• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Modo Tengwar Português (MTP)

Deriel

Administrador
Lançamento MTP 3 - versão RC5

Saudações a todos,

Tenho estado trabalhando há muuuuuuuuuito tempo em uma versão melhorada do MTP (Modo Tengwar-Português, uma maneira de escrever em Português utilizando o alfabeto "élfico" Tengwar, criado por J. R. R. Tolkien), o chamado MTP3 por ser a terceira versão. E aqui eu apresento a todos o que podemos chamar de versão RC5 do MTP3.

O que quero dizer com versão RC5? RC é um termo utilizado na indústria de construção de software e significa "Release Candidate" ou algo como "Candidato a Lançamento", algo quase pronto, quase lá. Algo que tem todas as funcionalidades mas necessidade de testes e de pequenos ajustes e foi por isso que chamei de RC5 - o quinto texto do MTP3 e apto a ser lançado para o público.

Construir essa nova versão do MTP3 tem sido um processo hercúleo, saindo de 9 páginas meio mal formatadas no MTP2 para 56 páginas bem detalhadas com exercícios do MTP3 RC5. Ele não é a continuação natural do MTP2, ele é um novo sistema om alguns pontos comuns. Mesmo ainda não sendo a versão final fica um tremendo agradecimento à Ana "Lovejoy" Bittencourt pela paciência constante e permanente ajuda neste processo, em todos os sentidos, principalmente na base acadêmica. O MTP3 não estaria onde está sem você.

Esta nova versão do MTP3 foi criada tentando ao máximo corrigir os erros apontados na versão RC4 da mesma, lançada há quase 3 anos (!!!). Por favor coloquem quaisquer dúvidas, sugestões e correções neste tópico porque, afirmo, será a última RC do MTP. A próxima será a versão final e definitiva!

Por isso conto com todos para duas coisas:

1. Dúvidas, Correções, Sugestões podem e devem ser colocadas aqui e serão respondidas por mim ou por pessoas tão capacitadas quanto (como a Anica que acompanhou este projeto desde o começo)

2. Peço encarecidamente que este documento não seja distribuído por outras fontes que não esta aqui. Simplesmente por ser uma versão que ainda sofrerá mudanças. Não quero ninguém se tatuando com ela, por exemplo.
 

Anexos

  • MTP3_RC5.pdf
    2,1 MB · Visualizações: 7.677
Última edição:
Acho que é uma boa o pessoal divulgar por aí (twitter, facebook, orkut, etc.), até porque quanto mais gente ler o arquivo, mais chances de encontrar coisas para arrumar (e quanto mais arrumadinho, mais perto da versão final).
 
2. Peço encarecidamente que este documento não seja distribuído por outras fontes que não esta aqui. Simplesmente por ser uma versão que ainda sofrerá mudanças. Não quero ninguém se tatuando com ela, por exemplo.

Acho que é uma boa o pessoal divulgar por aí (twitter, facebook, orkut, etc.), até porque quanto mais gente ler o arquivo, mais chances de encontrar coisas para arrumar (e quanto mais arrumadinho, mais perto da versão final).

Quem eu devo escutar? :think:
 
1. Página 15, sobre o uso do esse nuquema acrescentar um D antes de "os" em "os mais tradicionais..."

"Com a finalidade de melhorar a apresentação das tengwar
apresentadas neste livro utilizamos , e K para representar esse
nuquerna e esse no lugar os mais tradicionais < e k , devido ao fato
de que estes últimos não permitem representar adequadamente,
em mídia impressa o tehta superior, quando existe. Veja a
diferença gráfica: ,E e <E

Nem me perguntem pq as letras não aparecem pra mim, aparecendo apenas o equivalente a sua transcrição no word....
 
Não Fábio, só aqui mesmo rs É que antes aparecia por eu ter as fontes instaladas, mas agora tudo q é tengwar meu FF boicota....

No Documento ta normal....

Conforme eu for lendo se eu achar algum erro aviso aqui ok?!
 
Gostei, tem alguns detalhes diferentes do jeito que havia aprendido e quando tiver mais tempo vou ler tudo.

Parabéns pelo trabalho Deriel, pelo que ví deve ter custado muito tempo e esforço para terminar então você merece todas as congratulações possíveis.
 
Excelente iniciativa.

Mesmo com e restrição justa de distribuir.

Temos que valorizar o trabalho e incentivar a compra/consumo de publicações.
 
Eu tenho a versão passada, de 3 anos atrás, e agora vou ler essa nova. Eu queria saber quando vai ser lançada a versão final? Vai ter mais alguma versão "mais ou menos" antes de lançarem a final ou essa 5 é a última? Pergunto porque não me lembro qual foi o tópico que falava de um livro ensinando a escrever tengwar em português...
 
Eu tenho a versão passada, de 3 anos atrás, e agora vou ler essa nova. Eu queria saber quando vai ser lançada a versão final? Vai ter mais alguma versão "mais ou menos" antes de lançarem a final ou essa 5 é a última?

Minha expectativa sincera é que essa seja a última versão e que a próxima já seja a final

Pergunto porque não me lembro qual foi o tópico que falava de um livro ensinando a escrever tengwar em português...

Sim, pretendo publicar o livro pela Arte & Letra ainda no primeiro semestre de 2011 :joy:
 
Minha expectativa sincera é que essa seja a última versão e que a próxima já seja a final



Sim, pretendo publicar o livro pela Arte & Letra ainda no primeiro semestre de 2011 :joy:

Assim que confirmar a publicação nos avise.

Certamente eu comprarei.
 
Deriel: PERFEITO! :clap: Eu não me atualizava desde uma edição bem antiga (acho que era a primeira), quando se utilizavam as mesmas tengwar para "d" e "dj" e "t" e "tch"; o [l] com som de /u/ era escrito com lambë; o [o] com som de /u/ com a tehta para /o/; o [e] com som de /i/ com a tehta para [e]; usava-se a nwalmë para nasais; e não havia nenhuma nota tratando dos regionalismos. Não sei a que tempo essas coisas já haviam sido contempladas nas versões anteriores, pois não as li, mas vejo que nessa de agora está tudo aí. Eu entupia o fórum de questionamentos - agora, não tem mais como fazer confusão, a transição fonética está tão boa quanto se pode estar, e com o máximo de fidelidade possível à existência original do Tengwar, para o Quenya. Pago pau mesmo, muito bom! Se tiver livro eu compro. =]
 
Última edição:
Deriel, eu só tenho uma dúvida (ou correção):

REGRA 8 - O /s/ pode ser escrito como um gancho descendente quando no final das palavras ou quando se seguir a uma consoante

Nos exemplos da página 27 você escreve "espécie" com um gancho após o "e". Não deveria ser um silmë?

ps. Esqueci de elogiar o ponto sobre a tonicidade, que vem MUITO a calhar também.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo