• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O tamanho da terra-media

Eu não acho que esses dois continentes tenham dado origem à América. Acho que a América tenha surgido de continentes novos, criados após a Queda.

Peraí, mas isso está no achismo? Achei que fosse alguma informação oficial.

Isso é oficial Eriadan... está dito no próprio livro que foram criadas novas terras no lugar de Valinor.

Foi mal se falei besteira. Jurava que era algo oficial, porque já li isso umas duas vezes há muito tempo. Talvez eu tenha feito confusão com as memórias que tenho.
Mas se não foi o que houve, o que teria acontecido então aos continente à leste da TM? Prefiro pensar que se afastaram e formaram o meu Brasil!!!! :mrgreen:

Mesmo que Tolkien não tenha dito (afinal, por mais que ele tenha descrito à exautão o seu universo, nem tudo o está), pelos mapas que existem fica claro que as terras formadas após a desfiguração do mundo a leste das que já existiam (ou oeste da Terra-Média, considerando que o mundo tornou-se esférico) são, sim, as Américas.


attachment.php



Tipo, não precisa o Tolkien ter escrito pra ver que a Terra-Média e Formenor são a Europa e a Rússia; Romen, Endor e Hither Lands são o restante da Ásia (incluindo Ásia Central, China, Mongólia, Oriente Médio...); Harad, a África; e Hyarmenor, a Antártida.
 

Anexos

  • map_014Arda_3rdAge.jpg
    map_014Arda_3rdAge.jpg
    58,1 KB · Visualizações: 209
Quantos continentes haviam em Ambar no final da Terceira Era?

A Terceira Era foi a última era onde ocorreu mudanças continentais no mundo?
 
Quantos continentes haviam em Ambar no final da Terceira Era?

A Terceira Era foi a última era onde ocorreu mudanças continentais no mundo?
Oficialmente, a última mudança do mundo ocorreu ao fim da Segunda Era, quando Eru afundou Númenor e arrancou Aman dos Círculos do Mundo.

Durante a Terceira Era, nenhuma mudança geográfica relevante aconteceu.

Mas claro que, após a Quarta Era, alguma grande mudança deve ter acontecido para que o Mundo ganhasse a configuração que possui hoje. Alguém falou Dilúvio Bíblico? Oi?
 
Se formos usar o parametro biblico ( coisa que eu não gosto de usar pra obra do tolkien) na epoca do diluvio o mundo tolkieano já teria desaparecido a meu ver. Eu apostaria numa guerra nunca antes vista entre humanos x elfos e anões. Pra mim o crescimento do humanos teria irritado muito elfos avari e anões e tambem não só isso os humanos como é bem capaz teriam tentado dominar todas as outras raças de arda.
 
Se formos usar o parametro biblico ( coisa que eu não gosto de usar pra obra do tolkien) na epoca do diluvio o mundo tolkieano já teria desaparecido a meu ver. Eu apostaria numa guerra nunca antes vista entre humanos x elfos e anões. Pra mim o crescimento do humanos teria irritado muito elfos avari e anões e tambem não só isso os humanos como é bem capaz teriam tentado dominar todas as outras raças de arda.

Guerra com anões, até dá pra pensar... afinal eles sumiram, literalmente deixaram de existir.

Mas elfos, acho que não. Afinal, todos estavam abandonando a TM após a Terceira Era. Não tenho certeza, mas acho que Legolas foi o último a ir embora no começo da Quarta Era.
 
Se formos usar o parametro biblico ( coisa que eu não gosto de usar pra obra do tolkien)

Então, fazendo um parênteses, não existe problema em usar um parâmetro desde que se respeite o lugar, o tempo e o modo corretos na abordagem. É possível citar Ziraldo num trabalho de matemática e obter coerência além da nota 10. Do mesmo modo na abordagem bíblica, o universo de Tolkien busca elementos da eternidade tanto quanto a bíblia e ressoa com a experiência e vivência do público consumidor dos livros de Tolkien (que fez um trabalho profundo a respeito de personalidades em histórias eternas). Uma das razões para o livro fazer sucesso por tantas décadas é a durabilidade do produto (que tanto a bíblia quanto o universo dos livros Tolkien possuem em comum além de outras características que poderiam ser comparadas sem prejuízo para análise). O que é ruim não é feito para durar nem busca a perenidade simbólica. Não vamos dizer que simplesmente não gostamos de usar a fonte, digamos que as vezes não é possível, porque de fato é isso que ocorre.
 
Última edição:
Então, fazendo um parênteses, não existe problema em usar um parâmetro desde que se respeite o lugar, o tempo e o modo corretos na abordagem. É possível citar Ziraldo num trabalho de matemática e obter coerência além da nota 10. Do mesmo modo na abordagem bíblica, o universo de Tolkien busca elementos da eternidade tanto quanto a bíblia e ressoa com a experiência e vivência do público consumidor dos livros de Tolkien (que fez um trabalho profundo a respeito de personalidades em histórias eternas). Uma das razões para o livro fazer sucesso por tantas décadas é a durabilidade do produto (que tanto a bíblia quanto o universo dos livros Tolkien possuem em comum além de outras características que poderiam ser comparadas sem prejuízo para análise). O que é ruim não é feito para durar nem busca a perenidade simbólica. Não vamos dizer que simplesmente não gostamos de usar a fonte, digamos que as vezes não é possível, porque de fato é isso que ocorre.
Cara eu não tenho nada contra a biblia muito pelo contrario, e sei que no caso das obras tolkien algumas vezes é necessario. Só não gosto de misturar um ao outro, por eu analisador achar que cai numa serie de problemas. Bom pelo menos pra mim como analisador esse é um limite a qual eu não posso ultrapassar ou melhor dizendo não consigo ultrapassar, desculpe-me.
Obs: isso acontece porque eu partilho quase a mesma religião do autor, ou seja, sou cristão mesmo que não catolico. :)
 
De certa forma é necessário usar a referência bíblica para este tipo de reflexão (a continuação do mundo de Tolkien, que é o nosso próprio mundo), até porque Tolkien era um católico fervoroso e sempre fez questão de deixar isso claro, inclusive em suas obras.

Sobre os anões, pode ter acontecido o que parece ter acontecido com os hobbits (não sei mais onde li isso): eles terem se misturado com a humanidade. Sobre os elfos, concordo com a Aranel.

Sobre mudanças depois da Terceira Era... pode ter sido só ação do movimento das placas tectônicas mesmo. :lol:
 
Nem todos os elfos tinha partido pra Aman no final da terceira era e quarta era. O silmarilion dá entender isso quando fala sobre os elfos depois que os homens usurparam o sol. Eu não lembro qual a parte tá isso. Pelo jeito que ele fala dá a entender que isso seria muito tempo depois da quarta era afinal os humanos não eram tão numerosos assim no final da terceira era e inicio da quarta era.
No final do capitulo 12 Dos Homens, penultimo paragrafo. Tolkien fala isso:
Depois, quando, em decorrência do triunfo de Morgoth e satisfazendo seu maior desejo, elfos e homens vieram a se desentender, aqueles indivíduos da raça élfica que ainda viviam na Terramédia definharam e empalideceram, enquanto os homens usurparam a luz do Sol. Os quendi passaram então a perambular pelos locais solitários das grandes terras e ilhas, preferindo o luar e a luz das estrelas, os bosques e as cavernas, tomando-se como sombras e lembranças, à exceção daqueles que de quando em quando navegavam para o oeste e desapareciam da Terramédia.
Essa passagem deixa bem claro que os elfos continuaram depois da Quarta era, os que foram embora foram os noldor e sindarin. Os avari continuaram.
 
Última edição:
Eu li, mas elas não aparecem no mapa que tu postou, não é?

Lá eu tava explicando que, pelo mapa, mesmo que Tolkien não tenha dito, dá pra ver que as terras nomeadas como "The New Lands Formed After The Change" (As Novas Terras Formadas Após a Mudança) tem o mesmo formato das Américas atuais.
 
Lá eu tava explicando que, pelo mapa, mesmo que Tolkien não tenha dito, dá pra ver que as terras nomeadas como "The New Lands Formed After The Change" (As Novas Terras Formadas Após a Mudança) tem o mesmo formato das Américas atuais.

Aaah, entendi! É que eu estou tão acostumada com os mapas que vemos todos os dias que nem percebi... Achei que o pacífico fosse o atlântico.
 
Sim, mas temos que lembrar que aquele mapa é uma suposição. Não dá pra saber se as terras tinham mesmo esse formato. O autor do mapa parte da suposição que as terras formadas após a mudança eram as Américas e deu a essas terras o formato do nosso continente. O ator não partiu da forma das terras para fazer essa suposição.

Eu não lembro de mapas feitos por Tolkien que mostrem Arda completa após a Queda, para termos uma ideia melhor.
 
Sim, mas temos que lembrar que aquele mapa é uma suposição. Não dá pra saber se as terras tinham mesmo esse formato. O autor do mapa parte da suposição que as terras formadas após a mudança eram as Américas e deu a essas terras o formato do nosso continente. O ator não partiu da forma das terras para fazer essa suposição.

Eu não lembro de mapas feitos por Tolkien que mostrem Arda completa após a Queda, para termos uma ideia melhor.

Era isso que eu gostaria de saber. O mapa postado pelo Olórin é bem interessante, mas até que ponto é "canônico"? Você ou outro que conhece melhor a série HoME, há lá mapas de outras partes de Arda? Ou só os que a gente conhece pelo Silma, SdA e Contos?
 
Há sim, mapas de Arda. Tem um texto muito bom, encontrado no HMe IV, que versa sobre a forma do mundo. O texto se chama Ambarkanta, e pode ser encontrado traduzido aqui.

O texto é acompanhado por uma série de mapas de Arda, desenhados pelo próprio Tolkien, que eu postei nesse tópico. Os mapas da Karen Wynn Fonstad que mostram toda a Terra são baseados de perto nos mapas e diagramas do Ambarkanta.

É bom lembrar que esse é um texto muito antigo (mais ou menos da década de 30), por isso devemos ter atenção, pois certas informações dele não refletem a visão final de Tolkien.
 
Muito bom!

Infelizmente não esclarece de vez, mas os mapas que postou naquele tópico ajudam, principalmente o último, da Primeira Era, onde os continentes que existiam estão mais parecidos com os continentes atuais. Pode ser que os autores de mapas da Terceira Era deste tipo tiveram seu ponto de partida aí.
 
Ah, então, o que eu me referi no meu primeiro post, na página de trás, foram às Dark Lands. Foi sobre elas que li, há muito tempo, que, possivelmente, teriam se tornado as Américas.

Entrei agora nos links do Menel e vi o mapa. E esse continente foi desenhado pelo Tolkien, então faz algum sentido.
 
Isso só o noroeste, Eriadan, a parte onde a maior parte da história se desenrola. A Terra-média incluía o Harad e Rhûn também, não se esqueça.

Esse mapa do Atlas da Terra-media, da Fonstad, dá uma ideia do tamanho:
Ver anexo 41874

Todo o continente entre o Belegaer a os Inner Seas é a Terra-média.

Neste mapa, na escala, a medida que varia de 0 a 400 é um cm, uma polegada?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo