• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[SPOILERS] As teorias de Azor Ahai

O que eu penso, seguindo a teoria que postei páginas atrás, é que os dragões tem fidelidade com seus parentes, ou que eles sentem indivíduos de mesmo sangue. Assim as Grandes Casas de Valíria eram Grandes Casas pois em algum tempo determinando membros dessas casas foram bem sucedidos em parir dragões usando magia - a linhagem desses dragões tinham assim ligação com aquela casa. Um valiriano de uma casa não podia domar um dragão de outra casa. Com o tempo só restaram descendentes de Targaryen e dragões Targaryen, então esse fato foi esquecido e substituído pelo fato mais simples de que Targaryen domam dragões.

Isso permitiria que Azor Ahai, caso venha a realizar o ritual, tenha domínio sobre seu dragão, independente de ser valiriano ou não. Isso também deixa de lado o fato do sangue valiriano ser mágico por si mesmo entre os povos em geral, o que é estranho e pediria alguma explicação.

Se isso é verdade, temos certa dificuldade com a questão do domínio de Daenerys sobre seus dragões - talvez os ovos descendam dos dragões Targaryen pois foram conseguidos de Westeros e/ou o vinculo de Daenerys tê-los 'chocados' em situação bastante excepcional, dramática e um tanto quanto mágica contribuiu para isso. Afinal de contas, o sangue não é o único jeito de domar dragões: certos berrantes de Valíria também o fazem (penso que os berrantes foram feitos nos conflitos entre as Casas de Valíria, para dominar dragões de casas rivais).




Voltando ao ritual de Mirri... A maegi aponta que os mortos estariam presentes na tenda, e que vivos não deveriam ter contato com eles. Depois é dito que a maegi não dançava sozinha. Ambos fatos dão às sombras um caráter pessoal, são pessoas que estavam ali com a maegi. Essa pessoalidade bate perfeitamente com a crença de Asshai que versava que um certo povo da Sombra tinha dado dragões aos valirianos e ensiná-los a domá-los (e o maestre narrador pergunta ingenuamente porque esse povo não dominou o mundo com os dragões).

Interessante que sobre o preço que o ritual acarretaria, Mirri fala que "It is not a matter of gold or horses". Claro que a interpretação lógica é que ela não queria pagamento financeiro, mas pode ser também uma fala que implicitamente já antevê de que a morte do cavalo não seria suficiente, e que o preço seria mais alto. O que Daenerys já entende durante a luta que se dá fora da tenda, e que é explicitado no diálogo com Mirri que se dá mais tarde:

“There is a price,” the godswife warned her.
“You’ll have gold, horses, whatever you like.”
“It is not a matter of gold or horses. This is bloodmagic, lady. Only death may pay for life.”
“Death?” Dany wrapped her arms around herself protectively, rocked back and forth on her heels. “My death?” She told herself she would die for him, if she must. She was the blood of the dragon, she would not be afraid. Her brother Rhaegar had died for the woman he loved.
“No,” Mirri Maz Duur promised. “Not your death, Khaleesi.”
Dany trembled with relief. “Do it.”
The maegi nodded solemnly. “As you speak, so it shall be done. Call your servants.”
Khal Drogo writhed feebly as Rakharo and Quaro lowered him into the bath. “No,” he muttered, “no. Must ride.” Once in the water, all the strength seemed to leak out of him.
“Bring his horse,” Mirri Maz Duur commanded, and so it was done.

(...)

“I will stay,” Dany said. “The man took me under the stars and gave life to the child inside me. I will not leave him.”
“You must. Once I begin to sing, no one must enter this tent. My song will wake powers old and dark. The dead will dance here this night. No living man must look on them.”

(...)

Someone threw a stone, and when Dany looked, her shoulder was torn and bloody. “No,” she wept, “no, please, stop it, it’s too high, the price is too high.” More stones came flying.

(...)

“No,” Mirri Maz Duur said. “That was a lie you told yourself. You knew the price.”
Had she? Had she? If I look back I am lost. “The price was paid,” Dany said. “The horse, my child, Quaro and Qotho, Haggo and Cohollo. The price was paid and paid and paid.”​

Alguém poderia dizer que esse dito preço foi algo mais simbólico e metafórico, mas interpreto de forma oposta: as sombras cobraram de fato o preço tirando todas essas vidas, a magia se estendeu para fora da tenda, e de certa forma "manipulou" o destino para que essas mortes ocorressem (assim como a magia das sanguessugas manipularam o destino e resultaram na morte de Robb, de Balon e de Joffrey, ainda que não tenham fisicamente influído nessas mortes). Assim interpreto que o fato da Daenerys ter entrado na tenda pouco influiu na magia que ali ocorria - a recomendação de não entrar na tenda era uma recomendação visando a seguridade de Daenerys e o bebê: talvez entrar na tenda seria uma exposição maior aos mortos e à própria morte de alguma forma, e de fato foi o que causou que o feto de Daenerys ficasse como se decomposto há anos (!) ainda que estivesse vivo antes do ritual. De qualquer forma a magia funcionou, e cobrou como preço não só a vida do bebê, mas dos mortos no conflito que se desenrolou fora da tenda.

Vemos certa arbitrariedade por parte das sombras, que tirou a vida de cavaleiros de fora da tenda mas não de Jorah que entrou na tenda. Talvez essa magia com as sombras seria como tratar com o Demônio, segundo crendices cristãs: ele cumpre o trato, mas nesse cumprimento há arbitrariedades e no fim o trato é amargo. Dragões poderiam assim ser frutos desse trato com as sombras, mas que provavelmente demandassem muitos mais sacrifícios, sejam sacrifícios literais, ritualísticos, ou sacrifícios indiretos ou até mesmo segundo o 'destino', como o que ocorreu com os mortos nesse evento envolvendo Mirri e Daenerys (nesse sentido, aliás, falas de crentes dos Sete dizendo que dragões são criaturas demoníacas não estariam assim tão longe da verdade).

Curioso que os berrantes de Valíria demandam também o sacrifício de uma vida para domar o dragão (a vida daquele que soa o berrante), o que de certa forma é esperado: segundo conjecturei acima muitas vidas são tomadas para que o dragão primeiramente venha à tona das sombras, dessa forma é esperado que o domínio "não natural" desse dragão não venha sem custar ao menos uma vida.




Quanto a certa relatividade das tradições e o fato delas terem fatos contraditórios, acho que ninguém discorda... Mas isso não significa que é impossível escavar a verdade por trás tradições. Nesse sentido, tendo a valorizar as lendas de Asshai, pois eles parecem ter sabedoria maior das coisas em geral, dados seu domínio da magia e a antiguidade de suas tradições... Porém de fato isso não significa que por exemplo R'hllor exista. Mas estender o ceticismo ao próprio Azor Ahai acho demais, pois a figura heróica que derrotou os Outros existe em várias tradições, inclusive entre os Targaryen e entre meistres, que tendem a ser menos religiosos ou místicos. Sendo que as profecias têm poder real no mundo de Westeros, não posso imaginar profecia mais confiável... Alguém poderia achar que Nissa Nissa ou Luminífera por outro lado são mitos, de fato é possível, mas eu acharia desanimador literariamente falando, especialmente no caso da espada, que tem importância na história. Aemon Targaryen chega a usar como argumento que Stannis não é Azor Ahai certa artificialidade em sua espada - fosse a espada um aspecto mitológico e não propriamente histórico da figura de Azor Ahai, esse seria um argumento um tanto quanto falho. Isso não significa, claro, que Nissa Nissa e Luminífera sejam literalmente a esposa e uma espada propriamente ditas, mas penso que têm que ser seres particulares de alguma forma.
 
Última edição:
Eu tenho uma teoria sobre os wargs e as magias dos filhos da floresta: os cronogmanos, aquele povo vassalo do Norte que vive nos pântanos e parecem uma raça humana diferente são mestiços de primeiros homens com os filhos da floresta. Por isso eles tem o poder de wargar e tem as visões verdes (como o Jojen) . Como com certeza algum Reed já casou com algum Stark essa seria a razão dos Starks também nascerem com alguns dons.

Os selvagens que também possuem esses dons também devem ser de familias que se envolveram com os filhos da floresta.
não é dito que os Starks tem parentesco com os Primeiros Homens?? Tanto que eles ainda seguem os Old Gods
E sendo eles que tiveram mais contato com os Filhos, realmente não seria improvável que houvesse tido relações entre eles e os Filhos e aí o sangue dos Filhos tivesse passado para os descendentes dos Primeiros Homens e através daí chegado até os Starks, pode ser que 1/100 de sangue dos Filhos, mas ainda assim se manifestar em alguns indivíduos...
Sendo assim, teríamos 2 tipos de magia, a "de sangue" e a "da natureza", sendo que, a meu ver, a de sangue, mesmo que com um bom intuito (derrotar os Walkers, por exemplo) é uma magia negra, pois cobra esse preço de sangue, cobra sacrifícios, enquanto que essa outra "da natureza" seria como um gene que o indivíduo carrega e lhe dá esses determinados poderes...
** Posts duplicados combinados **
O que eu penso, seguindo a teoria que postei páginas atrás, é que os dragões tem fidelidade com seus parentes, ou que eles sentem indivíduos de mesmo sangue. Assim as Grandes Casas de Valíria eram Grandes Casas pois em algum tempo determinando membros dessas casas foram bem sucedidos em parir dragões usando magia - a linhagem desses dragões tinham assim ligação com aquela casa. Um valiriano de uma casa não podia domar um dragão de outra casa. Com o tempo só restaram descendentes de Targaryen e dragões Targaryen, então esse fato foi esquecido e substituído pelo fato mais simples de que Targaryen domam dragões.
Eu acho que a única coisa que não bate bem nessa sua teoria é de que os dragões teriam que pertencer a determinada linhagem/casa para atender a pessoa, porque seria muita coincidência que os ovos de dragão que a Danny recebeu de presente fossem ovos da família Targaryen mesmo...
Talvez tenha mais a ver com a magia feita na hora de chocar esses ovos, porque, na verdade, não temos muita informação sobre como os outros dragões dos Targaryen nasciam - mesmo aqueles que já nasceram em Westeros, deformados, pequenos e fracos - talvez esses Targaryen estivessem fazendo o ritual de magia de uma forma errada porque o conhecimento da maneira correta de fazer já estivesse meio esquecido...
Como a Mirri fez a magia para o Drogo com o cavalo e, de acordo com a sua teoria, ela sabia que deveria ser "sangue real" e que o do cavalo (e de outras pessoas que eventualmente tenham morrido) não seria suficiente para pagar o preço. Então, digamos que os Targaryen que estavam "chocando" ovos em Westeros, estivessem fazendo o ritual, exatamente como a Danny fez, mas em lugar de usar alguém com sangue Targaryen (porque não iriam se matar fazendo isso ou matar os parentes, já que eles praticamente só casavam entre si) eles estavam usando outras pessoas/animais e por esse motivo os dragões nasciam fracos/deformados.
Como a Danny fez a magia da forma correta, esses dragões nasceram fortes e se submeteram a ela por conta de ela ter feito a magia ou seja, acho que a lealdade dos dragões tem mais a ver com QUEM os "chocou" e não com a família da qual faz parte.
** Posts duplicados combinados **
aliás, @Bel eu acho que devia mudar o nome desse tópico para Teorias [COM SPOILERS] antes que alguém venha reclamar, pq a gente já discutiu um monte de teoria além do Azor Ahai e tem spoiler pra carvalho por aqui...
 
  • Curtir
Reactions: Bel
Eu acho que a única coisa que não bate bem nessa sua teoria é de que os dragões teriam que pertencer a determinada linhagem/casa para atender a pessoa, porque seria muita coincidência que os ovos de dragão que a Danny recebeu de presente fossem ovos da família Targaryen mesmo...
Talvez tenha mais a ver com a magia feita na hora de chocar esses ovos, porque, na verdade, não temos muita informação sobre como os outros dragões dos Targaryen nasciam - mesmo aqueles que já nasceram em Westeros, deformados, pequenos e fracos - talvez esses Targaryen estivessem fazendo o ritual de magia de uma forma errada porque o conhecimento da maneira correta de fazer já estivesse meio esquecido...
Pois é, não temos muita informação mesmo, eu pelo menos não conheço. O que eu supus é que os dragões de Westeros descendem em sua praticamente totalidade dos dragões que os Targaryen trouxeram a Pedra do Dragão. Não seria estranho se os dragões de Aegon e suas irmãs, como seus donos, procriassem entre si. Com o tempo a descendência desses dragões seria crescente, e então não me parece tão improvável que um ovo qualquer achado em Westeros seja de um dragão dos Targaryen, e que Illyrio tenha tido acesso a um desses ovos.

Como a Mirri fez a magia para o Drogo com o cavalo e, de acordo com a sua teoria, ela sabia que deveria ser "sangue real" e que o do cavalo (e de outras pessoas que eventualmente tenham morrido) não seria suficiente para pagar o preço. Então, digamos que os Targaryen que estavam "chocando" ovos em Westeros, estivessem fazendo o ritual, exatamente como a Danny fez, mas em lugar de usar alguém com sangue Targaryen (porque não iriam se matar fazendo isso ou matar os parentes, já que eles praticamente só casavam entre si) eles estavam usando outras pessoas/animais e por esse motivo os dragões nasciam fracos/deformados.
Não sei se concordo que somente 'sangue real' faz a magia funcionar, talvez diria apenas que esse sangue é mais potente de alguma forma. Mas mesmo assim isso que você levantou é uma boa hipótese, talvez sangue de plebeus seja insuficientemente, a não ser se o nº de mortos for grande demais (como os valirianos decerto tinham acesso, dado ao seu enorme contingente de escravos).
 
Última edição:
não é dito que os Starks tem parentesco com os Primeiros Homens?? Tanto que eles ainda seguem os Old Gods
E sendo eles que tiveram mais contato com os Filhos, realmente não seria improvável que houvesse tido relações entre eles e os Filhos e aí o sangue dos Filhos tivesse passado para os descendentes dos Primeiros Homens e através daí chegado até os Starks, pode ser que 1/100 de sangue dos Filhos, mas ainda assim se manifestar em alguns indivíduos...
Sendo assim, teríamos 2 tipos de magia, a "de sangue" e a "da natureza", sendo que, a meu ver, a de sangue, mesmo que com um bom intuito (derrotar os Walkers, por exemplo) é uma magia negra, pois cobra esse preço de sangue, cobra sacrifícios, enquanto que essa outra "da natureza" seria como um gene que o indivíduo carrega e lhe dá esses determinados poderes...
Sim, os Starks descendem dos primeiros homens, mas os primeiros homens não se relacionavam com os filhos, pelo contrário, lutavam contra eles e os matavam. O que eu quis colocar é que o povo cronogmano parece ser um híbrido entre as duas raças, e como eles provavelmente já casaram parentes com os Starks (como todas as casas importantes do norte devem ter feito) a magia dos Filhos pode ter passado para a família Stark.
** Posts duplicados combinados **
Eu acho que a única coisa que não bate bem nessa sua teoria é de que os dragões teriam que pertencer a determinada linhagem/casa para atender a pessoa, porque seria muita coincidência que os ovos de dragão que a Danny recebeu de presente fossem ovos da família Targaryen mesmo...
Mas provavelmente os ovos que ela herdou eram os ovos que o Egg (Aegon V) tentou chocar em Solarestival, e que acabou matando todos eles. Pode ser que o incêndio tenha sido criminoso, causado por um descendente Blackfyre para levar os ovos para Pentos para ficarem com os descendentes deles. Só que com o tempo se tornou um item apenas ornamental e aquele cara de Pentos (que dizem ser pai do novo Aegon, que supostamente é Blackfyre) tinha pela proximidade com a família. Ele deu para Danny pois achava que eles haviam perdido valor mágico e tinha apenas valor simbólico.
 
Sim, os Starks descendem dos primeiros homens, mas os primeiros homens não se relacionavam com os filhos, pelo contrário, lutavam contra eles e os matavam. O que eu quis colocar é que o povo cronogmano parece ser um híbrido entre as duas raças, e como eles provavelmente já casaram parentes com os Starks (como todas as casas importantes do norte devem ter feito) a magia dos Filhos pode ter passado para a família Stark.
Mas o fato de a maioria dos Primeiros Homens lutar contra os Filhos não faz com que alguns deles não possam ter se relacionado, vemos muitos casos em que o sangue de conquistadores se mistura aos dos conquistados, pode não ter sido através de casamento, mas pode ter sido mesmo através de estupro, como sabemos que é bem comum em Westeros, principalmente entre conquistadores/conquistados...
Acho que tem mais informações sobre essa conquista em O Mundo de Gelo e Fogo, vou dar uma olhada hoje a noite ou amanhã...
Se bem que, o fato é que não importa muito de que forma o sangue dos Filhos chegou aos Stark, mas é fato que ele chegou. Além de que, até o momento não temos notícia de ninguém que não seja do Norte e tenha tais poderes, então o mais provável que é que as famílias de Primeiros Homens que se estabeleceram no Norte é que tenham eventualmente se relacionado com os Filhos, enquanto o restante do povo deles era massacrado pelos Primeiros Homens que haviam ficado no sul.
É que no norte era mais frio e eles precisavam se aquecer :hanhan:
Mas provavelmente os ovos que ela herdou eram os ovos que o Egg (Aegon V) tentou chocar em Solarestival, e que acabou matando todos eles. Pode ser que o incêndio tenha sido criminoso, causado por um descendente Blackfyre para levar os ovos para Pentos para ficarem com os descendentes deles. Só que com o tempo se tornou um item apenas ornamental e aquele cara de Pentos (que dizem ser pai do novo Aegon, que supostamente é Blackfyre) tinha pela proximidade com a família. Ele deu para Danny pois achava que eles haviam perdido valor mágico e tinha apenas valor simbólico.
:think: pode até ser mesmo.
 
(penso que os berrantes foram feitos nos conflitos entre as Casas de Valíria, para dominar dragões de casas rivais)

Isso faz bastante sentido.

Dragões poderiam assim ser frutos desse trato com as sombras, mas que provavelmente demandassem muitos mais sacrifícios, sejam sacrifícios literais, ritualísticos, ou sacrifícios indiretos ou até mesmo segundo o 'destino', como o que ocorreu com os mortos nesse evento envolvendo Mirri e Daenerys (nesse sentido, aliás, falas de crentes dos Sete dizendo que dragões são criaturas demoníacas não estariam assim tão longe da verdade).

Isso me lembrou uma fala de Melisandre (que falando em sombras, pariu uma): "There are no shadows in the dark. Shadows are the servants of the light, the children of fire. The brightest flame casts the darkest shadows."

Porém de fato isso não significa que por exemplo R'hllor exista. Mas estender o ceticismo ao próprio Azor Ahai acho demais, pois a figura heróica que derrotou os Outros existe em várias tradições, inclusive entre os Targaryen e entre meistres, que tendem a ser menos religiosos ou místicos. Sendo que as profecias têm poder real no mundo de Westeros, não posso imaginar profecia mais confiável... Alguém poderia achar que Nissa Nissa ou Luminífera por outro lado são mitos, de fato é possível, mas eu acharia desanimador literariamente falando, especialmente no caso da espada, que tem importância na história.

Pois essa é a minha aposta - pelo menos até que novas evidências surjam. Mas entenda: Não estou dizendo que não existiu a Luminífera, Azor Ahai e Nissa Nissa. Só estou dizendo que Azor Ahai foi um herói que dominou pela primeira vez a magia de sangue através do sacrifício de Nissa Nissa para criar sua espada de aço valiriano que se tornou Luminífera. Só que nada disso implica a necessidade de termos um Azor Ahai renascido.
** Posts duplicados combinados **
Mas o fato de a maioria dos Primeiros Homens lutar contra os Filhos não faz com que alguns deles não possam ter se relacionado, vemos muitos casos em que o sangue de conquistadores se mistura aos dos conquistados, pode não ter sido através de casamento, mas pode ter sido mesmo através de estupro, como sabemos que é bem comum em Westeros, principalmente entre conquistadores/conquistados...

Com certeza isso faz muito sentido.
 
Pois essa é a minha aposta - pelo menos até que novas evidências surjam. Mas entenda: Não estou dizendo que não existiu a Luminífera, Azor Ahai e Nissa Nissa. Só estou dizendo que Azor Ahai foi um herói que dominou pela primeira vez a magia de sangue através do sacrifício de Nissa Nissa para criar sua espada de aço valiriano que se tornou Luminífera. Só que nada disso implica a necessidade de termos um Azor Ahai renascido.

Hum... Mas a figura de um herói em tempos vindouros também existe entre os Targaryen, na figura do Príncipe Prometido. E decerto é a mesma figura de Azor Ahai, Aemon Targaryen associa-os. Então sei lá, confio mais na sabedoria dos Targaryen, de Asshai e de Aemon (mais maestre do que Targaryen) do que na sua aposta. :dente:
 
Mas o fato de a maioria dos Primeiros Homens lutar contra os Filhos não faz com que alguns deles não possam ter se relacionado, vemos muitos casos em que o sangue de conquistadores se mistura aos dos conquistados, pode não ter sido através de casamento, mas pode ter sido mesmo através de estupro, como sabemos que é bem comum em Westeros, principalmente entre conquistadores/conquistados...
Acho que tem mais informações sobre essa conquista em O Mundo de Gelo e Fogo, vou dar uma olhada hoje a noite ou amanhã...
Se bem que, o fato é que não importa muito de que forma o sangue dos Filhos chegou aos Stark, mas é fato que ele chegou. Além de que, até o momento não temos notícia de ninguém que não seja do Norte e tenha tais poderes, então o mais provável que é que as famílias de Primeiros Homens que se estabeleceram no Norte é que tenham eventualmente se relacionado com os Filhos, enquanto o restante do povo deles era massacrado pelos Primeiros Homens que haviam ficado no sul.
Mas os Filhos não são exatamente humanos né, por isso acho que as relações sexuais eram bem menos regulares (mesmo via estupro) do que quando o Andalos invadiram, por exemplo.

Por isso acho que APENAS os cronogmanos tem sangue dos Filhos, mas posso estar errado evidentemente.
 
Hum... Mas a figura de um herói em tempos vindouros também existe entre os Targaryen, na figura do Príncipe Prometido. E decerto é a mesma figura de Azor Ahai, Aemon Targaryen associa-os. Então sei lá, confio mais na sabedoria dos Targaryen, de Asshai e de Aemon (mais maestre do que Targaryen) do que na sua aposta. :dente:

Fique a vontade, mas não sei mt bem pq um ÚNICO evento no passado é suficiente para gerar uma profecia messiânica.
 
Como assim? Não foi a mera existência de Azor Ahai que determinou seu retorno, evidentemente... Decerto foi alguma profecia, próxima ou não temporalmente do próprio Azor Ahai, cuja fonte original pode até ter se perdido, mas sobre a qual de qualquer forma Aemon, os Targaryen e o povo de Asshai consideram ter evidências confiáveis o bastante para considerá-la legítima, e não uma crendice.
 
Bem, não tem muito o que explicar. São profecias que podem ou não ser verdadeiras. Há interpretações que encaixam as palavras das profecias em eventos atuais, assim como há interpretações que tentam desmistificar as profecias. Só lendo pra saber.
 
Fique a vontade, mas não sei mt bem pq um ÚNICO evento no passado é suficiente para gerar uma profecia messiânica.
Como assim? Não foi a mera existência de Azor Ahai que determinou seu retorno, evidentemente... Decerto foi alguma profecia, próxima ou não temporalmente do próprio Azor Ahai, cuja fonte original pode até ter se perdido, mas sobre a qual de qualquer forma Aemon, os Targaryen e o povo de Asshai consideram ter evidências confiáveis o bastante para considerá-la legítima, e não uma crendice.
Eu acho que o que o @Grimnir quer dizer é que não necessariamente a profecia tem que se referir aquele Azor Ahai, ou seja, que aquele primeiro herói que fez o primeiro sacrifício tenha que voltar em um outro corpo e sim que ele seria justamente uma figura lendária, e que um outro herói, com as mesmas qualificações e que derrotasse os Outros deveria aparecer e que, obviamente, este seria comparado ao Azor Ahai e dito que era o mesmo renascido, quando na verdade se tratassem somente de duas pessoas que fizeram quase a mesma coisa.
** Posts duplicados combinados **
Mas os Filhos não são exatamente humanos né, por isso acho que as relações sexuais eram bem menos regulares (mesmo via estupro) do que quando o Andalos invadiram, por exemplo.

Por isso acho que APENAS os cronogmanos tem sangue dos Filhos, mas posso estar errado evidentemente.
Eu também posso, mas é legal teorizar :dente:
 
A lenda parece mais uma receita do que uma profecia a ser repetida. Se a Luminífera foi a primeira espada de aço valiriano, blz, mas isso não significa que uma nova espada deve ser forjada, necessitando de um novo sacrifício humano. Já se sabe que o aço valiriano fere os White Walkers. Tudo o que é necessário agora é que a informação seja realmente entendida e passada adiante. Definitivamente não acho que para vencer os White Walkers será necessário repetir todo o arco de Azor Ahai. Enfim...
 
A lenda parece mais uma receita do que uma profecia a ser repetida. Se a Luminífera foi a primeira espada de aço valiriano, blz, mas isso não significa que uma nova espada deve ser forjada, necessitando de um novo sacrifício humano. Já se sabe que o aço valiriano fere os White Walkers. Tudo o que é necessário agora é que a informação seja realmente entendida e passada adiante. Definitivamente não acho que para vencer os White Walkers será necessário repetir todo o arco de Azor Ahai. Enfim...
Sim, quando eu digo "as mesmas qualificações" não quer dizer necessariamente que ele tenha que fazer um sacrifício ou algo assim, mas sim que ele esteja disposto a lutar contra os Outros para acabar com a Longa Noite e que ele disponha das armas necessárias para essa luta...
POR IIIISSOOOOO


que eu continuo achando que o Jon Snow é o Azor Ahai :dente:


Pô, todo esse papo e essas teorias estão me dando vontade de ler os livros novamente, mas eu tenho tanto livro pra ler... :roll:
 
Sobre esse ritual de Mirri, um possível ritual análogo "embaixo dos panos" pode ter ocorrido na história de Maegor, o Cruel. Maegor lutou contra campeões da Fé, venceu, mas ficou em estado comatoso, à beira da morte. Só foi curado sob os cuidados de Tyanna, e é dito explicitamente que sob os cuidados só dela, o que desagradou outras pessoas próximas ao rei. O rei Maegor em pouco tempo acordou e imediatamente partiu para continuar sua luta contra a Fé. Durante a história Maegor não consegue ter filhos saudáveis, só filhos altamente deformados, isso com várias esposas. Depois, diz a história, ficou claro que Tyanna envenenava as esposas, motivo pelo qual foi morta.

A minha hipótese é que a história de Tyanna envenenar as esposas é uma meia verdade: era a responsabilidade dela sim, mas não por envenenamento, mas sim por causa do que ela teria feito para curar Maegor: talvez tenha sido um ritual bastante análogo de Mirri, que, pela vida de Maegor, condenou cada um dos filhos do rei, e talvez até sua insanidade crescente tenha sido um preço do ritual em si (se não me engano Calígula tem um boato parecido, de ter enlouquecido após quase morrer, conjectura-se que por danos cerebrais). Mesmo porque a própria Tyanna foi uma esposa do rei, ela própria teria se envenenado?

Uma falha na teoria é que Maegor falhou em ter filhos com sua primeira esposa, antes de entrar em estado comatoso. Mas também foi antes de conhecer Tyanna, de forma que a história oficial (envenenamento por parte de Tyanna) quanto a hipótese acima têm o mesmo furo, no sentido de apelar ao fato de que a primeira esposa de Maegor seja ela própria, e não Maegor, o motivo de não haver filhos.

Eu acho que o que o @Grimnir quer dizer é que não necessariamente a profecia tem que se referir aquele Azor Ahai, ou seja, que aquele primeiro herói que fez o primeiro sacrifício tenha que voltar em um outro corpo e sim que ele seria justamente uma figura lendária, e que um outro herói, com as mesmas qualificações e que derrotasse os Outros deveria aparecer e que, obviamente, este seria comparado ao Azor Ahai e dito que era o mesmo renascido, quando na verdade se tratassem somente de duas pessoas que fizeram quase a mesma coisa.
Mas isso acho que ninguém discorda mesmo, mesmo aqueles que acreditam na profecia dentro dos livros (Rhaegar, Aemon, Melissandre, etc).

Já se sabe que o aço valiriano fere os White Walkers.
Pr.-Poderoso-castiga-Aaaaa-mais-ou-menos.gif
 
Última edição:
Ok, Martin não escreveu. Então digamos que estou satisfeito com a teoria de que a lenda da Luminífera é apenas a receita para o aço valiriano.
 
Um outro ponto é que Rhaegar, que tinha inclinação às artes e a leitura, decidiu por causa de algo que leu virar um cavaleiro. Não lembro se é algo confirmado, mas decerto foi a existência da profecia e por ter sido levado a acreditar que ele próprio é Azor Ahai. Supondo que isso é verdade, se Rhaegar, nada místico, tomou uma decisão tão importante na vida por causa da profecia, para mim temos aqui uma evidência de que o entendimento dessa profecia é um entendimento bastante confiável e sério. De fato, mesmo os personagens mais céticos atentam ao caráter traiçoeiro, e não falso, das profecias.

"Sem dissentir", a fala do Aemon é bem emblemática:

No one ever looked for a girl..It was a prince that was promised, not a princess. Rhaegar I thought … the smoke was from the fire that devoured Summerhall on the day of his birth, the salt from the tears shed for those who died. He shared my belief when he was young, but later he became persuaded that it was his own son who fulfilled the prophecy, for a comet had been seen above King’s Landing on the night Aegon was conceived, and Rhaegar Targaryen was certain the bleeding star had to be a comet.

What fools we were, who thought ourselves so wise! The error crept in from the translation. Dragons are neither male nor female, Barth saw the truth of that, but now one and now the other, as changeable as flame. The language misled us all for a thousand years.

Daenerys is the one, born amidst salt and smoke. The dragons prove it.
"What fools we were, who thought ourselves so wise!". Se só por aquele erro Aemon considerou-se um tolo, queria ver o que ele falaria se alguém sugerisse a ele que os dragões, fumaça e sal são meramente aspectos mitológicos da lenda - seria como, em hipótese, chamá-lo de tolo para além de toda medida. Só me faz crer que o conhecimento da profecia por parte desses personagens é bastante sólido, muito longe de ser uma crendice.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo