• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O nome ARDA

Não é só curioso isso não. Do mesmo modo que Atalantë(Numenor) parece com Atlantida e ambos são cidades enormes, cheia de riquesas engolidas pelo mar.

Foi proposital, a criação do mito por trás dos mitos.
 
Eu particularmente fico em extrema duvida pois para mim Tolkien se baseava em outras coisas para escrever mas nao tao diretamente e é essa a ideia q ele passa no prefácio do SDA.
 
Eu particularmente fico em extrema duvida pois para mim Tolkien se baseava em outras coisas para escrever mas nao tao diretamente e é essa a ideia q ele passa no prefácio do SDA.
Ele se baseo em muitas coisas, especialmente nas mitologias nordicas, e agora uns exemplos citados como pronomes usados, porem modificados pra não aparentar....
 
O que acontece, é que Tolkien, desde muito cedo, teve curiosidade e talento para estudar linguas.
Tanto foi que posteriormente ele acabou criando as suas próprias línguas.

E Tolkien foi muito influênciado por linguas como a alemã, celta, saxônica, etc.
Não entendo muito de linguística, mas posso apostar que Erde é terra em alemão, assim como em outras línguas do norte Europeu deve ser muito parecido com isso. São linguas que tem uma base em comum.
Tolkien, que era professor de anglo-saxão em Oxford, falava fluentemente uma pancada de línguas, e usou um pouco de tudo na cosntrução dos idiomas que ele criou, como o quenya e o sindarin.
Assim, qualquer semelhança entre palavras dessas línguas, e as que estão entre as criadas por Tolkien, não é mera coincidência não.
 
Bem eu nunca li essa carta, mas ok...
Mas eu acho que o nome da arda não tem nada a ve com a lingua alemã...
 
pra criar a lingua do sda (como acontece na criacao d qq lingua) ele foi influenciado por otras linguas

acredito q deve ter a ver ARda com Erde sim

e o bard falou uma coisa interessante, talvez ele tenha tentado (e realmente conseguiu!) reviver mitos antigos
 
Ele com certeza revivel mitos, outros ele criou, outros até trasformou. Ele não era pretencioso e nem orgulhoso a ponto de não querer mesclar elementos que o interessavam, ele adorava Mitos, culturas, linguas e história ele realmente divertia-se criando um universo que contrastava com o real, ele era um sonhador, talvez o maior de todos os sonhadores!!
 
Proview disse:
Algumas sem duvida, outras acho que não, como numnor e atlantida...
Em uma das cartas Tolkien fala que pensou em Atlântida quando criou Númenor.

Acho que ele fez isso mesmo, pois são grandes as semelhanças. Um grande reino de homens que no apogeu de seu poder e esplendor é engolido pelos mares...
Muitas coisas nas histórias de Tolkien tem influência de outras culturas e lendas. A cultura nórdica foi uma das que mais influenciou ele a escrever suas histórias, e vejam também a ligação entre sua história da criação de ËA com o cristianismo (Eru e Deus, criadores do mundo...).

Arda deve sim ter uma base em Erde do Alemão, pois o Reino de Arda é a Terra em que vivemos.

Mas nada disso deve tirar os méritos do Professor :mrgreen:
 
Mas a intenção dele não foi ser original. Pelo contrário, ele quis contar "A história real" que deu origem aos mitos. Por isso a semelhança. Ele finge q tudo aconteceu mesmo.

Q oq era chamada de Arda antes acabou sendo conhecido como Erde em algumas regiões.

Q a lenda de Atlantica é na verdade o pouco q sobrou da historia real de Numenor(Atalante) e por aí vai
 
Interessante esse ponto de vista eu sei que ele se coloca apenas como um tradutor de alguns escritos mas ainda nao tinha pensado por esse angulo.
Sem querer ser chato mas ja sendo creio que o nome da ilha é Atlântida nao Atlantica.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.494,79
Termina em:
Back
Topo