Achei que a gente estava falando de anime. Mangá nunca li nenhum. O anime do ost Canvas é deliciosíssimo!!!
Pois é... Sou meio chato mesmo. Eu acho alguns capítulos do anime legais. Mas outros me irritam bastante... Sem contar que mudaram o diálogo do Alone com o Hypnos, que foi essencial para mostrar quem o Alone realmente é.
Enfim... Independente disso, é muito difícil um anime me satisfazer. Prefiro sempre o mangá mesmo.
Manigold e Albafica redimindo demaaaais os cavaleiros posteriores das suas respectivas casas e sendo ultra fodas, além de El Cid e Asmita mitarem nas suas respectivas plots e lutas.
Olha... Pra mim o Death Mask é o melhor vilão de Saint Seiya. Sério. Acho que o personagem teve uma presença absurda na casa de Câncer. Claro... O Saga é um dos dois cavaleiros de ouro mais poderosos (ao lado do Shaka), mas o acho o Death Mask mais sinistro. (Bem... E só uma observação, chamar o Death Mask de fraco é piada, né? O cara simplesmente pode arrancar a alma de qualquer inimigo do corpo. Finger of Death. E não há defesa. A não ser que você seja um Kyoto, ou um Deus).
Veja as imagens:
O Death Mask tem um conceito bem perturbado, mas marcante sobre a "Força". Quando ele age como um Santo, ele não se segura. Todas as cabeças que ficam estampadas em sua casa são de inocentes que foram assassinados por acaso ou acidentalmente... E este é, pra ele, o símbolo que ele tem que carregar por ser um Santo. Ele não se orgulha dessas mortes... Elas estão ali para lembrá-lo do que significa ter força, do que significa agir com "Justiça"; já que, para ele, a justiça é definida por aquele que é mais forte.
Já em relação ao Afrodite, acho que ele é um dos Santos de Ouro mais profundos, embora seja o que tenha sido menos demonstrado. Ao contrário da versão caricata do anime, que foi uma réplica do Misty (afetado e narcisista), o Afrodite do mangá não tem o menor traço de narcisismo. Ele também é um dos traidores de Athena, mas a motivação dele é por uma boa causa. O objetivo do Afrodite é trazer a paz para a Terra e para os Seres-Humanos.
Custe o que custar.
Veja o que a Taizen diz sobre o Afrodite:
"Sua idéia é a de que só um poder supremo absoluto pode colocar paz e ordem no mundo, mesmo que esse poder seja do mal. Por isso, mesmo tendo consciência de que o Grande Mestre servia ao mal, acabou obedecendo suas ordens e matando Daidaros, mestre de Shun. Sua atitude pode não ser a mais exemplar para um cavaleiro, mas o seu propósito de manter a paz na Terra é igual ao de qualquer outro cavaleiro"
Athena batalhou por diversas vezes para manter a paz na Terra. Desde a era mitológica, houve a primeira batalha contra Poseidon, houve a Gigantomachia, houve a sangrenta batalha contra Ares, e depois tiveram diversas batalhas contra Hades. Na minha opinião, o Afrodite chegou à conclusão de que o domínio de Athena sobre a Terra era mantido através de guerras, violência e sofrimento para a humanidade. E ele enxergou no Saga a capacidade de fazer diferente. Enfim, é um personagem extremamente complexo, e que fará o que for necessário para atingir a paz para os homens.
E, muito ao contrário do que o anime tenta demonstrar, ele não é sádico. Na verdade ele prefere derrotar os seus inimigos sem que eles sofram. Ele diz ao Shun: "Essas são as Rosas Diabólicas Reais (Vermelhas). Desista, e terá uma morte sem sofrimento, com a doce fragrância extraindo os seus sentidos suavemente. Mas se resistir, então terei que fazer de outra forma". E só então ele apresenta as Rosas Piranhas (Negras), que são verdadeiras balas de canhão, feitas para a destruição física mesma. Por último, a Rosa Sangrenta (Branca), uma das técnicas mais poderosas de todo o mangá... É impossível escapar da Rosa Sangrenta, pois ela fareja o coração do inimigo. E, caso ela atinja, a morte é inevitável. Ou seja... Apelação total.
Enfim... acho que me alonguei de mais.
Mas eu poderia fazer algo semelhante pra cada cavaleiro de ouro dos clássicos. Os personagens da série clássica eles são mais elementares. No Lost Canvas a Shiori detalha nas minúcias, mostrando maneirismos e flashbacks (todo personagem tem flashback). O Kurumada, por outro lado, lança uma idéia forte, mas básica, e você completa o resto da história, o resto do background do personagem. São formas diferentes de se contar a história, e eu gosto dos dois... Mas acho os personagens do Kurumada mais fodas. Até porque, no Lost Canvas a Shiori fez uma reinterpretação destes personagens, mas na visão dela, né?