• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Islandês/Íslensku

Matholwch

Usuário
Augun mín og augun þín.
Ó, þá fögru steina.
Mitt var þitt og þitt var mitt...
þú veist hvað ég meina...
Langt er síðan sá ég hana!
Sannlega fríð var hún,
Allt sem prýða má eina mey,
mest af lýðum bar hún!
þig ég trega manna mest!
Mædda af tára flóði
Ó! Að við hefðum aldrei sést!
elsku vinan góða

Alguém aí fala islandês??
 
Línguas nórdicas me fascinam justamente por isso. Elas e o português são línguas muito distintas... E aprender modos diferentes de se comunicar é legal. Mas trambém não são muito úteis, e para aprender linguas novas eh preciso tempo e dinheiro...

Bom os fãs da Björk devem falar islandês :roll: lalala :P
 
Nossa, eu tb gosto mto de linguas nordicas...
Islandes, noruegues, sueco, dinamarques, finlandes etc. parecem ser bem legais...
Ah, traduz o que ta escrito nesse texto, e se vc conseguir, coloca comp pronunciar...
 
nossa,eu adoro linguas diferentes!!eu to aprendendo húngaro com a minha avó...
e para aprender linguas novas eh preciso tempo e dinheiro...

não é mto certo isso,pq,por exemplo eu,to aprendendo uma língua eslava,bem diferente,e não to gastando nada :D
islandes deve ser mto legal,mas deve ser bem dificil...eu vejopelo húngaro...é muuuuuito dificil!!eu achei q seria fácil como ingles,mas não foi bem assim...
 
Isso que eu escrevi no começo é um poema muito famoso da Islândia, do século.. ah, sei lá que século, mas o que importa é que é um poema famoso! Pela linguagem, eu nao sei se estou certo, mas parece que é bem antigo.. tem termos que nem se usa mais... mas a tradução aproximada (eu sou péssimo em traduções) seria:

Os meus olhos e os teus olhos
Ó, essas lindas pedras!
Os meus eram teus e os teus eram meus...
Tu sabes o que quero dizer
Faz um longo tempo desde que a vi
Ela estava realmente linda,
Com tudo que pode embelezar uma donzela,
A maioria das pessoas a adoravam!
Tu, de quem eu mais sinto saudades!
(saudades) Pesadas como uma correnteza de lágrimas
Ó, Mas nunca nos encontramos novamente,
minha querida amada amiga (ou amante)

E se pronuncia assim (já que oTírion of Ithaca pediu), mas muuuito toscamente escrito, heeh
Oigun thin óg oigun mín (esse th é igual a "THing" em ingles)
Ou, they föuru steina (esse ö é igual ö em alemao ou eau em frances)
Mitt var thitt óg thitt var mitt
Thu veist kvadh iég meina (esse "dh" é igual a "th" em "THat" em ingles)
Langt er sídhan sáu iég rana (o h tem som de r)
Sannlega fridh var rún,
Arrt sem pridha mau eina mei,
mest af lidhum bar run!
Thig ég trega manna mest
Maida af taura floudhi
Ou! Adh vidh refdhum aldrei shiest!
Élsku vinan goudha

e por aí vai!!... bæ!
 
Tírion of Ithaca disse:
Nossa, eu tb gosto mto de linguas nordicas...
Islandes, noruegues, sueco, dinamarques, finlandes etc. parecem ser bem legais...

Também adoro os idiomas nórdicos. A Islândia é um país de população muito pequena (menos de 300.000 hab). Então, mundialmente falando são muito poucos os privilegiados que falam islândes.

Via de regra, nos países nórdicos nas escolas obrigatoriamente os alunos devem saber falar mais de um idioma.

Por isso espero que estes idiomas que são seculares desde os áureos tempos dos Vikings jamais sejam soterrados pelos efeitos da globalização.
 
Folco Gamgee disse:
Eu sou loco pra aprender, infelizmente Goiânia não tem nenhum tipo de escola dessa lingua.

Pois é... em Brasília também não... Mas se você quiser, eu tenho uns livros aqui em casa que uns amigos meus da Islândia me enviaram... quando eu acabar de estudá-los, eu posso passar pra voce... (contanto que voce devolva tambem!! hehe)
 
Folco Gamgee disse:
Eu sou loco pra aprender, infelizmente Goiânia não tem nenhum tipo de escola dessa lingua.

Matholwch disse:
Pois é... em Brasília também não...

Me pergunto se em algum lugar do país tem um curso de islandês... Procurando bem você encontra cursos de hebraico, polonês, ucraniano... Mas islandês deve ser difícil...
 
ex disse:
Folco Gamgee disse:
Eu sou loco pra aprender, infelizmente Goiânia não tem nenhum tipo de escola dessa lingua.

Matholwch disse:
Pois é... em Brasília também não...

Me pergunto se em algum lugar do país tem um curso de islandês... Procurando bem você encontra cursos de hebraico, polonês, ucraniano... Mas islandês deve ser difícil...

Escola talvez não, mas gente que dê aula em casa eu acredito que talvez sim. Quando morava em Sampa, na minha vizinhança tinha um norueguês que dava aulas do idioma de sua terra natal assim.

Mas a grande dificuldade do islândes é que a Islândia é um dos paises menos populosos do mundo. Só a capital Reykjavik tem aproximadamente a mesma população de minha cidade (São Caetano do Sul).

Se já são poucos os islandeses que moram lá, imaginem quantos morando no exterior e principalmente abaixo da linha do equador? É dificil mas não impossível.
 
Edu disse:
Se já são poucos os islandeses que moram lá, imaginem quantos morando no exterior e principalmente abaixo da linha do equador? É dificil mas não impossível.

De fato, mas concordo que deve haver uns perdidos em algun lugar do Brasil. :-)

Mas isso não significa que eles já tenham pensado em dar aulas do próprio idioma, então talvez você não encontre o classificado "Aulas particulares de islandês" no jornal.

E devemos lembrar que para ensinar uma língua, o simples fato de ser falante nativo dela não é suficiente para ter uma boa capacidade de ensino. É necessário saber direito "como a língua funciona", saber muito da gramática da língua, coisas que um falante nativo médio talvez não saiba, já que ele sabe a língua e o que é certo e o que não é mais por intuição do que por regras.
 
putz,eu nunca tinha ouvido falar desse idioma,mas ele é mto bonito
eu queria aprender algum idioma nórdico,mas tem 3 coisas q impedem:

1-é mto dificil achar curso
2-é meio inutil hj em dia saber falar um idioma nordico até pq os proprios nordicos tem obrigaçao de aprender uma segunda lingua já na escola,entaum é preferivel fazer um curso de espanhol,italiano,frances,alemao
3-esses idiomas saum mto dificeis :tsc: e mto distantes do portugues
 
Góðan dag!!

ex disse:
De fato, mas concordo que deve haver uns perdidos em algun lugar do Brasil. :-)

Realmente há.. Eu já conheci tres islandeses, mas eles estavam meio perdidos por aqui, hehehehe
Tavam fazendo intercambio.. Com eles eu aprendi muita coisa, mas foi bem informal... Uma escola formal mesmo de Islandes eu acho q nao tem no Brasil...
infelizmente...

Mas enquanto isso a gente vai levando e apredendo aos poucos (bem aos poucos)...
 
Coiote disse:
1-é mto dificil achar curso

De fato.

Coiote disse:
2-é meio inutil hj em dia saber falar um idioma nordico até pq os proprios nordicos tem obrigaçao de aprender uma segunda lingua já na escola,entaum é preferivel fazer um curso de espanhol,italiano,frances,alemao

Se for analisar a utilidade, você vai ficar só nessas línguas mais comuns (inglês, espanhol, francês, alemão)...

Quanto ao fato de os nórdicos aprenderem uma segunda (ou terceira) língua, isso vale para todos atualmente. Exceto talvez os americanos e britânicos. :-)

Coiote disse:
3-esses idiomas saum mto dificeis :tsc: e mto distantes do portugues

Quanto à dificuldade, não vou comentar. Quanto à distância, há piores... :mrgreen:
 
*Lobo Nobre Desenterrando um tópico no mínimo curioso...*

Ulálá! O que temos aqui, hein? Bom, eu não falo islandês, mas estudo um pouquinho de Old Norse, (bem pouquinho, é verdade, heh...), no entanto o islandês seria das línguas nórdicas a mais próxima da língua geral falada pelos "vikings" da Dinamarca (Os daneses e jutlandeses), Noruega, e Suécia, ou seja, o já referido Old Norse, ou norreno dos gotlandeses. O Old Norse é um tanto próximo do Anglo-Saxão (Old English) arcaico, (a língua bem-amada de Tolkien)... Já que historicamente podemos considerar os anglos, jutos, saxões, danos, nordmans (noruegueses), e suecos (varegues, rus, e gotlandeses), como integrantes de um mesmo contexto cultural, que é simplesmente o dos "germanos-de-mar"... Interessante.
 
Pois é... em Brasília também não... Mas se você quiser, eu tenho uns livros aqui em casa que uns amigos meus da Islândia me enviaram... quando eu acabar de estudá-los, eu posso passar pra voce... (contanto que voce devolva tambem!! hehe)
Olá, tudo certo? Bem, sou extremamente inexperiente em navegar pela internet, especialmente em sites desse tipo, desculpe qualquer uso indevido ou errado. Como pretendo fazer alemão na faculdade, gostaria de conhecer melhor as línguas germânicas como um todo, especialmente o islandês. Num site de busca, encontrei seu post e uma oportunidade de aprender algo desta língua. Por favor, alegraria-me sua resposta. Tenho interesse em seu material de estudo. Moro próximo à capital São Paulo e tenho meu pai em Sobradinho, caso necessário for um contato. Agradeço sua atenção. Meu e-mail alternativo: luigi_pepperoni@hotmail.com
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo