• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Só acho que a Dilma está falando mais do que deve. Está dizendo que os grampos foram ilegais. Agora ela é que acusa Moro de algo que não necessariamente é verdade.

Isso eu concordo. Planalto lançar nota dizendo que vai a justiça contra o Moro foi exagero, a não ser que tenham como comprovar que o que o juiz fez foi ilícito. Mas isso dividiu juristas do Brasil inteiro. :lol:
** Posts duplicados combinados **
o cu cai da bunda quando vc lembra que traficante usa whatsapp pq não conseguem grampear, enquanto a presidente do brasil fala com qualquer pessoa por um telefone não-seguro, sem criptografia. A NSA deve saber até o numero do soutien dela.

Ou ela tem outra linha segura e usou essa por não se preocupar com o conteúdo. :lol:
 
é incrível como no Brasil qualquer coisinha já "divide juristas". e como surgem palpiteiros de todos os cantos no calor da hora para garantir seus rentáveis cliques na internet.
 
Prevejo que não dá um dia até os recursos sobre essa suspensão chegarem ao Supremo. Hora de procurar documentos mais detalhados que essa matéria...
 
eu vi isso aqui lá na outra rede e fiquei na dúvida. do áudio que eu ouvi começa direto no alô, alguém ouviu o que é descrito aqui?

Ver anexo 69463

É preciso tomar algum cuidado com as nossas expectativas com o sistema de telefonia. O roteamento das ligações é, hoje, bem diferente de quando usávamos centrais analógicas ou as primeiras versões das centrais digitais e há todo um esforço para simular o comportamento antigo "nas pontas", evitando que os usuários estranhem: sons de chamada são gerados na central próxima do assinante (em casos extremos, até mesmo antes do telefone do outro lado ser localizado), silêncio na linha não é transmitido (e um ruído de conforto é gerado artificialmente perto do terminal do assinante para evitar que ele tenha a impressão de que a linha desconectou), eco é removido e readicionado, etc. Toda uma camada para garantir a "compatibilidade mental" com um sistema que não existe mais.

Essas escutas ficam no meio do caminho e não reproduzem todo o comportamento esperado pelo usuário e criam sensações estranhas.

Ah, sim, lembrem-se: essas escutas não são um gravadorzinho pendurado num armário de ramais, como eram no século passado. Hoje basta um comando e todas as centrais das operadoras começam a grampear um dado número e enviam os arquivos para o solicitante em questão de segundos. Não há segurança ou privacidade alguma no sistema telefônico e é curioso que o sistema que uso para conversar com minha mãe é mais seguro que o usado pela presidente da república usa para falar com um co-conspirador e/ou futuro ministro de estado.
** Posts duplicados combinados **
Ou chegarem uns chapas pra algemarem esse ladrão antes disso.
A reportagem foi atualizada há pouco com um monte de informações que não estavam na versão original, incluindo a íntegra da liminar.

(O archive.is é uma beleza para preservar e divulgar uma versão estática dessas notícias mutantes e permitir alguma coerência na discussão.)
 
Qualquer coisinha é um grampo entre a presidente em exercício e um ex-presidente cotado para virar ministro.

O grampo foi feito exclusivamente no telefone do Lula. Ele ser ex-presidente é um dado completamente irrelevante para a questão. Os mesmos que ficam salientando isso o tempo inteiro são os que depois vão falar (com razão) que "todos são iguais perante a lei, etc." É de uma incoerência e conveniência assustadoras. Ele ser cotado para ministro também é irrelevante, não dá nenhum privilégio momentâneo. Mesmo porque o grampo começou bem antes de ele ser cotado para tal (não que isso importe, enfim). É óbvio que ninguém fala ao telefone sozinho, então as gravações sempre pegariam outras pessoas na conversa, por tabela.

O Planalto emitiu notinha ameaçando tomar providências contra o Moro. Que tome; aguardaremos o desdobrar dessa história. Se concluírem que houve ilicitude, ele lá que se defenda. Num primeiro momento o importante é o teor em si das gravações, que não deixa de ser verdadeiro seja lá por qual método foi obtido. Esse teor que os petistas e simpatizantes fazem malabarismos os mais diversos para comentar de frente.
 
O grampo foi feito exclusivamente no telefone do Lula. Ele ser ex-presidente é um dado completamente irrelevante para a questão. Os mesmos que ficam salientando isso o tempo inteiro são os que depois vão falar (com razão) que "todos são iguais perante a lei, etc." É de uma incoerência e conveniência assustadoras. Ele ser cotado para ministro também é irrelevante, não dá nenhum privilégio momentâneo. Mesmo porque o grampo começou bem antes de ele ser cotado para tal (não que isso importe, enfim). É óbvio que ninguém fala ao telefone sozinho, então as gravações sempre pegariam outras pessoas na conversa, por tabela.

O Planalto emitiu notinha ameaçando tomar providências contra o Moro. Que tome; aguardaremos o desdobrar dessa história. Se concluírem que houve ilicitude, ele lá que se defenda. Num primeiro momento o importante é o teor em si das gravações, que não deixa de ser verdadeiro seja lá por qual método foi obtido. Esse teor que os petistas e simpatizantes fazem malabarismos os mais diversos para comentar de frente.

O grampeada era Lula, mas participaram da gravação dois indivíduos com foro privilegiado. Você não acha que isso faz diferença? Não no sentido de trata-los diferentes pq são presidente e ministro, mas pq a lei confere a eles um foro privilegiado.
 
Então esclareça-nos, Ricardo, por que você acha que um ex-presidente é especial.

@Grimnir não sei até onde se estende o tal foro privilegiado. O @Eriadan pode explicar. E como eu disse, se houve abuso e ilegalidade, o Moro eventualmente vai responder por isso.
 
É foda. Fica dificil acreditar mesmo que seja possível desintoxicar o Judiciário de posições políticas. :osigh:

@Calib, tem um trecho no seu post que eu não posso concordar:

Num primeiro momento o importante é o teor em si das gravações, que não deixa de ser verdadeiro seja lá por qual método foi obtido.
A licitude do método é pressuposto para a validade da prova. Cara, isso está no art. 5º, LVI, da CF, e não é à toa. É uma conquista de que o Estado nem ninguém - exceto nas hipóteses previstas na própria CF - pode passar por cima de liberdades individuais, não importa qual seja o objetivo. Eu insisto: quero que Lula pague pelos seus crimes, mas não existe nada mais importante que a preservação das nossas instituições democráticas.

Não estou entrando no mérito da legalidade desse grampo ou de sua divulgação, porque isso não está bastante claro para se afirmar com certeza, mas falando no geral, mesmo.
 

Só pra constar: Eu sei que se o sujeito se comporta de forma inapropriada ele deve ser afastado do cargo e tal, mas isso não é argumento para refutar a anulação de posse de Lula. Se o parecer dele foi técnico, tem que ser questionado tecnicamente.

Você, Neithan, pode dizer que está só mostrando o viés do juíz, mas não faltar gente usando esse tipo de imagem para desmerecer a decisão do sujeito. Se o argumento dele proceder, não vai faltar juíz que não tem perfil zoado no FB para replicá-lo.
 
Cara, dane-se a validade da prova para fins de tribunal. Isso eles lá veem depois. Quero saber dos petistas e simpatizantes. Ou vai dizer que a invalidade da prova também invalida a veracidade da gravação?
 
O cara não deixa de ser corno se a filmagem da esposa traindo ele foi obtida ilegalmente. Ou seja, moralmente o efeito é o mesmo, mas judicialmente não é possível compactuar com esse tipo de lógica de que não importa como as provas foram obtidas.
** Posts duplicados combinados **
Aí sim eu concordo contigo, @Calib.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo