• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Microondas não pode ser penhorado

E se eu precisar penhorar meu grill do George Foreman. Posso?
Ele se enquadra na categoria "adornos suntuosos"? Não!?
 
No caso da lavadora de louça e da secadora de roupas a penhora pode acontecer sim, Anna. O microondas só começou a ser considerado impenhorável em 2003, depois de muita bateção de boca.

Aliás, a frase final do ministro do STJ não poderia ter sido mais infeliz, hein?

Isso vai totalmente de encontro ao princípio da efetividade do processo. Móveis como estantes de livros, abajures, criados mudos, etc. são passíveis sim de penhora.

"São impenhoráveis todos os móveis guarnecedores de um imóvel de família, recaindo a proteção do parágrafo único do artigo 1º da Lei 8.009/90 não só sobre aqueles indispensáveis à habitabilidade de uma residência, mas também sobre os usualmente mantidos em um lar comum",
esse 'usualmente' é que mata, né?
mas de qq maneira, eu pessoalmente acho que microondas não deveria entrar na lista, a menos que a pessoa não tenha um fogão e de fato use ele como substituto. afinal, não tem nada que vc não possa fazer no forno/fogão...

E se eu precisar penhorar meu grill do George Foreman. Posso?
Ele se enquadra na categoria "adornos suntuosos"? Não!?
:rofl: pois é, minha questão é exatamente essa: o que um microondas tem que um grill deste tipo, uma sanduicheira, uma torradeira não têm?
 
Hm... :think:
Acho complicado esquentar um prato de arroz e feijão na torradeira....
:tongue:
mas o microondas não é a opção para se equentar comida na maior parte das residências brasileiras... sejamos realistas: a maior parte das pessoas simplesmente não tem um microondas, não pq não queiram, mas pq não têm condições. o microondas dificilmente seria a primeira opção de eltrodoméstico a ser comprado por uma pessoa, se ela tem restrições financeiras.
 
:tongue:
mas o microondas não é a opção para se equentar comida na maior parte das residências brasileiras... sejamos realistas: a maior parte das pessoas simplesmente não tem um microondas, não pq não queiram, mas pq não têm condições. o microondas dificilmente seria a primeira opção de eltrodoméstico a ser comprado por uma pessoa, se ela tem restrições financeiras.

Calma moça.

Concordo que nem todo mundo pode ter um microondas, e que essa não é a opção n°1 pra esquentar comida. Acontece que você perguntou "o que um microondas tem que um grill deste tipo, uma sanduicheira, uma torradeira não têm?"

E você há de convir que não dá pra esquentar comida na torradeira, certo?
 
Veja, uma coisa é empenhar um objeto, como uma jóia ou algo valioso. Isso é completamente diferente de penhorar algo.

Essa noticia diz respeito ao 2º caso, e o Sky já definiu na pagina anterior.
 
E se eu precisar penhorar meu grill do George Foreman. Posso?
Ele se enquadra na categoria "adornos suntuosos"? Não!?
Acho que penhoram sim. Quem não queria um George Foreman Jumbo Grill? Pequenas coisas que facilitam sua vida!

Eu gostaria de saber se dá pra fritar alguma coisa no microondas!
Dá pra fazer ovo mexido?
fritar, por definição -> frigir; banhar em óleo ou gordura muito quente; assar na frigideira.
Acho que não.
 
:tongue:
mas o microondas não é a opção para se equentar comida na maior parte das residências brasileiras... sejamos realistas: a maior parte das pessoas simplesmente não tem um microondas, não pq não queiram, mas pq não têm condições. o microondas dificilmente seria a primeira opção de eltrodoméstico a ser comprado por uma pessoa, se ela tem restrições financeiras.

Concordo!
Se o microondas não pode o computador também não devia poder!
Ele é um bem essencial na minha família, Alias, ele faz parte da família. Imagina se a justiça leva ele? Ainda bem que ninguém aqui deve nada.
 
Bem,eu não vi todos os argumentos a favor,mas,a princípio,não acho também que um microondas seja assim tão indispensável à vida da família.
Mas,a decisão não tá na minha mão!!:P
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo