• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

-

E = MC2

Ou seja, energia é igual a massa vezes velocidade da luz ao quadrado. Desculpe mas agora não tenho tempo para aprofundar mais.
 
Tipo, você tá aprendendo isso na escola e tá com dificuldades?
 
Pensa assim:
60 segundos

- pode não ser nada pra quem tem 1 hora livre
- pode significar a vida ou a morte de alguém

tudo depende do seu ponto de referência!


Mas a teoria da relatividade - de fato - é bem mais complexo que isso, hehe
 
Naum.. eh q jah ouvi um monti de gente falando q tudo eh relativo... e quando eles falam isso eu fico boiandu!!!
Essas frases de "tudo é relativo", "einstein era fanático religioso" baseado na teoria da relatividade e na frase "deus não joga dados" são tudo coisas fora de contexto.
Um dos princípios da relatividade é justamente uma constante independente de referencial, que é a velocidade da luz.



De qlq forma. É relativamente (:-P) complicado explicar relatividade assim, pelo menos eu não consigo. Ainda mais se for a geral e não apenas a restrita.
Se vc quer saber MESMO, melhor começar a estudar auto-didaticamente uma matemática mais avançada e tudo mais. Ou esperar mais um tempo.
 
Tá, basicamente são duas, a Especial e Geral. A Geral é difícil pra caramba de explicar, e é estudada no nível universitário. Se sua idade de perfil for sua idade mesmo, acho que ainda vai demorar alguns anos até voce ter o conhecimento matemático necessário pra poder entender o que diabos Einstein fez na Geral. A teoria geral é mais complicada porque incorpora gravidade. E gravidade faz tudo ficar estranho, dobrando o espaço-tempo, etc.

Agora, a restrita (ou especial) é diferente. Você pode compreender (e derivar) as formulas da teoria restrita da relatividade com um conhecimento matemático do nível do ensino médio.

A Teoria restrita tem dois postulados:

1 - As leis da física são as mesmas para todas coordenadas inerciais. Em outras palavras, e simplificando bastante, digamos que temos pessoa A e pessoa B. Pessoa A está caminhando e pessoa B está dentro de um carro dirigindo. As leis da física se aplicam igualmente às duas pessoas.

2 - A velocidade da luz, denominada c, é invariante em relacao a qualquer sistema de referencias. Em outras palavras, digamos que eu estou num carro sem capô e arremesso uma bola. A velocidade da bola vai ser a velocidade do carro + a velocidade original da bola, certo? Com luz é diferente. Se eu ligar os farois, a velocidade da luz nao é a velocidade original da luz + a velocidade do carro, e sim simplesmente a velocidade da luz. Ou seja, ela nunca muda. Uma consequencia desse postulado é que é físicamente impossível que um objeto com massa ultrapasse a velocidade da luz (bem, através de métodos "convencionais" de qualquer maneira). Mas essa consequencia é mais demorada pra explicar.

Esses dois postulados aí têm consequencias interessantes:

Contração de comprimento: devido aos postulados e às Transformações de Lorentz, que são fórmulas utilizadas na relatividade restrita, o comprimento de objetos que andam a velocidades comparáveis à da luz aparentam ser contraídos por observadores externos. Ou seja: se um carro passa na sua frente a 0.7c enquanto você está parado, o carro vai parecer estar encurtado. Ou seja, se o carro media 3m de ponta a ponta antes, agora vai parecer medir menos, talvez 70cm, sei lá. A contração só acontece na direção na qual o objeto está se movendo, também. E não é uma contração literal, e sim algo que PARECE estar acontecendo. O motorista não está esmagado dentro do carro. Pra ele tudo parece normal (bem, nem tanto, mas não vou nem explicar o porque, to com sono).

Dilatação temporal: outra consequencia é que tempo é visto de forma diferente. E essa diferença não é só algo que parece estar acontecendo, é literal. Já ouviu o paradoxo dos gêmeos? Um gêmeo fica na Terra enquanto outro vai viajar pelo espaço numa super-espaçonave que viaja a velocidades comparáveis com a da luz. O gêmeo viajante volta semanas depois e descobre que o seu irmão já é um idoso. Isso acontece devido às transformações de Lorentz, que incluem uma variável de tempo. Enfim.

Embora aspectos da relatividade restrita e geral pareçam esquisitos, é tudo verdade. Cientistas cansam de comprovar isso dia-a-dia.

Uma coisa final pra se lembrar é que embora relatividade seja aceita e tal, não é aplicável no nosso cotidiano porque não temos nada que ande a velocidades rápidas o bastante. Relatividade fica negligenciável. Ou seja, você nunca vai entrar numa loja pra comprar cigarros, e quando sair descobrir que já se passou uma semana. É por isso que se usa pra compreender o movimento de planetas, a formação de estrelas, distribuição de galáxias, etc. Buracos negros, não.
 
Quase todo mundo conhece a famosa formula de Einsten(E=MC²), porém o que significa as siglas, ao pé da letra? Acho que e é de energia...
 
Uma coisa sobre a relatividade: sempre julguei que, quem estaria em uma nave relativística (com velocidade próxima a da luz) achava que o tempo passava muito rápido na Terra, enquanto quem estava na Terra achava que o tempo passava devagar na nave. Ou seja, se quem estava na nave pudesse olhar para quem estava na terra, veria tudo passando muito rápido, o dia e a noite passando, etc, como num filme acelerado. Já quem olha na terra vê as coisas na nave acontecendo em câmera lenta.

Mas recentemente soube que tanto um quanto o outro acham que o tempo passa mais devagar no outro lugar, ou seja, ambos veriam o outro em câmera lenta. Isso é verdade? Alguém pode me ajudar a entender essa aparente contradição?

O mesmo vale para um comprimento de um objeto em altas velocidades: julgava que para o referencial parado o comprimento do objeto diminuía, enquanto para o objeto aquele que supostamente está parado teria seu comprimento aumentado (o que é bastante lógico). Mas na verdade os dois julgariam que o outro tem seu comprimento diminuído.

:think:
 
a teoria da relatividade só vem a provar duas coisas:

1 - A grande quantidade de energia que foi necessária para se construir a matéria (de onde veio tanta energia organizada?? será que fomos criados???)

2 - É humanamente impossível viajar no tempo ou na velocidade da luz. Precisaríamos nos transformar em energia para isso, o que significa a desintegração do corpo.

3 - O relativismo espaço-temporal confirma o sistema caótico do universo, que tende à expansão(compressão?) e que precisa das forças fundamentais para controlar o caos
 
Olha, eu a postar aqui no fórum de novo. Não costumo, mas achei que estavam todos a ser tão confusos que seria melhor responder.

A confusão é que Saphyra está a confundir a teoria da relatividade com o adjectivo «relativo».

Quando uma pessoa diz que «tudo é relativo», não se está a referir à teoria da relatividade, da mesma forma que quando alguém diz que «este quarto está tão mal arrumado que está um caos» não se refere à teoria do caos, ou quando dizem «vamos atar isso com uma corda» não se refere à teoria das cordas.

A teoria da relatividade é basicamente uma coisa hipermegacomplicada que, no fim, se resume àquela equação do "E=MC²".

Já o «ser relativo» que dizer que depende do ponto de vista, ou seja, o que para mim pode parecer muito feio para você pode parecer muito bonito.

O fato da teoria ter o nome de «Teoria da Relatividade» deve-se a uma das consequências dessa teoria, que é, quanto mais rápido uma pessoa anda - e estamos a falar a velocidades MUITO grandes, tipo, perto da velocidade da luz - mais depressa o tempo passa para ela, mas para o resto das pessoas, passa à velocidade normal. Assim, se uma pessoa com um irmão gémeo fosse viajar no espaço quase à velocidade da luz, embora só tivessem decorrido três minutos a bordo da nave, quando ela voltava à Terra o irmão seria muito mais velho, pois na terra haviam passado vários anos. A velocidade do tempo é relativa.
 
Uma coisa interessante.

De acordo com a teoria da relatividade, se dois gêmeos forem separados, e um deles viajar no espaço, digamos, por uns 10 anos, quando ele retornar à Terra estará bem mais velho do que o irmão gêmeo que ficou no planeta.
A teoria é relativa tbm... ><
Mas é interessante.
=)
 
Uma coisa interessante.

De acordo com a teoria da relatividade, se dois gêmeos forem separados, e um deles viajar no espaço, digamos, por uns 10 anos, quando ele retornar à Terra estará bem mais velho do que o irmão gêmeo que ficou no planeta.
A teoria é relativa tbm... ><
Mas é interessante.
=)

Seria o contrário, não? O irmão que ficara no planeta é que estaria mais velho.
 
Olha, eu a postar aqui no fórum de novo. Não costumo, mas achei que estavam todos a ser tão confusos que seria melhor responder.

A confusão é que Saphyra está a confundir a teoria da relatividade com o adjectivo «relativo».
Exatamente.
Eu disse isso uns posts atrás.

Na realidade há até a questão que o próprio Einstein não gostou dessa conotação pop que sua teoria teve (ele deve ter sido o físico mais pop em termos do público leigo de toda a história).
Ainda mais que a teoria especial se baseia em 2 postulados que pressupõe exatamente o oposto da palavra relatividade: a invariância da velocidade da luz para diferentes referenciais e a invariância das leis da física entre referenciais inerciais sob as transformações de Lorentz.

Mas como tem gente que até usa a outra famosa frase dele de "Deus não joga dados" pra implicar que ele era um ultra-mega-religioso fanático. Usando-o como um "cientista renomado que acreditava no criacionismo", etc, e outras viagens. Não é surpresa esse uso da teoria da relatividade.



Seria o contrário, não? O irmão que ficara no planeta é que estaria mais velho.
Sim.
E nesse caso o paradoxo seria exatamente qual dos 2 nós deveríamos considerar como o envelhecido. Já que nos referenciais de cada um, é o outro quem viaja em alta velocidade.
A simetria só é quebrada pq o gemeo que viaja precisaria desacelerar e reacelerar (ou mudar drasticamente de referencial) para poder voltar à Terra.
E em referenciais acelerados a coisa já é bem mais complicada.
 
Só pra esclarecer:
E=mc^2 não é uma fórmula que se aplica a toda a teoria da relatividade. Só se aplica à relatividade restrita, aquela que trata com espaço e tempo, e SOMENTE espaço e tempo, ignorando gravidade. A geral não tem essa fórmula, pois usa geometria Riemanniana (uma geometria nao-convencional, diferente da que usamos no nosso dia-a-dia, a geometria euclidiana (com pontos e retas num grafico, etc). A relatividade geral usa matemática muito mais avançada do que a utilizada na relatividade restrita, etc.
 
Exatamente.
Eu disse isso uns posts atrás.

Na realidade há até a questão que o próprio Einstein não gostou dessa conotação pop que sua teoria teve (ele deve ter sido o físico mais pop em termos do público leigo de toda a história).
Ainda mais que a teoria especial se baseia em 2 postulados que pressupõe exatamente o oposto da palavra relatividade: a invariância da velocidade da luz para diferentes referenciais e a invariância das leis da física entre referenciais inerciais sob as transformações de Lorentz.

Mas se não me engano o próprio Einstein explicou a relatividade fazendo uma analogia, dizendo que o tempo passa rápido quando conversamos com uma pessoa legal, e o tempo passa devagar quando conversamos com uma pessoa chata. É claro que a Teoria da Relatividade não diz isso, mas o próprio Einstein colaborara para que essa visão fosse disseminada.

Mas como tem gente que até usa a outra famosa frase dele de "Deus não joga dados" pra implicar que ele era um ultra-mega-religioso fanático. Usando-o como um "cientista renomado que acreditava no criacionismo", etc, e outras viagens. Não é surpresa esse uso da teoria da relatividade.

Você não acha que essa frase do Einstein foi bastante anti-científica? Se não em engano ela foi usada para refutar teorias quânticas ou algo envolvendo um decaimento radioativo que não era plenamente previsível. Parece-me que ele não quis aceitar a teoria e a refutou desta forma, envolvendo Deus.


Sim.
E nesse caso o paradoxo seria exatamente qual dos 2 nós deveríamos considerar como o envelhecido. Já que nos referenciais de cada um, é o outro quem viaja em alta velocidade.
A simetria só é quebrada pq o gemeo que viaja precisaria desacelerar e reacelerar (ou mudar drasticamente de referencial) para poder voltar à Terra.
E em referenciais acelerados a coisa já é bem mais complicada.

É esse aspecto da relatividade que eu nunca entendi. Ajude-me a entender isso, Fusa (e outros que quiserem opinar):

Imagine o clássico exemplo do irmão que fica na Terra e outro que parte em uma nave relativística. Vamos considerar números arbitrários: para o irmão da Terra, determinada variação de tempo durou 50 horas. Para o irmão na nave a uma velocidade próxima de C esta mesma variação duraria, digamos, 1 hora. Ok, até aí nada demais.

O problema é quando você considera que, para o irmão da nave, é na verdade o irmão na terra que acelerou e adquiriu velocidade próxima a C, e é para ele que o tempo passa devagar. A variação de tempo, que durara 1 hora na nave para aqueles que estavam dentro dela, duraria, na Terra, bem menos que 1 hora, alguns poucos segundos. Como confrontar esse dado com aquele, de que o tempo na Terra durara 30 dias?

E está questão da simetria, já ouvi falar muito mas nunca soube direito o que ela é: a simetria só existe em sistemas com velocidades constantes, quando há aceleração a simetria é quebrada?

Voltando ao exemplo da nave: imaginemos que ambos se encontrassem sem que haja mudança nas velocidades (sei lá como isso aconteceria; imagine um espaço curvo em forma de uma hiperesfera: a nave daria a volta no Universo e chegaria a Terra pelo outro lado). Se esse encontro ocorre em tais condições, quem é que estaria mais velho? Ou isto não é previsto teoricamente?
 
A Teoria restrita tem dois postulados:

1 - (...)
Buracos negros, não.
"Diminuí" o post porque era muita coisa... Só queria dizer que homem inteligente é o que há!!

a teoria da relatividade só vem a provar duas coisas:

1 - A grande quantidade de energia que foi necessária para se construir a matéria (de onde veio tanta energia organizada?? será que fomos criados???)

2 - É humanamente impossível viajar no tempo ou na velocidade da luz. Precisaríamos nos transformar em energia para isso, o que significa a desintegração do corpo.

3 - O relativismo espaço-temporal confirma o sistema caótico do universo, que tende à expansão(compressão?) e que precisa das forças fundamentais para controlar o caos
Isso me faz lembrar uma piada:
Existem três tipos de pessoa: as que sabem contar e as que não sabem:lol:.
 
a teoria da relatividade só vem a provar duas coisas:

1 - A grande quantidade de energia que foi necessária para se construir a matéria (de onde veio tanta energia organizada?? será que fomos criados???)

2 - É humanamente impossível viajar no tempo ou na velocidade da luz. Precisaríamos nos transformar em energia para isso, o que significa a desintegração do corpo.

3 - O relativismo espaço-temporal confirma o sistema caótico do universo, que tende à expansão(compressão?) e que precisa das forças fundamentais para controlar o caos


Tipo, você enumerou tres. Mas tudo bem. Desculpe, mas tenho que discordar com a parte no. 2, e com a 3 também. A parte no. 1 é mais questão de interpretação, será que Deus existe, etc. Então, lá vou eu.

2 - É humanamente impossível viajar no tempo ou na velocidade da luz.
Nem é verdade. Dilatação temporal deixa que você viaje no tempo sim senhor. Digamos que voce viaja numa espaçonave a uma velocidade comparável à da luz, "c". Se você tá dentro da nave, vai parecer que o tempo tá andando depressa pra caramba do lado de fora. E se estiver do lado de fora, vai parecer que tempo anda muito lento dentro da nave. Então, se você estiver na nave você pode viajar no tempo sim. Só que vai ser pra frente. Você pode envelhecer um dia dentro da nave, enquanto do lado de fora todo mundo envelhece, sei lá, dez anos. Viagem pra trás é outra história. Há teorias de como seria possível viajar atrás no tempo, mas é puramente teórico. Se quiser, depois eu explico mais em outro post.

A outra parte dessa no. 2 que me incomoda é onde você diz que nós precisaríamos nos transformar em energia pra viajar na velocidade da luz. Não é verdade. A luz viaja na velocidade, bem, da luz, porque ela é composta de partículas chamadas fótons. Já deve ter ouvido a palavra antes, certo? Fótons são partículas sem massa. Isso, elas têm uma massa equivalente a 0. Seu corpo não se desintegra pra que você atinja c. O que acontece é que você vai precisar de magnitudes de energia cada vez maiores pra poder continuar acelerando positivamente, algo muito difícil de se fazer. Mas digamos que você consegue. No final, quando você atingir c, você vai precisar de energia infinita pra manter aquela velocidade. Ou seja: não tem como. Você nao vai chegar a c com massa. Impossible. E se você tem toda essa energia disponível, provavelmente usaria de uma forma mais inteligente, certo?

Finalmente, a parte no. 3 também me causa problemas. Relatividade tá longe de "confirmar" a expansão do universo. Se nem cientistas conseguem comprovar com certeza absoluta que é isso que tá acontecendo, é dificil fazer uma conexao dessas. A teoria da expansão cosmológica é uma das teorias cosmológicas mais aceitas, sim, mas há outras.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo