Sister Jack
Usuário
Da mesma forma que eu confio mais num médico do que no conselho do cobrador do ônibus, se eu tou doente.
Sua condição física pode ser objetivamente definida. Arte não.
A média da opinião de dezenas de profissionais da área me parece uma medida muito mais confiável do que a opinião pessoal de uns poucos.
Sim, só que será apenas um consenso, não uma prova de "qualidade intrínseca"*. São coisas diferentes.
E.g. eu acredito que Crash é tão ruim que é "indefensável". Porém o consenso crítico diz que ele é um 69. E isso é perfeitamente compreensível, já que os "defeitos" que você vê num filme são diferentes do defeito de um carro (que vai fazê-lo quebrar, não importa quem esteja dirigindo) ou sua condição médica (que vai ser a mesma, não importa quem esteja diagnosticando).
Goste, mas não venha dizer que o filme é estupendo simplesmente por vocês gostar.
Isso é exatamente o que críticos fazem (e a maioria concordaria). A principal diferença é que eles conseguem argumentar melhor do que a maioria das pessoas. É basicamente isso.
E é isso que acontece aqui na Valinor, ninguém julga ou avalia (de verdade) qualidade
Todos julgam a "qualidade" do filme, só que quase ninguém - incluindo a maioria dos críticos - finge que esse julgamento é algo definitivo.
Bem, tem o Armond White, mas ele é considerado um lunático.
*A não ser que você esteja usando a palavra "qualidade" de forma descritiva, e não avaliativa. Mas eu não acho que esteja.