TorUgo
a.k.a. Tortoruguito...
Nómin disse:A sua influencia em Arda era tão grande que se sentia nas mais infimas coisas
Nómin, aqui respondeste a parte da tua pergunta! Eru transcende em muito a matéria de Arda e a influência de Melkor apenas se restringia a esta, não ao "Vazio" morada (imagino eu) de Eru. Eru era senhor supremo, Melkor fora fruto do seu pensamento, e a única forma de Melkor destruir Eru seria se Eru assim o tivesse pensado.
Nómin disse:Melkor tambem não criaria algo que o traisse e no entanto, Melkor fê-lo
Bem, concordo com o nosso colega Tuor. Melkor é simplesmente o representante da parte negativa de todas as coisas, é o Yang (ou Yng! ou lá como é! num faço a mínima! xD)! Eru terá provavelmente criado Melkor para haver um balanço entre o bem e o mal no mundo! Pois é na luta contra o mal que o verdadeiro bem sobressai!
Neste ponto, sem dúvida, Tolkien foi muito diferente da história Católica, tendo escrito que o próprio Deus supremo criou a sua Antítese, Melkor, enquanto que o Diabo cristão (agora nem sei se existe diabo! como já não existe inferno! xD) é um mistério pois não se sabe como terá sido criado!
(estes mistérios sem tentar pensar quem teria criado Eru e Deus!... xD)
espero ter sido claro nas minhas explicações da minha posição! xD
;D