1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

A Cidade Ilhada (Milton Hatoum)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Carolina T., 16 Abr 2009.

1. Carolina T.

Carolina T. Usuário

"Relances da experiência vivida, recolhidos em tramas brevíssimas, de dicção enxuta em que tudo ganha nitidez máxima e máximo poder de iluminação - assim são as histórias que Milton Hatoum reuniu em seu primeiro volume de contos, A cidade ilhada. As sementes das histórias de Hatoum não poderiam ser mais diversas: a primeira visita a um bordel em "Varandasda Eva"; uma passagem de Euclides da Cunha em "Uma carta de Bancroft"; a vida de exilados em "Bárbara no inverno" ou "Encontros na península"; o amor platônico por uma inglesinha em "Uma estrangeira da nossa rua". Com mão discreta e madura, Hatoum trabalha essesfragmentos da memória até que adquiram outro caráter: frutos do acaso e da biografia pessoal, eles afinal se mostram como imagens exemplares do curso de nossos desejos e fracassos".

Editora: Companhia das Letras
    Ano: 2009
    Número de páginas: 128

Capa:
    http://i.s8.com.br/images/books/cover/img2/21490552_4.jpg

Alguém já leu / recebeu comentários sobre?
    :)

2. Artanis Léralondë

Artanis Léralondë Ano de vestibular dA

Pq literatura estrangeira?

Carolina, eu estou lendo para a UFSC, até o momento é o livro que eu estou gostando mais da lista. Fácil e gostoso de ler!

"Escritores e marinheiros estão quase sempre longe de seu lugar, cada um a seu modo."

Algumas frases de efeitos encontram-se no meio dos contos, bem bonitinhas :lily:

Os contos que me agradaram até agora foram:

Varandas da Eva, relata já o Tio Ran levando a piazada para o vestíbulo, eu li em outro livro, não lembro qual :think:
    que o pai leva uma prostituta para o filho perder a virgindade, então parece que isso era normal em certas famílias o.o
    o final desse conto é legal !

Manaus,Bombain,Palo Alto, mostra o estrangeirismo em Manaus.
    O Adeus ao comandante, aqui mostra um lado do significado da palavra Honra para o comandante.Eu discordo do que ele fez para honrar a sua família.

A casa ilhada, tb mostra os estrangeiros aqui, gostando do calor e do bolero dos brasileiros.

Uma carta de Bancroft,
    relata uma carta que Euclides da Cunha escreveu para seu amigo Alberto Rangel, no conto é falado que Euclides foi morto a tiro pelo amante de sua mulher em 1909...não sabia disso.

Falta 5 contos para eu terminar o livro.
    Vou terminar :eba:

Compartilhar