Arcanjo[SK]
Spartan Supersoldier
O filme, que conta a história da Rede Globo de Televisão, foi proibido no Brasil desde sua estréia em 1993 graças a uma ato judicial movida por Roberto Marinho. Atualmente existem poucas cópias em circulaτπo no Brasil. Foi produzido pela tv inglesa Channel Four. O documentário conta com a participação de alguns artistas, políticos, e especialistas como Luiz Inácio Lula da Silva, Chico Buarque, Leonel Brizola, Washington Olivetto, Armando Falcão, Antônio Carlos Magalhães, Walter Clark, Armando Nogueira, Gabriel Priolli e Maria Rita Kehl. Foi lançado em 1993. O documentário jamais esteve no circuito de cinemas brasileiros e a exibição que ocorreria no Museu de Arte Moderna - MAM, do Rio de Janeiro, foi proibida pelo, na época, presidente da República, Itamar Franco.
O título original é Beyond Citizen Kane. Ele teve origem no personagem de Orson Welles, Cidadão Kane ou Charles Foster Kane , criado em 1941, como protótipo do magnata dono de um império de comunicação. O personagem Cidadão Kane foi criado por Welles para o filme sobre William Randolph Hearst, magnata da comunicaτπo nos EUA.
Simon Hartog, ao focar Roberto Marinho como magnata, faz um paralelo no seu documentario com o filme de Welles onde o focado é o magnata Hearst .
O documentário é dividido em 4 partes:
* Na primeira parte ele mostra a relaτπo entre a Rede Globo de Televisão e o regime da ditadura militar, no qual se vê fatos sociais que ocorram no país em decorrência do regime ditatorial.
* Na segunda parte apresenta o acordo firmado entre a Rede Globo e o Grupo Time-life (empresa norte americana de mídia).
* Na terceira parte evidencia-se o poder do proprietário da Rede Globo, Roberto Marinho. Por outro lado, mostra também, o "apoio" da Rede Globo α redemocratização do país, na figura do candidato α presidência da República Tancredo Neves.
* Na quarta parte, tida como a mais importante e reveladora do filme, mostra-se αs claras os envolvimentos ilegais e mecanismos manipulativos utilizados pelas Organizações Globo em suas obscuras parcerias para com o poder em Brasília (incluindo fraudes em eleições, assassinatos encomendados por seus maiores figurões e outros).
Vi o documentário esses dias e gostaria saber de opiniões de quem viu.
Catei o resumo na internet para facilitar. O filme originalmente só podia ser encontrado em VHS, atualmente na era da internet, pode ser encontrado facilmente por aí, não sei se legalmente ou não (por isso não coloco links devido a política já conhecida do fórum).
Por eu já ter estudado um pouco da história do Brasil na época, além de alguns relatos, o documentário me parece válido em muitos pontos. Manipulação de informações existe, mesmo que não seja um assunto falado abertamente. As pessoas tem interesses e os meios de comunicação também, seja a Globo ou não.