• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tharbad

EduAC

Usuário
Porque Tharbad está arruinada e deserta no final da 3 terceira? O que aconteceu com ela pra ficar assim?
 
Creio ter sido mais uma consequência da decaída dos posvos númenorianos. Tharbad era um posto importante, até os meados da Terceira Era. À medida que Gondor e Arnor foram decaindo, foram sistematicamente abandonando os postos mais distantes. É o mesmo tipo de relaxamento que causou o abandono de muitas fortalezas de vigia em Mordor. Não acho que tenha havido alguma grande catástrofe que causou o abandono. Foi um processo gradual, que atambém aconteceu em outras partes de Gondor e Arnor.
 
Porquê ela sofreu grandes enchentes que arruinaram a cidade.

Na verdade isso só ocorreu após a sua decadência.

Originalmente, Tharbad foi uma espécie de Fortaleza, um posto militar construído pelos Numenoreanos (também existem trechos que dizem que Tharbad pode ter sido um posto avançado élfico, criado por Círdan, como uma base entre Eregion e Lindon), em defesa de Sauron, que posteriormente foi utilizado pelo povo de Arnor como uma cidade, com cais e base militar, que foi sendo abandonada aos poucos, até ter seus últimos soldados retirados após a Grande Praga de 1636.

E num artigo da Valinor de 2005, diz que "Naqueles dias eles praticavam drenagem, e as margens do Hoarwell e Greyflood eram reforçados. Mas nos dias do Senhor dos Anéis a região tinha sido arruinada e voltou para um estado primitico: um rio largo e lento que corria por uma rede de pântanos e lagos: um lugar assombrado por cisnes mortos e outros pássaros aquáticos.". (veja o artigo Aqui )

E como disse o Menel, assim como vários outros pontos de Eriador, Tharbad também foi abandonada ao longo da Terceira Era.
 
Quando li Contos Inacabados pela primeira vez, imaginei Tharbad meio como a Holanda, sabe? diques que drenam água (no caso da Holanda é salgada e vem do mar, tudo bem!!) que quando não tem boa manutenção quebram e inundam terras.
Até o décimo sétimo século da Terceira era, Tharbad tinha engenheiros, etc... depois foi ficando ás moscas..
Se os Holandeses não inovassem sempre nesse ponto, viraria uma Tharbad, né??
 
é eu tinha lido um artigo que falava que parte da cidade tinha sido inundada. Se não me engano foi no duvendor. Tharbad não foi uma das ultimas cidades de arnor a ficar em ruinas?
 
é eu tinha lido um artigo que falava que parte da cidade tinha sido inundada. Se não me engano foi no duvendor. Tharbad não foi uma das ultimas cidades de arnor a ficar em ruinas?

Acho que no Senhor dos Anéis Gandalf e os Nazgûl passaram por lá algumas vezes. Será que no final da Terceira Era a cidade estava totalmente vazia? É difícil de imaginar um lugar tão importante estrategicamente falando ficar totalmente sem nenhuma alma viva por lá. Talvez mesmo com o abandono o lugar deveria ser usado como ponto de descanso, entreposto de vários povos.
 
Acho que no Senhor dos Anéis Gandalf e os Nazgûl passaram por lá algumas vezes. Será que no final da Terceira Era a cidade estava totalmente vazia? É difícil de imaginar um lugar tão importante estrategicamente falando ficar totalmente sem nenhuma alma viva por lá. Talvez mesmo com o abandono o lugar deveria ser usado como ponto de descanso, entreposto de vários povos.

Bem podemos fazer uma aproximação para reconstruir o que aconteceu durante a evacuação uma vez que deve ter sido nos moldes do que é descrito na estrada percorrida por Frodo e Bilbo para Valfenda.

A medida que pontos antigos importantes tinham menos mão de obra para manter as grandes casas e obras de pedra a população restante fazia pequenas marchas de migrações gerando comunidades mais simplificadas a uma distância não muito grande da ruína original, como ocorre com os túmulos lúgubres próximos a Bri.

Vilas ancestrais periféricas de casas pequenas podem ter sofrido um boom populacional durante a dispersão do povo antigo e absorvido a função comercial e produtiva das antigas cidades, distante da memória deprimente das derrotas das guerras.

A história de derrotas e escuridão maculou a imagem dos locais antigos remanescentes podendo atrapalhar negócios e cura dos homens. Como os descendentes dos Númenorianos estavam perdendo a sabedoria de reconhecer as boas qualidades que havia em cada um dos povos livres eles buscavam sair das grandes cidades num processo de recuperação de pelo menos parte da sabedoria simples de antes quando não havia o veneno das disputas criadas por Sauron.

Quero dizer, é quase certo de haver alguma povoação residual das marchas de dispersão presente nos arredores da região de Tharbad.
 
Última edição:
É no senhor dos aneis fala que tinha sulistas no ponei saltitante. Eles teriam vindo pelo caminho verde, talvez tenha vindo de uma região perto de tharbad.
 
Obrigatoriamente qualquer pessoa que viesse do sul passaria por Tharbad. Aquele caminho que a comitiva pegou seguindo por uma trilha na linha do horizonte das Montanhas Sombrias foi uma estratégia para não serem descobertos.

Acho que se passassem por Tharbad eles seriam descobertos, era uma área utilizada por muitas pessoas, e talvez lá era habitando por viajantes da TM. Deveria ter gente por lá que não entrassem no contexto da história do Um Anel.
 
Tava pesquisa na net sobre Tharbad e achei essa imagem
tharbad-alexande.jpg
acredito que ela expressa bem a ruina que tava a cidade.
 
.

Num sentido mais amplo, Tharbad é um ótimo exemplo da ambientação "invernal" que caracteriza o noroeste da Terra Média, no "LOTR", rara é a paragem que não tem muita história atrás de si, ciclos completos de nascimento, ascensão, apogeu, declínio e queda. Podemos dizer que aqueles lugares já viviam uma fase pós queda e que o renascimento viria de uma forma ou de outra, fosse com a vitória de Gandalf e cia, como acabou acontecendo, ou com colonizadores orientais e sulistas. Coisa de gênio, mesmo.

.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo