• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Círdan, o Armador, barbudo?

Eriadan

Well-Known Member
Tolkien descreve Círdan como tendo barba, n'Os Portos Cinzentos, ultimo capitulo de O Senhor dos Anéis. mas em seus relatos sobre os elfos, ele nao diz que os elfos NÃO possuem pelos na cara???
 
Tolkien parece ter criado a idéia de Elfos serem imberbes após ter concebido Círdan com barba em SdA. E ele deve ter se esquecido deste detalhe. Por isso fica a confusão. Contudo, o ensaio "Etymological Notes on the Ósanwe-kenta", escrito por Tolkien (não sei quando) e presente na edição 41 do jornal lingüístico Vinyar Tengwar diz o seguinte:

"Elves did not have beards until they entered their third cycle of life. Nerdanel's father [cf. XII:365-66 n.61] was exceptional, being only early in his second."

Tradução:

"Os elfos não possuíam barbas até entrarem em seu terceiro ciclo de vida. O pai de Nerdanel [cf. XII:365-66 n.61] era fora do comum, estando recém no início de seu segundo ciclo."

Portanto, a partir dessa nota podemos então dizer que os Elfos tinham barba sim, mas que ela só crescia quando eles entravam no seu terceiro ciclo de vida (seja lá o que isso venha a ser). Então, Círdan tem barba por ser um Elfo que já atingiu tal ciclo, e Mahtan, pai de Nerdanel e sogro de Fëanor, também tinha barba, mas precocemente.


Baseei meu post em uma mensagem do Gabriel, postada aqui.
 
de lenhar, interessante... :think: 3º Ciclo deve significar ter chegado a uma terceira era de vida, talvez, não...?
 
Eriadoron disse:
de lenhar, interessante... :think: 3º Ciclo deve significar ter chegado a uma terceira era de vida, talvez, não...?
Depende do que você chama de "era" aqui. É claro que cada ciclo teria um certo número de anos de duração, mas quantos anos duravam, aí ninguém sabe.
 
Bom, se alguém souber a idade do Cirdan, aí fica mais fácil de supor quanto tempo duraria cada ciclo. Alguém sabe? :o?:
 
n tenho ideia. só sei que ele é realmente bem velho, senhor dos teleri desde telperion e laurelin.
 
Então quer dizer que em teoria os elfos envelhecem mesmo? Podem não morrer, mas começa aparecer sinais da idade.
Alias, se la no texto diz que são elfos, não excluindo as elfAS, então quer dizer que elas tambem tem barba quando velhas? e por que Galadriel não tem (irônico pensar na lindinha loura e barbada rsrs)
 
Denethor II disse:
Então quer dizer que em teoria os elfos envelhecem mesmo? Podem não morrer, mas começa aparecer sinais da idade.
Alias, se la no texto diz que são elfos, não excluindo as elfAS, então quer dizer que elas tambem tem barba quando velhas? e por que Galadriel não tem (irônico pensar na lindinha loura e barbada rsrs)
Sim, os Elfos envelhecem, embora muuuito lentamente.
E não, Elfas não teriam barba.
 
então, diante desse caso da barba, ignoremos essa descrição comum dos elfos, não é?: "elfos não envelhecem". já vi falarem muito isso.
 
Os elfos seguem a teoria do Papai Noel: passa os anos, passa os anos e a barba só vai crescendo...morrer que é bom, nada :lol:
 
Pandatur disse:
Sim, os Elfos envelhecem, embora muuuito lentamente.
Então eu posso dizer que Ingwë no final da Terceira Era na Terra-média ele teria uma aparencia de idoso em Aman? :think:
 
Eu acho que só aprsenta sinais de velhice aqueles elfos que saíram de Valinor, já que lá não se conhece nenhum tipo de adversidade.Port isso Cirdan e outrs elfos podem ter barba.
 
não sei, acho que é + questão de natureza élfica do que contagem de tempo em lugar determinado. :think:
 
Essa é uma questão verdadeiramente cabeluda :lol: HAHAHAHAHAHAHa
 
Intaum tá cheio de elfos barbados em Aman?

Só uma coisa: cirdan já tinha barba durante o silmarilion?
 
Barba...

Não se deve esquecer que os anos para os elfos passam lentamente, Elrond por exemplo não tem barba e deve ter uns 15.000 anos ( a idade eu li em uma biografia que foi retitada de uma fonte confiável) e ele não tem barba, mas Círdan é mais "velho" que ele, então presumo que o 3º "ciclo " leve muito tempo para chegar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo