• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Descobertas Arqueológicas (Notícias e Novidades em Geral)

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ


Pirâmide de Djoser, no Egito - Mohamed El-Shaned / AFP

Pirâmide de Djoser, no Egito Imagem: Mohamed El-Shaned / AFP

Cairo, 8 Abr 2021 (AFP) - Uma missão arqueológica egípcia descobriu a "maior cidade antiga do Egito", com mais de 3.000 anos, perto de Luxor (sul), anunciou nesta quinta-feira (8) seu diretor, o arqueólogo Zahi Hawass.

"A missão arqueológica [...] descobriu uma cidade soterrada que data do reinado do rei Amenófis III e que continuou a ser usada pelo rei Tutancâmon, ou seja, há 3.000 anos", disse a missão arqueológica em um comunicado.

Amenófis III, que ascendeu ao trono em 1.391 aC, morreu em 1.353 aC. Na cidade foram encontrados objetos, como joias e peças de cerâmica com seu selo, que permitiram confirmar a datação, precisa o texto.

É "a maior cidade antiga do Egito", segundo Hawass, citado no comunicado.
pc


A missão começou suas escavações em setembro de 2020 entre os templos de Ramses III e Amenophis III, perto de Luxor, cerca de 500km ao sul do Cairo.

"Em poucas semanas, para grande surpresa da equipe, começaram a aparecer formações de adobe", disse o comunicado. O local encontra-se "em bom estado de conservação, com paredes quase inteiras e salas repletas de utensílios do dia a dia".

A descoberta "desta cidade perdida é a descoberta arqueológica mais importante desde a tumba de Tutancâmon", disse Betsy Brian, professora de egiptologia da Universidade John Hopkins nos Estados Unidos, também citada no comunicado.

A cidade recém-descoberta permitirá "nos oferecer uma visão geral incomum da vida dos antigos egípcios durante as horas mais luxuosas do [Novo] Império".A cidade é formada por "três palácios reais [...] e o centro administrativo e industrial do Império". Além disso, os arqueólogos também exumaram uma "área de preparação de alimentos" com uma "padaria", um "bairro administrativo" e uma "oficina" de construção.

Também foram descobertas duas esculturas de "vacas ou touros" e restos humanos, algo "inusitado".Depois de anos de instabilidade política relacionada com a revolta popular de 2011, um duro golpe para o turismo, um setor chave, o Egito está tentando atrair visitantes, especialmente promovendo seu patrimônio antigo.Na semana passada, 22 tanques com múmias de reis e rainhas do Egito percorreram o centro do Cairo, em um desfile espetacular, até o Museu Nacional da Civilização Egípcia (NMEC), onde serão exibidos.

 
Pra quem achava que não tinha quase mais nada pra ser descoberto, eis que a história egípcia segue firme, forte e ainda mais riquíssima.
 
Também foram descobertas duas esculturas de "vacas ou touros" e restos humanos, algo "inusitado".Depois de anos de instabilidade política relacionada com a revolta popular de 2011, um duro golpe para o turismo, um setor chave, o Egito está tentando atrair visitantes, especialmente promovendo seu patrimônio antigo.Na semana passada, 22 tanques com múmias de reis e rainhas do Egito percorreram o centro do Cairo, em um desfile espetacular, até o Museu Nacional da Civilização Egípcia (NMEC), onde serão exibidos.

Não deixa de ser triste. O patrimônio de destaque do Egito, é seu material arqueológico. O país deve boa parte de sua subsistência, aos feitos de uma civilização a muito tempo morta.
É bom eles cuidarem muito bem de suas tumbas, suas múmias, suas esfinges, estátuas, seus templos pagãos...

Como fica o pensamento egípcio/mulçumano/moderno, perante a preservação de obras de "infiéis"?
 
De fato eles precisam reforçar bem a segurança de seu patrimônio, pois saqueadores e ladrões de tumbas já aprontaram muito num passado não tão distante.
 

Arqueólogos encontraram no Egito uma cidade que foi construída há mais de 3400 anos, durante o reinado de Amenhotep III. Essa é supostamente a maior cidade antiga já descoberta no país e especialistas dizem que ela é uma das descobertas arqueológicas mais importantes desde a tumba de Tutankhamon.

Segundo o arqueólogo Zahi Hawass:

“Muitas missões estrangeiras procuraram por essa cidade e nunca a encontraram. Nós começamos nosso trabalho procurando pelo templo mortuário de Tutankhamon, pois os templos de Horemhebe e Ay foram encontrados nessa área.”
Segundo o The Guardian, a escavação começou em setembro de 2020 e ao longo dos meses os especialistas encontraram a cidade em um bom estado de conservação, com paredes completas e salas repletas de objetos da vida cotidiana.

Entre os artefatos encontrados estão vasos coloridos, estátuas, anéis, escaravelhos e tijolos que foram marcados com o símbolo do rei Amenhotep III.

Os pesquisadores também conseguiram identificar um distrito administrativo, uma área residencial, um cemitério e até uma padaria.

A cidade ainda está sendo escavada e os arqueólogos acreditam que esse é apenas o começo da descoberta. É provável que os especialistas encontrem mais evidências importantes nos próximos meses, como mais tumbas, para saber mais sobre a vida daquelas pessoas e talvez até o motivo para o local ter sido abandonado.





Incrível como alguns vasos estão conservados! Isto mesmo depois de muitos anos.
 
Agora deve vir uma grande quantidade de imagens e novas descobertas.

E nada como ter a tecnologia atual que com a ajuda a recuperar peças intactas com mais eficiência do que há 100 anos atrás.
 
Pega meio mal falar isso em épocas de iluminismo científico, mas é muito complicado fazer esse tipo de exploração, escavação. Você pode despertar forças espirituais piores que múmia de faraó velho indo picotar e marretar ruínas antigas, o mínimo que se deveria fazer nesses casos seria ir acompanhado de algum xamã ou líder espiritual local para criar alguma defesa mágica.

E nem precisa fazer lore de mitologia egípcia pra isso: ruínas desse tipo são sempre usadas para evocar forças e entidades obscuras, não tem como saber que tipo de trabalho foi realizado ali mesmo séculos depois da cidade ter sido desabitada ou destruída. Sei lá, algo feito na época helenística ou medieval por feiticeiros quando as ruínas ainda eram visíveis, ou mais ou menos conhecidas pela população local, e cujos resquícios ficaram.

Trabalho de Goécia feito por adolescente em cemitério já pode dar muita dor de cabeça, imagina esse tipo de coisa. Bom, mas falar isso pra cientista é pedir pra ser chamado de maluco, então que cada um arque com as consequências.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo