escondendo o desprezo que sentia "Radagast o domador de pássaros! Radagast o simplório! Radagast o tolo! Mas pelo menos teve a capacidade de realizar a função que lhe designei." A Sociedade do Anél.

    Certamente Curumo não desejava que Aiwendil fizesse parte do grupo, possivelmente, arrisco dizer, que ele se achava auto-suficiente para esta missão.

    Curumo era na ordem dos Maiar, o de maior escala, seguido por Olórin que afirmava ter seu companheiro Branco como líder. Não digo com certeza, mas também é possível que Curumo não tenha sido corrompido em sua missão como muitos pensam, somente pelO Um, ele mostra por sí só tendências mesquinhas e sentimentos nada saudáveis, e que mesmo tendo sido enviado como emissário, já tinha pensamentos que o levariam ao caminho que seguiu espontaneamente, de forma orgulhosa e soberana como acreditava ser, e de certa forma era.

    espero que gostem, em breve publico algo mais detalhado. :D
     
    Última edição: 18 Set 2008
    • Ótimo Ótimo x 10
  2. Tarik Khalil

    Tarik Khalil Usuário

    É certamente dito que Curumo era o maior dos Istari, mas baseado em que? Já que no Silmarillion é dito que Olórin era o mais sábio de todos os Maiar?
     
  3. _ Sauron _

    _ Sauron _ Senhor dos Lobisomens

    Acho que Olórin era o mais sábio, e Curumo o mais alto(:lol:), quer dizer, o mais poderoso. Muito bom Sauron I. Detonou!
     
  4. Sauron

    Sauron Dark Lord

    Baseado na sua classe de Maiar, se é que posso chamar assim. Mesmo dentre eles existiam os mais poderosos, e os menos, a afirmação de Gandalf, indica, como é afirmado nos Contos Inacabados, que Saruman pertencia a uma ordem Valinoreana mais elevada, e posterior a ele, dentre os istari viria Gandalf.
     
  5. Tywin Lannister

    Tywin Lannister Já fui Nómin e Baldwin

    Que texto foda! dos melhores que já li
     
  6. Húrin

    Húrin Amante da Calíope

    Curumo, a meu entender, é como um filho que era único. Acostumado a ser paparicado e ouvir outros falarem de seus feitos, sua beleza, sua inteligência e afins. Até que surge um segundo filho e toma-lhe a atenção!

    Curumo era o tal dentre os Istarí, o maior conhecedor e poderoso, e isso era reconhecido por todos, ou melhor quase todos. De tanto ouvir isso de seus pares, de ser comparado a Sauron em poder e conhecimento, subiu-lhe à cabeça alimentando seu ego.
    Seria como um sarcedote ouvir dizer que ele seria o mais indicado a ser um Santo!

    Desfazia, assim entendo, daqueles que tinham conhecimentos e habilidades distintas das de um indivíduo envolvido em grandes intenções bélicas ou, digamos, em busca de glória.
    Dos outros Istarí, Olórin e Radagast eram assim, e não tinham esse tipo de desejo, de serem mais importantes do que os outros, queriam apenas ajudar os Valar e Curumo.

    Infelizmente, Curumo dentro de seu orgulho e egocentrísmo minimizou a boa vontade e humildade de seus companheiros. E ao ouvir que Olórin deveria ser o primeiro/maior dos Istarí, ao perceber que outro poderia lhe tomar a atenção, não teve a grandeza de aprender e se corrigir na ocasião!!
     
  7. Daewen

    Daewen Elener

    Muito bom o texto Sauron. Talvez até a própria Yavanna tenha percebido que mandar Curumo sozinho podia ser mais perigoso do que ajudar. Ele é um maiar, ela uma Valar. Talvez tivesse conhecimento dos pensamentos egocêntricos que ele já nutria antes mesmo de chegar a Terra-Média e mandou Ragadast meio que pra 'ficar de olho', ou pq talvez não confiasse mesmo em Curumo. Podemos observar que não há nada dito sobre ela indicar alguém para acompanha Olórin, ao contrário, Manwe o envia, mostrando reconhecer a vontade do mesmo de ajudar.
    Acho que o lance do anel do poder com Círdan, foi só assim, a gota d'água. Já havia alguma coisa antes de tudo isso, dai veio a cobiça, a inveja, a vontade de ser tão poderoso e temido quando Sauron...e tudo culmina com a traição do Mago Branco.
     
  8. General Artigas

    General Artigas Não tá morto quem peleia

    Curumo era mimado e poderoso demais, quando Olórin aparece sendo elogiado, Curumo sente que foi mandado pra escanteio e começa a se irritar com Olórin e os outros Istarí.

    É coincidência ou Aulë tem dedo podre pra escolher Maiar?
     
  9. Tarik Khalil

    Tarik Khalil Usuário

    Faz sentido... é.

    A propósito... alguem sabia a que Valar serviam os Maiar de fogo ( os quais a maioria se tornaram Balrogs )? :think:
     
  10. Galad

    Galad O último dos Noldor

    Parabéns Sauron!
    Um post muito bem feito (pelo pouco tempo que estou no fórum, esse é o melhor que eu já vi).
     
  11. Deriel

    Deriel Administrador

    Como eu postei lá no outro tópico, acho um pouco inocente demais dizer "ele era mau". Ele viveu milhares de anos, alguns deles na Terra-média, ele não foi sempre daquele jeito.

    Aquilo é obra de Morgoth, do estudo que Saruman fez dos Anéis de Poder justamente com o objetivo de impedi-los de gerar mais Mal. O poderoso corrompido pelo objeto de estudo, Morgoth se mostrando seu poder, apesar de derrotado.

    Tolo Saruman - entrou no âmbito de Morgoth, e foi corrompido.
     
  12. Sauron

    Sauron Dark Lord

    Obrigado pelos elogios galera

    É verdade, mas que de todos os istari com exceção dos Azuis ele é o que já mostrava alguma tendência obscura, ou pelo menos vestigios disso na obra indicam que poderia ser desviado mais facilmente, enquanto Olórin se dispunha a ajudar sem nada em troca e de bom grado seguindo sua missão, Curumo era mais inclinado a ser reconhecido.

    É possível, mas fugindo um pouco do assunto, uma seqüência alternativa que eu acharia interessante seria o professor ter deixado Radagast conduzir a revolta dos Ents, cairia muito bem dentro dos planos de Yavanna, inclusive deixando Saruman louco de raiva após zombar de seu companheiro Castanho. :joy:
     
  13. Deriel

    Deriel Administrador

    Os Valar tinham, alguns mais do que outros, o mesmo dom de Elrond, o da "Longa Visão", o que explicaria aqueles trechos do Legendarium. Mesmo pq, à época, não poderia existir absolutaemnte nada contra ele.
     
  14. Thalion

    Thalion Mas que puxa!

    Cara... Ainda nao tive tempo pra sentar e prepara-lo... Mas cada vez mais to querendo fazer uma ligaçao entre o Saruman e o Bentinho de Dom Casmurro... Sei la, o Bentinho louco por achar que foi traido... E o Saruman louco a ponto de trair toda uma causa... Nao prometo nada pra logo, mas vou ver o que eu consigo aqui... Mas o Sauron ta de parabens... Realmente foi uma profunda analise psicologica de onde vem o grande ciume do Saruman... Sua paranoia e sua profunda cobiça pelo poder. Muito bom mesmo ;]
     
  15. JPHanke

    JPHanke Usuário

    Gostei muito do texto!! Muito legal!! Parabéns :joinha:
     
  16. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Parabéns pelo tópico, Sauron!

    É complicado analisar onde e como se deu as rusgas de Saruman e Gandalf pois, quando foram enviados para a T-m, grande parte de suas lembranças de Valinor foram removidas. A não ser que o próprio Curunír já tenha manifestado algum ressentimento por Sauron na época em que pertenciam aos maiar de Aulë e, por isso, tenha aceitado prontamente o chamado do Vala no intuito de medir seus conhecimentos com os de Sauron.

    O que foi uma tremenda burrada. Como Saruman, revestido com hröa, poderia rivalizar com o Senhor do Escuro? E as vestes dos Istari que os Valar escolheram foi justamente a de homens velhos, para que não se sentissem tentados a confrontar o ex-servo de Morgoth e impor suas vontades sobre os povos livres. E sabem como é... a carne é fraca para tanta inveja e ambição.
     
  17. servo de Eru

    servo de Eru Chuck Norris passa vergonha

    pelo o que eu entendi o Saruman era sabio mas egoista ao contrario do Gandalf que era sabio mas humilde
     
  18. Ben Kenobi

    Ben Kenobi Aprendendo com um

    Disse tudo:clap:
    Tópico muito bom:clap:, não é atoa que venceu!
     

Compartilhar