• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

31 Anos Sem Tolkien

Smaug

Cacho
Hoje, 2 de Setembro completam-se 31 anos da morte de nosso querido, amado e idolatrado escritor da mais linda mitologia da literatura fantástica: John Ronald Reuel Tolkien, que deixou muitos frutos bons após sua morte, em 1973.

É impossível transmitir em uma única frase os trabalhos deste homem tão dedicado, tanto na vida religiosa, quanto na sua carreira de autor. Ronald, como era carinhosamente chamado, dedicou grande parte de sua vida na criação de um mundo digno de ser chamado de mitológico. Foram 81 anos de vida, nascendo em Bloemfontein, na África do Sul, vivendo pouco tempo com seus pais, já aos 3 anos de idade foi obrigado a voltar para a Europa, na Inglaterra, por causa da morte de seu pai.
Anos mais tarde perdera sua mãe, foi então que por alguma razão do destino (se é que pode ser dito assim) foi viver criado por um padre de uma igreja da Inglaterra, onde aprendeu e entendeu o mundo pelo ponto de vista religioso. Tolkien então tornou-se um devoto católico romano fervoroso, futuramente ele criaria um mundo com paralelos religiosos, como muito bem visto em O Senhor dos Anéis.

Ronald, ainda jovem, conheceu Edith, sua eterna amada, que nos primeiros anos tornara-se um amor difícil, devido suas condições e costumes restritos pelo padre. Mas ele não desistiu tão fácil, lutou e anos mais tarde casou-se com Edith, a sua Lúthien. Esta história, muito conhecida pelos fãs tradicionalistas é em O Silmarillion (Silma) a famosa história de amor de Beren e Lúthien.

Tolkien não escapou da 1º Guerra Mundial, serviu pela Inglaterra. Ele perdeu grande parte de seus amigos no fronte, e isso resultou, seja direta ou indiretamente na construção dramática de suas histórias, em destaque O Senhor dos Anéis.

Seu primeiro livro publicado em vida foi O Hobbit, nada audacioso, apenas um livro de ficção juvenil para divertir seu filho, que acabou resultando num livro muito bem vendido para a época e arrecadou muitos fãs. Pelo sucesso da época, o editor do livro pediu para Ronald fazer uma continuação. Tolkien exitou, pois tinha outros planos, como a elaboração do Silma, que começou antes de O Hobbit e não chegou a terminar totalmente em vida, e depois de sua morte foi organizado pelo seu filho Christopher. Mas resolveu encarar o novo projeto.

Mais de uma década depois foi lançada, em 1954, então a continuação de O Hobbit, só que desta vez algo mais “adulto” e mais prolongado, tratava-se de uma Guerra onde decidiria o destino da sua Terra – Média (TM), em Arda. O Nome? O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel, o primeiro volume da sua gloriosa trilogia, que inicialmente seria só parte de um único livro.

No mesmo ano, em Novembro, Ronald lançou o segundo volume, As Duas Torres. E no ano seguinte lançou o desfecho da magnífica trilogia, tratava-se de O Retorno do Rei, a mais bela parte do Senhor dos Anéis, onde muitos destinos seriam traçados na TM.

O sucesso de sua trilogia foi estrondoso, tanto que anos mais tarde a banda de rock Beatles quis fazer um filme. As vendas foram muito boas, Tolkien começava a se consagrar na literatura fantástica.

Após O Senhor dos Anéis, Tolkien ainda dedicou sua vida escrevendo livros como O Roverandon, que trata de um cãozinho que vai da Inglaterra á Lua (este, ao contrário dos outros não se passa em Arda); Mestre Gil de Ham; As Aventuras de Tom Bombadil; além de histórias soltas, muitas vezes anotados em cadernos.

Parte de suas histórias resultaram em dois livros publicados após sua morte. O primeiro foi O Silmarillion, um dos três principais livros de Tolkien, que conta a criação de Arda, a guerra contra o primeiro senhor do escuro, Melkor. Além de diversas outras histórias que foram acontecendo no decorrer das eras de Arda. O outro livro foi Contos Inacabados de Númenor e da Terra – Média.

E aqui acabo a minha simples homenagem, que como disse, é impossível descrever numa frase, isto é parte da vida campeã de Tolkien. Os frutos que ficam são eternos e sempre renovados por mim e por você que leu isto. Não é exatamente uma comemoração, mas um tempo de refletir e pensar no que Tolkien mudou em você.

Links Relacionados:
Biografia de J. R. R. Tolkien
Bibliografia de Tolkien
 
Você tem razão, é um bom momento para a reflexão!
Tolkien teve uma vida abençoada e tem preenchido a nossa com beleza e encantamento.
Obrigada por não me deixar esquecer a data!
 
Vc tem razao Cachopardo...é hora de refletir...obrigado por me lembrar(conhecer) a data...! eu olhei o seu post mais cedo acabei passando o dia refletindo sobre ele..sobre Tolkien sobre oq ele me fez mudar....acabei guardando isso para mim...mas nao podia deixar de comentar aki...criei coragem de dizer pelo menos....
é isso ai, do modo mais vulgar porem amavel; possivel...
Agora um fato a pensar....nao irei comentar nem nada mas leiam essa parte do texto é reflitam é um ponto dos mais relevantes existem tb outros textos mais detalhados nos textos e ensaios, mas é algo que me toca....nao vou nem opinar so irei copiar a parte do texto em questao...!
Existem professores,pais,amigos,e ate namoradas,imaginadas...é bom cria-los nosso Bodha...prq nem sempre pais, amigos,namoradas,professores podem estar com a gente e desses talves somente os amigos restarao...ou c noa sua futura ou futuro esposo(a)....!!!!!!!!!!

"Tolkien não escapou da 1º Guerra Mundial, serviu pela Inglaterra. Ele perdeu grande parte de seus amigos no fronte, e isso resultou, seja direta ou indiretamente na construção dramática de suas histórias, em destaque O Senhor dos Anéis."
 
Eu te disse, Cachô: eu nao suporto dadas comemorativas de falecimento de alguém e, naquela mesma conversa por MSN, você me garantiu que faria um tópico para refletir.

E meus parabéns, foi um bom tópico. Espero que todos parem e reflitam nestes 31 anos sem o Professor, nas sifusão de sua obra pelo mundo afora e especialmente aqui no Brasil, nos interesses financeiros que muitos sangue-sugas tem para com a fantástica obra do Mestre.

Ah si, é hora de refletir nas coisas boas que Tolkien nos trouxe, como amigos em comunidades como a Valinor. :wink:
 
¥Felagund¥ disse:
poxa, ele morreu e nem minha mãe tava viva,ele ñ podia esperar um pouqinho para morrer :(

Não, pois ele estava num hospital doente, estava definitivamente marcado para morrer, por assim dizer. Sendo assim ele esqueceu de esperar sua mãe nascer...
 
Bem nao irei comentar a incencibiliade ocorrida....foi uma brincadeira mas nao deu certo nao vejo q foi d toda com má intençao!....
O seguinte uma curiosidade c eu me confundir avisem....
Tolkien teria hoje 113 anos....(ps:q dai e q mes ele nasceu?)
Os dados q vc falou do hospital e tudo Cachopardo vc retirou da biografia , daki do valinor mesmo???
Entoa meu vc c estivesse vivo teria 114....detalhe dois meu pai é o ser mais fora do mundo q eu conheço...ele so sabe de politica futebol e asusntos do passado no entanto eu enviei o seu post por email para alguns amigos meus e para ele...e ele sabia quem era Tolkien.....fikei ate emocionado...! Detalhe agora c eu falar q Tolkien fez SDa ele pira pois isso ele nao sabe...! (da pra acreditar....)?
Voltando ao assunto em questao....Como disse no outro post eu refleti ..é cheguei a um concensso com meus amigos
-------------------------------------------------------------------------------------
Faça algo de util...!VIVA!!!!!!!!!Quero dizer somente q c seu sonho é ser musico,trabalhar de pasteleiro, para sustentar a familia,ator,escritor,policial ou ate ladrao, lute para ser...mas seja por um motivo maior nao só por sua satisfçao ou dos outros mas para guiar o caminho do amanha...!
Oq tem isso a ver com tolkien?^? Ele lutou ele venceu alcançou 98% do q queria mas alcançou....Ele é um exemplo! de quer algo por um motivo maior mas nao o maior de cliche mas o maior e melhor motivo ...o objetivo de vida...!
 
Realmente um belo texto Cachopardo. Parabéns!

Quanto ao Professor, é realmente uma época de reflexão esta em que vivemos, e se ele vivesse agora, em nossos tempos, ele com certeza ficaria horrorizado com as guerras que são travadas diariamente.

A tragédia atual, numa escola da Rússia merece uma reflexão de todos nós. Por quê nos matamos uns aos outros? Por quê para se conseguir uma liberdade, é preciso acabar com a vida de inocentes? Onde chegaremos assim?

Desculpem o desabafo, mas com certeza Tolkien pensaria da mesma forma, e não se calaria. Extravasaria sua irritação, sua reflexão da mesma forma que eu estou fazendo... escrevendo.

Ás vezes quero entrar em um de seus livros e me transportar deste mundo tão vil como é o nosso eir de encontro ao Condado, tomar uma cerveja com amigos, fumar um cachimbo e cantar, sem pensar, sem me preocupar...

Valeu Professor, que o senhor esteja em Paz aí em cima!
 
Ás vezes quero entrar em um de seus livros e me transportar deste mundo tão vil como é o nosso eir de encontro ao Condado, tomar uma cerveja com amigos, fumar um cachimbo e cantar, sem pensar, sem me preocupar...
Nao é flodar isso mas eu precisava comentar o quanto esse comentario me toco ...nao sie como descrever somente dizer q uma lagrima me veio!
LINDO! é singelo isso!
sem mais oq dizer....
 
Antes dos comentários, quero agradecer às pessoas que gostaram do texto, ou até mesmo que compartilharam este momento de reflexão: parar e pensar em tudo o que aconteceu nesses tempos, e ver que um homem mudou parte de sua vida.

Lancaster disse:
Tolkien teria hoje 113 anos....(ps:q dai e q mes ele nasceu?)
Os dados q vc falou do hospital e tudo Cachopardo vc retirou da biografia , daki do valinor mesmo???

Sim, Tolkien teria hoje 113 anos de idade, o seu próximo aniversário é em Janeiro, fazendo então 114.

Os dados do hospital eu não vi na biografia da Valinor, mas vi num site de Tolkien, um desses importantes por aí, que faz parte da CTB, não lembro qual... o que me lembro é que na biografia que estava relatada no site dizia que Tolkien viveu seus ultimos dias no hospital, pois estava doente.

Lancaster disse:
no entanto eu enviei o seu post por email para alguns amigos meus e para ele...

Poxa, nem imaginava isso, legal. Mas claro que vc não esqueceu de colocar o autor deste texto, não é ? :mrgreen: :wink:

Lancaster disse:
Oq tem isso a ver com tolkien?^? Ele lutou ele venceu alcançou 98% do q queria mas alcançou....Ele é um exemplo! de quer algo por um motivo maior mas nao o maior de cliche mas o maior e melhor motivo ...o objetivo de vida...!

Poxa, falou certo mesmo. Isso é uma das coisas que me faz gostar tanto e adimirar Tolkien. São poucas as pessoas que ficam praticamente a vida inteira se dedicando em uma coisa especial. É como ser um ator que desde a juventude trabalha e hoje esta bem velho, como exemplo o Lima Duarte, e outras figuras por aí.

Odo disse:
e se ele vivesse agora, em nossos tempos, ele com certeza ficaria horrorizado com as guerras que são travadas diariamente.

Com certeza. "A história se repete" como diria meu professor de história: o mundo sempre parece estar evoluindo, mas parar para pensar o mundo continua o memso, só muda os personagens: guerras acontecem, tratados são feitos, vem ditadores ou revolucionistas e colocam uma nova ordem, o povo se rebela e as guerras voltam. O que o homem civilizado demora para construir e preservar em tantos anos é destruído em poucos segundos, e assim demorará mais um bom tempo para que tudo volte ao normal e comece tudo de novo: mortes e vitórias...

Odo disse:
A tragédia atual, numa escola da Rússia merece uma reflexão de todos nós. Por quê nos matamos uns aos outros? Por quê para se conseguir uma liberdade, é preciso acabar com a vida de inocentes? Onde chegaremos assim?

É exatamente nisso que eu estou trabalhando. Não adianta esses terroristas matarem pessoas, que eles não vão a lugar nenhum. Tudo bem, isso todo (o) mundo fala; mortes e terrorisimo sempre irá haver, jamais existirá um mundo em paz sem antes o homem mudar, não adinata memso, esta na genética. Um ditador de bigodinho décadas atrás queria acabar com "raças" inferiores, mas só causou mais rebeldia.
E assim a história é contada de gerações em gerações em meio a guerras e mortes. Aproveitando o "discurso", gostaria de indicar o filme "Sarafina - O Som da Liberdade" que conta exatamente essas formas de rebeldia e liberdade, muito bom mesmo :)
 
O nosso querido Tolkien deve estar muito orgulhoso de seus feitos aqui na Terra e principalmente dos seus admiradores, nós.
Enquanto esses grandes cineastas, como o PJ existir, sempre teremos esperanças de ver na tela as grandes obras literárias transformadas em filmes.
 
Tem muito pra ser admirado em Tolkien. O vacuo por ter crescido órfão, o amor por sua mulher (apesar do Deriel achar que isso não é pra ser admirado), o carinho por seus filhos... Mas, apesar de tudo isso, o que eu mais admiro é sua criatividade. É o que realmente o destacou e lhe apresentou ao mundo. E é também o que mais admiro no ser humano: a capacidade de criar, de tirar personargens e suas historias do nada.

Acho que a famosa frase "na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma", nao serve para falar sobre escritores. Eles estao acima disso. O que me leva a acreditar que Tolkien estava acima da Ciencia. Precisa falá mais? :eek:
 
Grande Cacho esse é um otimo post e n poderia deixar de vir aqui homenagiar, e pensar q ele tem so 13 anos ...
Nesse tipo de pessoa que nos temos que investir para o futuro.
Asim como tolkien ele tem tallentos e é por esse motivo que essas pessoas sao tao adimiraveis

Parabens Cacho 'O espermatozoide premiado"
PS deveria colocar essa la no topico sobre expressoes
 
Muito bem cachopardo!!! :clap:
Seu mais belo post!!
Otimo resumo de Biografia!! faz nos fefletir muito sobre Tolien...meu deu até vontade de chorar! :osigh: :osigh: :roll:

Mas eu acho que um defeito dos fãns registrado aqui...são Ñ reconhecer belos posts como esses de um garoto de 13 anos!!

Mas de Mim: Raoní...e de outras pessoas que comentaram seu post...vc está de parabéns!! :mrgreen:
 
muito bom o texto....
certamente o professor foi uma pessoa extremamente idealista, mas não só isso, foi um sonhador que lutou de todas as formas para conseguir que todos seus sonhos se tornassem realidade.....

e certamente fez muito mais do que um simples menino orfão, criado por um padre faria, se não sonhasse grande e não corresse atrás para isso se realizar.....

e isso serve muito como exemplo para nós, que as vezes temos muito mais do que outros, e ao invés disso, ficamos reclamando de pequenas coisas.....

parabéns pelo texto !!!!

[]´s
 
Faz tempo que freqüento a Valinor, sempre lendo às notícias e alguns textos. Mas passando esta semana, me deparei com este maravilhoso texto. Parabéns Sr. Cachopardo, continue assim que você vai longe. É verdade q temos q refletir, por que Tolkien é um gênio da literatura.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo