• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

3D Pinball: Space Cadet

dermeister

Ent cara-de-pau
Eu ia postar essa história lá no Site Legal porque a forma como eu imagino que a maioria das pessoas vai brincar com a coisa é pelo site mesmo, mas não é justo. O projeto vai muito além disso (para quem quiser, detalhes no spoiler) e um tópico a mais não faz mal.

Basicamente, cliquem esse link para jogar "o pinball do Windows 95" direto no navegador: https://alula.github.io/SpaceCadetPinball/

pinball.jpg

Os controles são: F2 para começar um jogo novo, F3 para pausa, Z e / para os flippers esquerdo e direito, espaço para lançar a bola e seta para cima para o tilt. E é bom lembrar disso porque a tela para reconfigurar os controles não está implementada!

Quanto à história, esse joguinho é um clássico! Chamar de "pinball do Win95" não é exatamente correto porque ele não vinha com o Windows, mas com uma extensão chamada Microsoft Plus. Meu primeiro contato com ele foi lá por 1996 ou 97, por conta dos comentários de um colega de escola, mas minha máquina na época não tinha o Plus nem ele sabia de onde o jogo vinha. Como era o costume, logo depois estava eu na casa dele com uns disquetes na mão para copiá-lo. Eu só não lembro das música e dos efeitos de som porque meu PC não tinha kit multimídia (xóvens, perguntem sobre isso para seus pais rs).


Esse port é parte de um projeto muito mais abrangente para restaurar o jogo que está disponível nesse repositório do GitHub: https://github.com/k4zmu2a/SpaceCadetPinball . Esse código não é fruto de um processo limpo de engenharia reversa e reimplementação, como o usado criar a famosa ScummVM que permite rodar um punhado de jogos antigos, nem uma VM ou emulador rodando o jogo original. Isso aí é resultado de uma decompilação feita com Ghidra e um monte de suor e lágrimas para organizar o código resultante (se bem que ter os símbolos de debug ajudou um tantinho), com um resultado final que não é estritamente legal e cai na mesma situação nebulosa de montes de abandonwares que existem por aí.

Depois disso, o jogo foi modificado para usar APIs portáveis e multiplataforma, basicamente a SDL2, tal que virou trivial compilá-lo para Linux (e isso eu conferi pessoalmente).

Usar a SDL teve a vantagem extra: como ela é suportada pelo Emscripten, não é (comparativamente) tão difícil portar o jogo para WebAssembly e fazê-lo rodar direto do navegador. Foi isso que o projeto que linkei aí em cima, disponível nesse outro repositório no GitHub, fez. Ele também empacota os assets do jogo, que o primeiro projeto não distribui, no pseudo sistema de arquivos usado pela VM do WASM, então é só carregar no navegador e jogar.

Uma última curiosidade é que parece que o jogo parou de ser distribuído nos tempos do Windows XP 64 bits, por conta de uma mistura de problemas contratuais e um bug lendário que ninguém nunca encontrou -- e que talvez nem mesmo exista: ele não apareceu no código desassemblado da versão 32 bits.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo