Hobbit_de_Cueca... só tenho uma coisa a dizer:
Na verdade... ninguém no mundo está certo. O que os professores transmitem para os alunos (transmitir no sentido de ser um canal de notícias, de informação) são o que todo mundo concorda hoje em dia sobre o certo (história, ciências, etc), um concenso. E como tudo evolui, esse conhecimento pode mudar.
Mas independente de certas ou erradas o professor tem de transmitir as notícias.
E o aluno tem de saber o que já foi feito para não reinventar a roda.
Mas como o Hobbit disse... o quanto se paga para um professor?
Imagine que sem ao menos um professor que prestasse, nenhum de vocês teria condições de prestar um vestibular... nenhum de vocês teria condições de estudar medicina, direito ou qualquer outra carreira que dá dinheiro.
Um médico bom cobra mais ou menos 100 reais por consulta de 1 hora. (um bom professor particular cobra no máximo 30 reais por aula particular... um mediano cobra entre 15 e 20)
Um advogado... um engenheiro... Não devo ser pessimista demais ao pensar que quase todo mundo qualificado, ganha mais que um professor, sou?
E o professor foi o que possibilitou a essa gente toda de ser "doutor"...
Agora, vejamos... professor ruim todo mundo lembra...
E quanto aos bons professores? Hm?
Dificilmente vejo um aluno voltar para a faculdade, ou mesmo escola ou colégio e dar um abraço no professor, no cara que deve o sucesso que teve na vida...
E no dia dos professores? É um tal de dar presente por obrigação, para conseguir um favor do professor
Fico muito triste que mesmo em minha turma, sou uma das poucas que manda um mimo para meus ex-professores no dia dos professores.
Pois eu sei que se sou tudo o que sou hoje, é porque me apoiei em ombros de gigantes.
Uma vez, discutindo com o Mayoros, sobre os salários "absurdos" da UNICAMP, finalmente pus na cabeça dura dele que mesmo que um professor doutor ganhe 7 mil por mês é pouco.
Muito quando a gente compara com um professor que ganha 1280 reais por 40 horas (duplique esse valor caso o professor leve provas para corrigir e prepare a aula do dia seguinte)...
Mas é pouco, considerando-se que um engenheiro, um médico, um consultor, um empresário ganha 40 mil reais brincando...
É muito difícil entender porque temos professores mediocres?
Você, meu amigo de Valinor... não gosta de cinema? de quadrinhos? de arte? de viajar e conhecer praias belíssimas, ou ver animais exóticos?
Um professor teria condições de fazer isso? Mais condições que um juiz, um fiscal da fazenda, um engenheiro?...
Some-se a isso o fato de que ao terminar o expediente, ele não ganha "hora extra", normalmente... o preparo da aula não é feito na escola, mas em casa, quando devia estar dando atenção aos filhos, à família, a ter um pouco de lazer com quem eles ama...
Enquanto fazia um curso de inglês, eu fui a única em toda as turmas (e tinha umas dez turmas de 15 alunos) que falou sobre ser professor, sobre ninguém reconhecer nada sobre o professor, sobre cobrarem tanto e...
Minha professora de inglês só faltou chorar quando leu meu texto. E isso porque eu ainda não dava aulas como hoje.
Hoje, eu vejo o que me oferecem para continuar formando "doutores" que vão ganhar dez vezes mais que eu... gente que vai ter vida boa e sossegada, comprando os carros que querem, as roupas que querem, as jóias que querem, tirando férias e indo para lugares que querem... enquanto eu continuaria nesta vida de sacrifício sem nenhum reconhecimento...
Quanto falta para a Primula também desistir de formar gente de sucesso, e ir ela própria ganhar dinheiro e deixar gente incompetente ficar no lugar de ensinar que tanto me dá prazer?