• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eowyn, dedicação sutil a Joana d'Arc?

Acredito que pelo fato da Éowyn ter crescido num meio militar e de certo modo masculino, já que cresceu com seu tio e com seu irmão, por esses motivos seu interesse por "batalhas". Além do mais desenvolveu habilidade com espadas e cavalos. Desse modo não vejo muitas semelhanças com a Joana d'Arc e com a rainha Boudica.
 
Acredito que pelo fato da Éowyn ter crescido num meio militar e de certo modo masculino, já que cresceu com seu tio e com seu irmão, por esses motivos seu interesse por "batalhas". Além do mais desenvolveu habilidade com espadas e cavalos. Desse modo não vejo muitas semelhanças com a Joana d'Arc e com a rainha Boudica.

A rainha Boddicea também cresceu em um meio militar,e assumiu um papel que (mesmo na sempre tolerante sociedade celta) era tido como masculino.
Daí a comparação,pois Boddicea também teve que assumir o comando de seu povo em um momento difícil9como Éwoyn devia ter feito segundo as recomendções de Théoden.
 
Vejo sim certas semelhanças, tanto entre Éowyn e Joana d'Arc, quanto entre aquela com a rainha Boddicea. Porem, essa semelhança está na essência, como já falaram, e não na história de vida das mesmas em si.
Mas não acredito que Tolkien tenha tomado essas mulheres como referencia na criação da Éowyn.
 
Olha, até onde eu sei não tem nada a ver [nem como pequena inspiração].

Pelo que li em "O Mundo de Tolkien" [e faz todo sentido], Tolkien não era lá muito fã de Shakspeare e tinha especial "desgosto" [por falta de palavra melhor] por Macbeth [e justamente é uma das minhas prefeirdas do Will, rs].

Assim ele resolveu 'concertar' algumas coisas que ele não gostou em Macbeth:

A floresta que marcha: para Shakspeare foi apenas uma metáfora ou mesmo uma ilusão de ótica. Ao veerem o exército de longe andando, para Macbeth e seus homens, parecia que era a própria floresta se movimentando.
Tolkien então criou os Ents. Um exército formado realmente pela floresta andando em direção a Orthanc.

E a outra "correção" se refere ao destino do próprio Macbeth: a profecia dizia que ele não podia ser morto por nenhum homem nascido de mulher.
Aí, o cara que mata Macbeth, nasceu de cesária. Convenhamos que não é muito convincente né!!! Ele pode ter sido arrancado do ventre da mãe, mas ela ainda era uma mulher.

Então o que Tolkien fez?
A profecia dizia que o Rei Bruxo não podia ser morto por nenhum homem. Ponto final!
E daí temos Éowyn dizendo em Pellenor: eu não sou um homem!!!

Se alguém quiser saber minha opinião, acho que Tolkien não entendeu bem a essência de Macbeth. Shakspeare não tinha a intenção de mostrar magia real. Não era um criador de fantasia. Era justamente o contrário. Macbeth é uma lição de moral!!!
As 3 bruxas não são bruxas de verdade. Mas veja como podemos ser tolamente influenciados até mesmo por quem nem sequer conhecemos e se não tomamos cuidado, cairemos em desgraça!
Macbeth, no início da obra, era um homem bom, mas de mente fraca. Deixou-se influenciar pelas bruxas e pela esposa ambiciosa. Com isso, não só caiu em desgraça como também levou todo o reino à desgraça.

Bom, isso foi como eu interpretei. E não sei se consegui me explicar direito, rs

E ainda segundo "O Mundo de Tolkien", tanto para Éowyn quanto para Arwen, também há inspiração nos contos dos Irmãos Grimm, - que vem de lendas muito populares.
Arwen seria Branca de Neve.
Éowyn seria A Bela Adormecida [coincidencia ou não, era meu desenho preferido quando criança]. Pois ela, assim como Aurora, cai em sono profundo e encantado por obra de um(a) Bruxo(a) e somente um Rei/Príncipe consegue acordá-la.
E olha a curiosidade que li aqui na Valinor mesmo: Tolkien cogitou a possibilidade de Éowyn e Aragorn acabarem juntos [ainda bem que ele não fez isso!!!]
Mas, de qualquer forma, ela casa com um príncipe: Faramir, O Príncipe de Ithilien [nomeado por Aragorn].

De resto, como outros já disseram, a figura da dama guerreira é muito comum!!!
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo