• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

“OS ANÉIS DE PODER”: UMA ANÁLISE DOS DOIS PRIMEIROS EPISÓDIOS

Qual sua nota para o PRIMEIRO episódio da primeira temporada?


  • Total de votantes
    24
Forçação de plot power? Pode ser, mas, talvez, não muito mais do que o Bilbo achando o Anel do Poder apalpando no escuro logo não muito depois de Gollum perdê-lo tb.
Mais ou menos, né? Bilbo encontrando o Um Anel foi um golpe de sorte e não decorreu de nenhuma decisão bizarra dele, tipo, "vou explorar uma montanha cheia de orcs para quem sabe encontrar alguma coisa que mudará o destino da Terra-média". O que é bem diferente da decisão de Galadriel de salta no meio do oceano, sabendo da distância gigantesca entre a entrada de Valinor e a Terra-média.
 
É mas o ponto aqui é que não se trata de "sorte" e nem bem uma decisão aleatória. É o resultado da convergência de duas forças "místicas" funcionando ao mesmo tempo assim como no caso do Anel era a "vontade" do Anel de voltar pra Sauron interagindo com a Providência de Eru Ilúvatar "destinando" Bilbo a encontrar o Anel.
 
Contra essa cartada é quase que impossível questionar qualquer aspecto do roteiro. E veja bem, não estou tentando colocar em xeque o argumento da Providência. Acho que a questão fundamental é se ele entra no processo decisório dos personagens no sentido de que eles contam com a Providência ao tomar determinadas decisões.

Talvez a gente possa imaginar que no caso dos elfos faça parte sim, tendo em vista a conexão que eles tem com Valinor. Eu sinto é "a bit of a strech", mas pode ser.
 
Headcanon: Eu fiquei com a impressão de que eles interpretaram os eventos do Escondimento de Valinor como sendo o enredar de uma "cerca" em torno do Reino Abençoado similar à natureza da Cerca de Melian ( Melian's Girdle).

"Sombra e encantamento" urdidos de maneira que o Espaço-Tempo fica "emaranhado". E onde as tais ilhas encantadas tb ajudam a formar a "rede" de distorção em volta de Aman e Erëssea.

Então, se alguém "pula" do barco élfico enquanto eles estão atravessando, com aquele ritual todo interrompido*, a idéia é de que pessoas misticamente dotadas como a Galadriel podem manipular a "distorção" pra serem conduzidos onde mais lhes aprouver, percorrendo só uma fração da distância "real". E que, por isso, ela teria cedido ao impulso de querer voltar pra Terra-média a nado. :P

[...]

Pessoas "comuns" colhidas no meio dessa "zona" podem parar longe de onde queriam ir e, em parte, isso tb teria se dado com a Galadriel pq o "Destino" "quer" que ela e Halbrand se encontrem e vão parar em Númenor.

Ótimo, colocado sob esse prisma fica muito bom! Já não vai me incomodar mais tanto a "Micheal Phelps" dos primogênitos!
 
Contra essa cartada é quase que impossível questionar qualquer aspecto do roteiro. E veja bem, não estou tentando colocar em xeque o argumento da Providência. Acho que a questão fundamental é se ele entra no processo decisório dos personagens no sentido de que eles contam com a Providência ao tomar determinadas decisões.

Talvez a gente possa imaginar que no caso dos elfos faça parte sim, tendo em vista a conexão que eles tem com Valinor. Eu sinto é "a bit of a strech", mas pode ser.
Eu não quis dizer que ela "contou" com a Providência.

Quis dizer que o encontro não foi por acaso que é uma coisa e que a decisão da Galadriel não foi "aleatória" ou por causa da Providência que é um segundo ponto.

No meu entendimento ela "sabia" que poderia dar uma "huornada"* ou seja
manipular a distorção "warp" em torno do "portal" pra sair onde queria ir muito mais rápido do que por deslocamento "normal". A coisa só não saiu do jeito que ela queria pq a Providência e/ou outra coisa ( ou alguém ) intervieram.

Explicação completa da "huornada":

Eu interpretei desse modo


Lembrando o que Tolkien falou sobre a "Ocultação de Valinor"


Comparar com a descrição do Cinturão de Melian ( ou Cerca conforme a tradução)



Essas "sombras e disorientação" são parecidas com aquelas que aparecem toda vez que os Huorns se deslocam no Senhor dos Anéis, onde, inclusive, um estrondo, um barulhão acompanha esse movimento. E eles "somem" de uma hora pra outra pra reaparecer onde não estavam antes. Lembram do "bamf"* do Noturno dos X-Men quando se "teleporta"?

Citando o SdA pra mostrar a "huornada" no lugar de "jornada"



A rigor, então, ninguém "vê" os Huorns se movendo no SdA. Eles só "ouvem". A impressão que dá é que, à semelhança do que acontece com a escuridão que cerca Ungoliant e o nevoeiro vindo de Lothlórien que "apressou" a vinda de Eorl e dos Rohirrin no Contos Inacabados*, o que acontece ali é uma espécie de "dobra" do espaço-tempo.

* Que eu já tinha discutido antes aqui:


Assim, em volta da "singularidade" que separou as Terras Imortais do resto de Arda no Hiding of Valinor tem uma "zona de distorção" que pessoas com a perícia e conhecimento "mágicos" da Galadriel podem manipular pra encurtar as distâncias entre dois pontos no resto do Mundo. Ela aprendeu a mexer com esse tipo de "área" pq a Cerca de Melian (Melian's Girdle) em volta de Doriath ( o Reino escondido) funcionava do mesmo modo.

Ela acabou não indo pra onde queria ir pq algo (ou alguém?) "interferiu" na tessitura do "warp" dela fazendo com que "por acaso" ou "destino" ela fosse ir topar com Halbrand e sua jangada "barca da Medusa".
 
Última edição:
@Ilmarinen esse warp. ocultação e tudo mais o que se relacionar para chegar ao reino abençoado, não seria posterior à queda de Númenor? Os numenorianos só navegaram e pronto. Se for, a Galadriel querer voltar à nado volta a me parecer muito nonsense.
 
Bem, eu acho — e me parece que a série mostrou isso — que ela não embarcou naquele navio já de caso pensado com a ideia de pular fora e voltar a nado; mas antes teve um insight na hora H e tomou uma medida desesperada com os poucos segundos que teve.

Mas os problemas que se seguiram, daí são fruto de um roteiro meio capenga (o monstro do mar que surge, mata só NPC e parece que se satisfaz, deixando de perseguir os mocinhos, e a própria ideia de que seria possível sobreviver em alto-mar numa jangadinha vagabunda sem mantimentos rs)
 
@Ilmarinen esse warp. ocultação e tudo mais o que se relacionar para chegar ao reino abençoado, não seria posterior à queda de Númenor? Os numenorianos só navegaram e pronto. Se for, a Galadriel querer voltar à nado volta a me parecer muito nonsense.

Acho que a analogia com o cinturão de Melian sugere que o gap já existia, ele foi alargado exponencialmente com a Mudança do Mundo . A Hiding of Valinor foi logo no começo da Primeira Era
Durante a A Queda é de se presumir que Sauron muniu a armada de Pharazôn com algum meio mágico para atravessar esse "gap menor" antes da intervenção de Eru. Repare que o Tolkien não explicou a aparente exposição das Terras imortais ao perigo sendo que Earendil chegou lá graças ao silmaril.
 
Última edição:
Discordo. Pra mim está bem claro que a série está ambientada na segunda era.

Justamente a Era que Tolkien escreveu quase nada sobre, logo, a série vai encher linguiça nesse grande vazio.


Então, também não sei direito como ta funcionando esse lance dos direitos. Vi meio que por cima que liberaram alguns detalhes fora dos direitos adquiridos, mas acho que isso deve ser bem limitado, o que acaba se refletindo no prólogo resumidão.

Sobre o prólogo dos filmes, aquilo meio que da pra tirar do proprio material do SdA, sem precisar catar coisa dos outros escritos, então acho que foi mais fácil naquele caso.
Eu adorei! Claro que não é perfeita, mas eu gostei bastante e acho que tem muitos personagens que podem ser bem desenvolvidos.

Quanto ao estranho, eu torço para que não seja o Gandalf. Nas cenas em que ele invoca magia tem uns sussurros que me lembram do Sauron em O Senhor dos Anéis.

Uma coisa que me incomodou bastante foi colocarem os anões como núcleo cômico. Tudo bem que eles são mais descontraídos do que os elfos, mas acho que eles mereciam mais serieade. Esperar pra ver se vão melhorar isso, incluindo a ferocidade deles em batalhas.
 
Eu tenho que concordar que a Galadriel querendo nadar de Valinor até a Terra-Média foi foda...
 
Ela chegaria com certa facilidade, sem sombra de dúvidas. O problema é que o vestidinho não aguentaria. Assim, invocaram a providência de Eru e meteram a jangadinha na parada... :roll:
 
Ela chegaria com certa facilidade, sem sombra de dúvidas. O problema é que o vestidinho não aguentaria. Assim, invocaram a providência de Eru e meteram a jangadinha na parada... :roll:
Ou a Procaessência of someone else. Lembremos QUEM muita gente acha que Halbrand realmente é...


lord of the rings GIF
 
Última edição:
Ela chegaria com certa facilidade, sem sombra de dúvidas. O problema é que o vestidinho não aguentaria. Assim, invocaram a providência de Eru e meteram a jangadinha na parada... :roll:
Acho que com facilidade não. Embora elfos sejam bem resistentes temos que lembrar que eles também cansam, fora a hipotermia também, lembrei os elfos que pereceram em Helcaraxë.
 
Copiando meu post do face:

Sobre Rings of Power
Estava com bastante receio de assistir, por ser algo que terá quase cinquenta horas de tela, sendo que não tem nem cem páginas escritas a respeito da Segunda Era nos livros. Mas com certa expectativa pelas boas séries da Amazon e o caminhão de dinheiro no projeto, fora os trailers espetaculares.
E me surpreendi positivamente, é tudo muito bem feito, e com "cheiro" de Terra Média, com todos os cenários bebendo da fonte dos filmes e dos ilustradores mais conhecidos de Tolkien, está tudo ali.
Dos dois episódios o que mais me agradou o núcleo Anão, onde vemos uma Moria sendo construída, e seu povo já desconfiado, obstinado e ao mesmo tempo afetivo, com fogo de Aulë em seus corações, como tem que ser. Elrond e Durin funcionaram muito bem juntos.
Pés-Peludos que eram meu maior receio estão excelentes, com muito cara de "ancestrais de Hobbits" mesmo. E o Estranho que todo mundo já sabe quem é também não me incomodou, pelo contrário, é uma excelente solução do porquê no futuro ele amar aquele povo.
Humanos com potencial, bem bacana ver homens que não sejam do Oeste.
A sequência no mar foi problemática, a única parte que achei um pouco chata, mas o final explica tudo, e deixa claro que era importante pro enredo ela chegar naquela ilha...
Sobre as tais lacrações, só existem na cabeça de racistas mesmo. O fato de ter um anão ou elfo negro não muda absolutamente nada pra história, inclusive deixa tudo mais crível, já que elfos, anões e homens são espécies, e seria natural elas terem diversidade. Fora que tanto a esposa de Durin, quanto o elfo vigilante e o Pé-Peludo estão muito bem.
E para os puristas que reclamam de falta de fidelidade das Obras, lembrem-se que há 21 anos, outros nerdolas puristas reclamavam de Cate Blanchett e Viggo Mortensen como Galadriel e Aragorn, e ficaram inconformados por não ter Glorfindel ou por Haldir aparecer no Abismo. Sabe a semelhança deles com vocês? Chatice e amargor.
A série não está igual aos livros simplesmente porque Tolkien quase não escreveu nada sobre a Segunda Era além de registros de acontecimentos, não existem diálogos, núcleos familiares nem nada para servir de base, e mesmo assim Amazon e a Tolkien Foundation souberam manter a essência da Terra Média em tudo.
Nota 9 até agora. Com muito potencial.
 
Eu gostaria de ler sobre essa providência divina de forma mais embasada na obra do autor, para além da incontestável identificação de Eru com o deus cristão, porque mais que essa providência, tal como a Igreja ensina sobre ela para o mundo real, no universo de Tolkien agem, a meu ver, os poderes, poderes do bem e poderes do mal, personificados pelos Ainur que desceram para Arda e materializados nas suas obras.
Esse poder é geralmente confundido com magia e pode ser efetivamente magia, mas expressões como "quando o mundo era jovem" dão a entender que foram as vicissitudes da Terra Média que fizeram esse poder ou magia diminuir até dar lugar ao nosso mundo real, onde, para o autor, que era católico, existe o poder divino, existe o milagre, mas não existe mais o poder enquanto magia.
Pessoalmente, acho que toda a sequência da viagem a Valinor na série não tem nada de Tolkien. Mas que outra pessoa veja que sim só demonstra que a recepção é completamente individual e cada um/a a faz a partir de como leu a obra de referência, por exemplo.
 
Ou a Procaessência of someone else. Lembremos QUEM muita gente acha que Halbrand
realmente é..
.
lord of the rings GIF
Acho que se Halbrand for Sauron eles estarão pecando 😄
Sauron é orgulhoso, egocêntrico e egoísta. Não penso que ele se passaria por um sulista, sem importância nenhuma e em um jangada pronta pra naufragar. O mesmo vale para o estranho.
 
A Rainha da Branca de Neve da Disney tb era orgulhosa... necessidade mãe da invençâo.Não significa que será a única forma a ser adotada se for mesmo o Tal.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo