• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Porque os Elfos deixam a terra-média no final da terceira era?

Re: Por que os elfos foram embora?

Não e não, sabemos que a terra média, foi praticamente dada aos mortais, pois os elfos deveriam viver enter os Valar, a propósito, a imortalidade dada aos elfos não foi uma dádiva??:think:
Então a irmortalidade dada aos Valar também não foi? Oras, meu bem, explique isso????


Penso que o que podemos chamar de dádiva aqui é a mortalidade dada aos homens, e não a imortalidade. Isso é dito explicitamente ao longo do Legendarium, como disse Snaga.

Poder ver o passar das Eras em Arda, como toda sua destruição e dor, não era algo 'atraente' para os elfos; eles tinham uma visão diferente dos homens sobre a imortalidade.

----------
Estou com pressa e sem os livros, portanto, fico devendo trechos em que deixa mais explicíto a visão da dualidade mortal/imortal.
 
Re: Por que os elfos foram embora?

Penso que o que podemos chamar de dádiva aqui é a mortalidade dada aos homens, e não a imortalidade. Isso é dito explicitamente ao longo do Legendarium, como disse Snaga.

Poder ver o passar das Eras em Arda, como toda sua destruição e dor, não era algo 'atraente' para os elfos; eles tinham uma visão diferente dos homens sobre a imortalidade.

----------
Estou com pressa e sem os livros, portanto, fico devendo trechos em que deixa mais explicíto a visão da dualidade mortal/imortal.


OK, ok ainda tenho e fico com a minha visão .. LOL:lol:
 
Re: Por que os elfos foram embora?

Pergunta para polemizar a discussão!

E porque eles não poderiam viver juntos? Afinal, eles não eram filhos de Eru?

Se o mundo existe como tal até hoje, se a raça humana está prevalecendo a tantas Eras e os elfos estão presos a este mundo, me refiro a Ambar; por qual motivo os elfos vivem com os Valar numa forma "invisível" num continente "invisível" como se fossem espectros sem liberdade de vivenciar e explorar todo o planeta Ambar?
 
Re: Por que os elfos foram embora?

Pergunta para polemizar a discussão!

E porque eles não poderiam viver juntos? Afinal, eles não eram filhos de Eru?

Se o mundo existe como tal até hoje, se a raça humana está prevalecendo a tantas Eras e os elfos estão presos a este mundo, me refiro a Ambar; por qual motivo os elfos vivem com os Valar numa forma "invisível" num continente "invisível" como se fossem espectros sem liberdade de vivenciar e explorar todo o planeta Ambar?
Porque os próprios elfos em comum acordo quiseram isso.

É feio responder "porque sim" mas é bem isso.
 
Re: Por que os elfos foram embora?

Porque os próprios elfos em comum acordo quiseram isso.

É feio responder "porque sim" mas é bem isso.


Eu sei. É verdade :mrgreen:

Mas se pensarmos no mundo como é "somos remanescentes das Eras anteriores" é muito estranho imaginar que "existam elfos" vivendo num mundo oculto, escondido pelos Valar e Eru. :think:
 
Re: Por que os elfos foram embora?

Ainda continuo contrário a algumas coisas ditas aqui. Mas cada um tem seu ponto de vista. Por hora, nao vou retrucar.


Só vou comentar uma coisa. Achei interessante essa sua visão cpm22 sobre o habitat natural dos elfos serem as florestas.
Para mim os elfos são tão diversificados quanto os Humanos. Já que existem elfos vivendo a beira mar, dentro de 'cavernas', em florestas, em cidades enormes e reluzentes. Sempre pensei que se existisse algum habitat natural para os elfos, esse seria o Cuiviénen , mas aí há pouco a se falar.

E quanto a destruição das florestas, durante a 4ª Era, é quase certo que haveria uma redução nessa destruição. Visto que o Rei Elessar reatou amizade com os povos da TM.


No mais, acho que entendi o que você quis dizer com espaço, embora eu ache que essa palavra não caiba como um todo.
 
Re: Por que os elfos foram embora?

Não e não, sabemos que a terra média, foi praticamente dada aos mortais, pois os elfos deveriam viver enter os Valar
Os elfos não deveriam viver entre os Valar. Chegou-se a esse consenso porque Morgoth habitava a Terra-média no período do despertar dos elfos.

A intenção de Eru era que seus filhos vivessem juntos e em harmonia. E isso aconteceu durante todo o decorrer da Primeira Era.


a propósito, a imortalidade dada aos elfos não foi uma dádiva??
Então a irmortalidade dada aos Valar também não foi? Oras, meu bem, explique isso????
Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Os Ainur são parte do pensamento de Eru e não filhos dele.
E os Ainur são parte do mundo, os Poderes e a Essência de Arda.

Além do mais, existe o aviso de Eru ainda no Ainulindalle: aqueles descerem para o mundo, lá ficarão presos até o fim da eternidade.
Acha que se ficar preso no mundo fosse algo bom, Eru avisaria isso aos Ainur?

Ray, eu já disse e repito: um dos principais ideais de Tolkien era que a mortalidade era uma dádiva, e isso é dito literalmente nos livros.

Aliás, isso não é só um ideal tolkieniano. Oscar Wilde diz o mesmo em "O Retrato de Dorian Gray". E Bram Stoker aborda o mesmo tema com a mesma conclusão em "Drácula". E, mais tarde, Anne Rice diz a mesma coisa em "Entrevista com o Vampiro".
 
Re: Por que os elfos foram embora?

Quem disse que Frodo o Bilbo ganharam a imortalidade? Eles só foram viver os últimos dias de vida em Valinor. Não se tornaram imortais.

Você está cometendo o mesmo erro dos reis de Númenor ao pensar dessa forma. Os moradores de Valinor são imortais porque sua natureza os faz assim e não porque moram naquele continente.

Frodo e Bilbo (e possivelmente Sam) foram pra lá como um último presente antes de morrerem. Frodo deve ter vivido ainda uns 50 anos, mas Bilbo muito provavelmente morreu logo que chegou lá.


Que sorte heim? 8-O Talvez lá ele possa ter melhorado. Foi realmente um bom presente.
 
Re: Por que os elfos foram embora?

Outro fator que pesou sobre a decisão dos elfos é: mesmo que seus corpos sejam destruídos, seus fëar não partem de Arda, somente permanecem um certo período em Mandos antes de retornarem ou em um hröa semelhante ao utilizado na T-m ou como um recém-nascido entre seus parentes; independente da escolha, todas as lembranças retornam ao elfo. Ou seja, ele começa a lembrar de tudo, coisas boas e tristes novamente, sem descanso para a mente.
 
Re: Por que os elfos foram embora?

Tudo é dádiva de Eru...Pode parecer uma pregação Evangélica mas não é, a questão toda, do cansaço é muito evidente nos elfos e nos posts acima, e sobre a mortalidade, esta é um dom que "um dia até os Poderes irão Invejar". Acho que os elfos se cansaram da Terra-Média sobretudo pelas condições que os levaram a ir pra lá, op fratricídio, as infindáveis guerras com Morgoth e porsteiormente com Sauron. A raça élfica como um todo é aparentada, lógico que nós também somos decendentes de um ancestral comun, ou de um grupo comun, mas isso é mais acentuado nos elfos, afinal eles não morrem e, de certa forma, velhas mágoas também não devem morrer para eles...Não acredito que os elfos se cansem de Arda num primeiro momento, mas sim da Terra-Média, quando os Poderes se cansarem também e todos forem cantar aos pés de Iluvatar ai saberemos que eles de fato se cansaram de Arda.
Muito bom tópico e excelentes respostas a eles.
E quanto a espaço (GEOGRÁFICO) esse realmente teria de sobra ^^
 
Re: Por que os elfos foram embora?

Acho que os elfos foram embora não apenas pelo cansaço do mundo, mas também pela raça humana ter se tornado mais numerosa que a élfica.

Explico: todos nós sabemos que os filhos de Eru e os ainur possuem a famosa subcriatividade e que, com ela, ambos podem influenciar o ambiente em que vivem. Dessa forma, valinor é uma terra imortal não porque lá a morte não exista, mas porque ela é uma terra consagrada pelos imortais (ainur e elfos), ou seja, pela visão de mundo e subcriatividade dos imortais.

Da mesma forma, a terra-média poderia ser dita como sendo uma terra mortal e com sua "consciência de mortalidade" cada vez maior ao longo das 1°,2°,3°, 4° e muitas outras eras porque é nessa terra que os mortais vivem e sua visão de mundo e subcriatividade passam a imperar conforme o número de mortais aumenta.

Creio que é por isso que é dito no Senhor dos Anéis que o mundo ficou "cinzento" para os primogênitos e que "começou o Domínio dos Homens" na 4° era. Ou seja, o mundo mudou (a partir da 3° para as outras eras) porque a visão de mundo e a subcriatividade da maioria da população habitante da terra-média mudou também, passando dos primogênitos para os sucessores.
 
Re: Por que os elfos foram embora?

O comportamento relacionado à natureza da raça não tem relação alguma com a felicidade ou infelicidade da imortalidade.

Até concordo em certas partes com o que você diz, mas a infelicidade e o cansaço demonstrado por Tolkien é algo particular e não social.

Independente das memórias que vão se esvaindo com o passar do tempo, viver, por si só, cansa!

E os elfos são tão belicosos e destrutivos quanto os humanos. Vide a quantidade de guerras que fizeram e inclusive entre eles próprios, como o Fratricídio ou as matanças realizadas entre os filhos de Feanor, destruindo reinos inteiros.



E lutar contra a destruição dos humanos não era o motivo de deixar a TM. Os humanos nada tinham com relação a partida dos elfos. Os reinos humanos ainda eram decadentes e os elfos ainda eram as grandes potências da TM na época em que começaram a partir para Valinor.

Puro cansaço trazido pela imortalidade.

Eu também tenho que concordar com algumas coisas que disse Snaga-kun, Tolkien deixou bem claro mesmo esse cansaço que você está dizendo. Mais eu acho que essa observação que você fez, foi do ponto de vista de um humano... Ta meio irônico isso que eu disse, mais deixa eu explicar...

Eu acho que os elfos foram criaturas feitas para viver eternamente, ou pelo menos até durar o mundo, o que seria para sempre, se não fosse os humanos, e ÓBVIO, Melkor! Tolkien fez questão de nos apresentar os elfos como criaturas que amam a natureza e o mundo ( como nosso colega disse, seja em Florestas, Cavernas, Praias, etc...) os elfos conseguiam encontrar felicidade em coisas simples, na natureza, na música, na poesia, nas jóias e minérios, na simples amizade e no amor. Não acho que os elfos se cansaram de sua imortalidade, pois se isso tivesse acontecido de fato, iriam buscar a morte, e não procurar uma terra imortal... Já os humanos, são criaturas gananciosas, eles não conseguem saciar sua sede por mais, sempre mais... Exemplo clássico é o fato de Isildur não ter destruido o Um quando teve a chance...

Se o Um estivesse nas mãos de Elrond, ele teria destruido-O sem pensar duas vezes, ele não era ganancioso, não desejava mais poder, o que ele queria era ver um mundo belo, sem maldade...

E me arrisco ainda, a expor minha opinião, de que as guerras entre o elfos, foi gerada por influência da guerra que estava ocorrendo entre os Valar e Melkor.


Concordo contigo, meu amigo Caio e admirador da raça élfica como eu :smile:
Penso da mesma forma, quando digo ESPAÇO, e nesse sentido.
Realmente a raça humana é uma praga, eles simplesmente destruíam tudo, principalmente o habbit natural dos elfos, as florestas. As guerras que ambos traçavam entre sí, por dinheiro, terra e poder. Isso levou os elfos à partirem, por falta de espaço naquela terra, que um dia foi maravilhosa. Porém a luz dos velhos tempos se apagou na 4 era, fazendo assim uma terra média, uma terra mortal, onde as riquezas da natureza já não eram mais admiradas, onde o poder do amor e o frescor da paz em ventos fortes pela grande relva já não tinha mais valor, para aqueles HUMANOS, os elfos por cansaço disso e por essa falta de respeito dos humanos para com a terra e a natureza que é vista como sagrada para eles, simplesmente optaram por viverem em uma terra pura, sem maldade uma terra imortal, onde sempre a paz o amor e afeto iriam reinar. :grinlove:

Hehehe, mais mesmo sendo um amante dos elfos, tento ver de um ponto de vista imparcial... Eu não disse tudo isso por gostar deles, mais por achar que essa é a realidade... E sei que você é assim também :hihihi:



Poxa, post fico grandinho, mais faze o que neh xD

Tenken:lily:
 
Última edição:
Re: Por que os elfos foram embora?

"Não acho que os elfos se cansaram de sua imortalidade, pois se isso tivesse acontecido de fato, iriam buscar a morte, e não procurar uma terra imortal... "

Caio...Não concordo muito com essa parte exatamente, uma vez que ao morrer os elfos vão para Mandos, e lá continuam existindo, logo a morte não os separava dos círculos do Mundo...
 
Re: Por que os elfos foram embora?

O destino dos elfos está ligado ao destino de Arda;
Arda (assim como a Terra) está em processo de definhamento, conseqüentemente os elfos definham junto com Arda, não que com o tempo eles percam a vontade de viver, mas como o seu destino é ligado ao seu "habitat", o "habitat" morrendo os elfos morrem também.
 
Re: Por que os elfos foram embora?

Imortalidade, é uma perdição?? desde de quando? sendo que Eru, presenteou os elfos com ela!!

Ser imortal é uma dádiva.


Foi mal a demora do post, mas eu não disse que imortalidade é uma perdição.
Eu disse que tanto pode ser considerado uma dádiva quanto uma maldição, é tanto bom quanto mal.
 
Re: Por que os elfos foram embora?

Não acho que os elfos se cansaram de sua imortalidade, pois se isso tivesse acontecido de fato, iriam buscar a morte, e não procurar uma terra imortal...
:ahn?:
Mas para os elfos não existia morte. Eles eram imortais!!!
Mesmo morrendo, os elfos continuavam presos à Arda, e seus fëar iam para Mandos para, mais tarde, reencarnar ou renascer e continuar o ciclo até o fim dos Tempos.

Já os humanos, são criaturas gananciosas, eles não conseguem saciar sua sede por mais, sempre mais... Exemplo clássico é o fato de Isildur não ter destruido o Um quando teve a chance...

Se o Um estivesse nas mãos de Elrond, ele teria destruido-O sem pensar duas vezes, ele não era ganancioso, não desejava mais poder, o que ele queria era ver um mundo belo, sem maldade...
De onde foi que você tirou isso?
O Um Anel estava acima de qualquer um ali na história. Até mesmo Gandalf o temia. Até mesmo Saruman cobiçava o Anel.
Se Elrond tivesse pego o Anel de Isildur, logo ele passaria a cobiçar a jóia e jamais o teria destruído! Pelo contrário, com o poder de Elrond, ele teria usado o Um Anel e só teria feito ainda mais desgraças!

E os elfos não eram gananciosos? Se não fossem, não teriam feito seus palácios gigantescos, não teriam cobiçado as Silmarilli e não teriam guerreado por elas! Aliás, se não fossem gananciosos, não guerreariam por terras e Turgon não cobiçaria uma terra só para si.


E me arrisco ainda, a expor minha opinião, de que as guerras entre o elfos, foi gerada por influência da guerra que estava ocorrendo entre os Valar e Melkor.
Agora você citou algo importante! Só não interpretou bem.
TUDO o que aconteceu na TM foi em consequencia do mal de Melkor. Melkor era a personficação do mal e da ganância. A personalidade de homens e elfos foi moldada a partir dos designios dele!

A única diferença era que os elfos tinham personalidade mais forte e não se subjugaram facilmente à Melkor. O que não quer dizer que homens também não o sejam, afinal os humanos das Três Casas Amigas nunca sucumbiram aos desígneos de Melkor (vide o exemplo de Húrin).



Gente, naõ façam confusão. Elfos não eram perfeitos! E tentem não ler a Obra ao pé da letra. Entendam as metáforas! Os elfos só estão ali para servirem de comparação com os humanos. É através dos elfos que somos capazes de ver nossos defeitos e qualidades.
O principal defeito: termos uma mente pouco desenvolvida com relação à entendimento de mundo.
E nossa principal qualidade: sermos mortais!
 
Re: Por que os elfos foram embora?

Ok! Mas é importante deixar bem claro que para os eldar a imortalidade nem é castigo nem maldição. É algo que está ligado ao ser deles, à própria raça. Enquanto existir mundo, eles existiram também pq a mesma vida corre nos dois.

No caso do homem... a vida do mundo não está vinculada a ele e, em principio, a morte não foi instituida como punição. Já que é a partir dela que o homem descansa. O sentimento de rebelião surgiu como resquicio do poder de Morgoth e depois cresceu sob o poder que Sauron exercia sobre os homens de Ponente. E esse sentimento não foi alimentado somente pela ganancia, mas também pelo amor que eles sentiam pela terra, amor que o próprio Eru lhes deu.

Com o passar do tempo, os anos se tornam fardos pesados sobre os imortais. E dentro dos elfos ardia um fogo consumidor que influenciava diretamente na forma deles de ver o mundo. Por isso eles se foram. Lá nas terras imortais (que não eram imortais por se só, mas pq imortais moravam nela) talvez eles encontrassem alívio para todas as tristezas e alegrias vividas, mas principalmente, alívio para si mesmos.
 
Amigos,

Não sei se já existe um tópico sobre isso, mas eu procurei e não encontrei nada aqui no forum que explique essa questão.

Afinal de contas porque os elfos tem de deixar a terra-média no final da terceira era? Sei que em outras eras os elfos já haviam partido da terra-média mas existe um motivo específico para isso? Especialmente no final da terceira era vemos que os elfos estão sempre em direção aos portos cinzentos para partir da terra-média... existe um motivo claro para isso? Eu li algo que dizia que os elfos prefiriam partir do que se submeter a Sauron, não sei se é isso.

Alguma parte do livro fala sobre isso?

Agradeço a ajuda de todos, espero que possa ser a dúvidas de outras pessoas também.

Abraços
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo